Olá,
Peguei um sistema para continuá-lo, que os codificadores anteriores estavam fazendo swing “na raça”, sem uso de uma interface gráfica, alegando “razões arquiteturais” (não entendi quais ainda). Eu particularmente acho isso pouquíssimo produtivo. Gostaria de enteder os prós e contras dessa abordagem.
Grande abraço a todos.
cara… eu particularmente trabalho da seguinte maneira…
por exemplo… vou fazer um sistema onde tenho varias telas de cadastro… ok…
crio numa interfacee gráfica uma tela generica…
e para cada cadastro eu crio uma classe herdando a generica, substituindo alguns metodos…
so preciso mudar um JPanel praticamente…
ja tenho uma classe pronta para obter componentes… (campos com formatacao, JLabel ja alinhada, etc…)
tem um programinha chamado JFrameBuilder…
so uso ele pra simular um JPanel do tamanho do meu generico, e simulo a tela somente para obter as coordednadas… é só disso q preciso…
nao gosto muito de me prender a ides ded interface gráfica, e minha produção aumentou quando comecei a trabalhar assim…
quando preciso de uma nova tela… abro a ide grafica, ‘desenho’ a tela… e volto ao velho ‘eclipse’.
Respondendo ao tópico: Acho que vc deveria conversar com seu gerente e mostra-lo que existem ferramentas para auxilia-lo no desenvolvimento de interfaces. Elas são grátis e vão lhe trazer muita produtividade. Se isso não convece-lo agora continue insistindo. Quem dá murro em ponta de faca um dia tem que se furar…rss
[quote=saviobarr]Olá,
Peguei um sistema para continuá-lo, que os codificadores anteriores estavam fazendo swing “na raça”, sem uso de uma interface gráfica, alegando “razões arquiteturais” (não entendi quais ainda). Eu particularmente acho isso pouquíssimo produtivo. Gostaria de enteder os prós e contras dessa abordagem.
Grande abraço a todos.
Sávio Barros[/quote]
Ele disse que é pouquíssimo produtivo programar na raça, e ainda não entendeu as razões…
[quote=internetws][quote=saviobarr]Olá,
Grande abraço a todos.
Sávio Barros[/quote]
Ele disse que é pouquíssimo produtivo programar na raça, e ainda não entendeu as razões…[/quote]
Não entendi as “razões arquiteturais” alegadas para programar Swing na raça. Mas voltando: vocês concordam que é pouco produtivo codificar Swing no braço? Quais os prós e contras dessa abordagem?
[quote=lauronolasco]cara… eu particularmente trabalho da seguinte maneira…
por exemplo… vou fazer um sistema onde tenho varias telas de cadastro… ok…
crio numa interfacee gráfica uma tela generica…
e para cada cadastro eu crio uma classe herdando a generica, substituindo alguns metodos…
so preciso mudar um JPanel praticamente…
ja tenho uma classe pronta para obter componentes… (campos com formatacao, JLabel ja alinhada, etc…)
tem um programinha chamado JFrameBuilder…
so uso ele pra simular um JPanel do tamanho do meu generico, e simulo a tela somente para obter as coordednadas… é só disso q preciso…
nao gosto muito de me prender a ides ded interface gráfica, e minha produção aumentou quando comecei a trabalhar assim…
quando preciso de uma nova tela… abro a ide grafica, ‘desenho’ a tela… e volto ao velho ‘eclipse’.[/quote]
Olá, desculpa, não entendi sua resposta… poderia detalhar melhor?
Grato.
Rpz se vc eh acostumado com Delphi, use o NetBeans 6, ele vem com o Matisse q eh praticamente igual ao Delphi.
Em relação a minha opiniao sobre swing na mao. Acho interessante vc se familiarizar c alguns comandos, como jFrame e outros componentes trabalham na “mao” msm, o basico, pq se vc precisar modificar algo q a IDE n faca, vc vai saber. Dps de entendido a parte basica, parta p uma IDE msm. A unica coisa ruin do NetBeans (ate agora n consegui solucionar, mas possa ate ser q de p fazer) é q n consigo dividir o codigo da view, do codigo dos action (eventos). Mas n chega a ser um coisa grave, so eh 1 ponto negativo. No geral, eh bom, e aumenta sua produtividade. Eu uso e aconselho, se pintar coisa melhor, eu troco, mas ate agora fico com o NB msm.
[quote=hlds]Rpz se vc eh acostumado com Delphi, use o NetBeans 6, ele vem com o Matisse q eh praticamente igual ao Delphi.
Em relação a minha opiniao sobre swing na mao. Acho interessante vc se familiarizar c alguns comandos, como jFrame e outros componentes trabalham na “mao” msm, o basico, pq se vc precisar modificar algo q a IDE n faca, vc vai saber. Dps de entendido a parte basica, parta p uma IDE msm. A unica coisa ruin do NetBeans (ate agora n consegui solucionar, mas possa ate ser q de p fazer) é q n consigo dividir o codigo da view, do codigo dos action (eventos). Mas n chega a ser um coisa grave, so eh 1 ponto negativo. No geral, eh bom, e aumenta sua produtividade. Eu uso e aconselho, se pintar coisa melhor, eu troco, mas ate agora fico com o NB msm. [/quote]
Olá HLDS. Grato por sua resposta. Eu conheço o Swing, já trabalhei com ele. Minha dúvida (vide post) é saber a opinião dos colegas sobre produtividade em Swing. Tb conheço o NB 6 e gosto muito. A questão é que o cliente impõe que seja desenvolvido “na mão” alegando “razões arquiteturais”. Pelo que percebi você também acha pouco produtivo fazer “na mão”, certo? Assim, eu acho que gasta-se muito tempo codificando aspectos menos importantes para o negócio (janelas, botões e outros que poderiam ser delegados para a IDE), e esse tempo poderia ser usado em aspectos mais relevantes para o negócio (regras de negócio, modelagem de entidades etc.). Não que eu não ache importante interface e usabilidade. É importantíssimo, mas com isso a IDE visual para Swing ajuda. Já com as regras de negócio e entidades, aí sim vale a pena gastar tempo.
Grande abraço a todos
So lembrando que “produtividade” não é so tempo de desenvolvimento.
A maior parte do custo de um software é manutenção.
Manter codigo gerado as vezes é bem complicado.
Não estou dizendo que fazer tudo na mão seja melhor, nem pior, mas esse é um ponto que talvez o cliente esteja levando em consideração.
Aprenda a lidar e organizar o código gerado pelo Netbeans, toda programação deixei fora dos componentes, use apenas ele como um “diagramador” das telas, vc não terá problemas em manter seu código posteiormente.
Desaconselho o uso do Swing, como vem. Mas, se vc customizá-lo, criando seus proprios SeuTextField, SeuDialogs, blablabla que EXTENDEM de JTextField, JDialog e acrescentam comportamentos, ja nao precisara mexer em nada no que diz respeito a layout e eventos. Exemplo: teve um cara aqui na empresa que criou um Dialog com os botoes “cancelar” e “ok”, no canto inferior direito, basta trocar apenas o miolo.
Na parte de “bind” com dados do banco, procure por SwingBean. Bem produtivo.
O grande problema de Java ( que talvez nao seja problema ) é que sua API padrão te possibilita fazer QQER coisa, entretanto os componentes nao são tão especificios ( no caso de Delphi, DBGrid, DataSet e talz ) pra um proposito.
Entao o pessoal sente falta de fazer um Master-Detail basico em 10min ( como ja fiz no Delphi ).
Mas é so questão de saber usar, e adequar as suas necessidades.
O desenvolvedor inteligente perde um pouco de tempo ( ou ganha? ) customizando componentes e desenvolvendo soluções que facilitem seu trabalho posteriormente.
[quote=internetws][quote=saviobarr]Olá,
Grande abraço a todos.
Sávio Barros[/quote]
Ele disse que é pouquíssimo produtivo programar na raça, e ainda não entendeu as razões…[/quote]
Olá,
Sugiro que você leia com calma e atenção o que escrevi. Do jeito que você respondeu, deu impressão que você está sendo irônico e sarcástico, e sei que não essa sua intenção, certo? Sei que você é um profissional de nível e não quis ser irônico, certo? Por favor, leia o post inicial e se possível, dê sua valiosa opinião. Ela será de grande importância.
Sucesso sempre!
Sávio
[quote=saviobarr][quote=hlds]Rpz se vc eh acostumado com Delphi, use o NetBeans 6, ele vem com o Matisse q eh praticamente igual ao Delphi.
Em relação a minha opiniao sobre swing na mao. Acho interessante vc se familiarizar c alguns comandos, como jFrame e outros componentes trabalham na “mao” msm, o basico, pq se vc precisar modificar algo q a IDE n faca, vc vai saber. Dps de entendido a parte basica, parta p uma IDE msm. A unica coisa ruin do NetBeans (ate agora n consegui solucionar, mas possa ate ser q de p fazer) é q n consigo dividir o codigo da view, do codigo dos action (eventos). Mas n chega a ser um coisa grave, so eh 1 ponto negativo. No geral, eh bom, e aumenta sua produtividade. Eu uso e aconselho, se pintar coisa melhor, eu troco, mas ate agora fico com o NB msm. [/quote]
Olá HLDS. Grato por sua resposta. Eu conheço o Swing, já trabalhei com ele. Minha dúvida (vide post) é saber a opinião dos colegas sobre produtividade em Swing. Tb conheço o NB 6 e gosto muito. A questão é que o cliente impõe que seja desenvolvido “na mão” alegando “razões arquiteturais”. Pelo que percebi você também acha pouco produtivo fazer “na mão”, certo? Assim, eu acho que gasta-se muito tempo codificando aspectos menos importantes para o negócio (janelas, botões e outros que poderiam ser delegados para a IDE), e esse tempo poderia ser usado em aspectos mais relevantes para o negócio (regras de negócio, modelagem de entidades etc.). Não que eu não ache importante interface e usabilidade. É importantíssimo, mas com isso a IDE visual para Swing ajuda. Já com as regras de negócio e entidades, aí sim vale a pena gastar tempo.
Grande abraço a todos
Sávio Barros[/quote]
entao se fosse eu, eu diria a msm coisa p seu chefe.
“ok, faco na mao, mas isso demorara um pouco mais”, sabendo argumentar, ele vai entender