Desenvolvendo para Android com Java, qual IDE usar?

Boa Noite galera!

Recentemente finalizei uma aplicação desktop que ficou até “firmeza” para alguém ainda iniciante em Java. É uma aplicação para guardar dados de “Personagens” de um jogo que eu jogo já faz alguns anos. Você escolhe o Personagem no programa e ao acionar um JButton ele roda um Script que abre o jogo e loga sozinho no Personagem selecionado. Pode parecer um programa “sem futuro”, mas para pessoas que jogam ele e como eu possuem 30 ou + Personagens, cada um com usuário e senha diferentes, facilita d++ a vida.

Enfim, eu estava querendo “incrementar” ele. A ideia é fazer um app em Android que possa fazer o mesmo que o programa em Desktop. Armazenar dados e logar no computador o Personagem escolhido.

Mas como eu quero que ele faça essa comunicação entre Mobile e PC? A ideia é que seja via Wi-Fi ou Bluetooth e, que um atualize o outro ( ao se conectarem, Personagens adicionados no desktop sejam adicionados na conta no Android e vice-versa).

Qual a Linguagem escolhida? Java!
Porque Java? Bom, é a linguagem que eu estou estudando atualmente, que eu estou gostando e tendo mais facilidade em aprender. Conheço um pouco de VB e C#, no entanto, me adaptei melhor ao Java.

Qual IDE utilizar? Ai é que são elas!
Eu nunca desenvolvi nada para Mobile, independente se é Android, IOS, etc… todos meus “sisteminhas” foram desenvolvidos com o foco em Desktop e, em Java, sempre com NetBeans ou o nosso bom e velho Bloco de Notas. Hoje dei uma breve olhada na internet e identifiquei a possibilidade de trabalhar com duas opções: Android Studio ou JavaFX(esse eu ainda não peguei para olhar, mas me disseram que não muda tanto a linguagem e que provavelmente não terei muitos problemas “só alguns rsrsrs” )

Diante do disposto, vos pergunto:
1° JavaFX ou Android Studio? Ou há alguma outra opção que trabalhe com a linguagem Java e que seja melhor indicada?

2° Sabendo que pretendo comunica-los via Wi-fi ou Bluetooth, o que estudar? Tem algum curso, apostila, ou livro que seja atual que possam me indicar? Pode ser pago, mas se tiver gratuito agradeço também.

…Pensei em desenvolver em C#, o Blend é “lindo” rsrsrs, o XAML é de fácil entendimento e a linguagem se assemelha bastante ao Java, contudo, o MEU Java está mais maduro que o MEU C# … no momento é melhor trabalhar com Java mesmo.

É isso ai galera, conto com a ajuda de vocês e desde já, Obrigado!

Acho que a melhor solução ai será um webservice em…rs

Quanto ao android, vai de android studio com java, você já tem o conhecimento necessário e a IDE facilita bastante. Quanto a transferir arquivos via wi-fi/bluetooth não é difícil, tem vários tópicos na documentação da Google a respeito.

Primeiramente. Obrigado por responder!
Te falar, eu baixei o Android SDK, instalei e posteriormente o Android Studio ( uma versão de 400 e poucos MB no site oficial) e instalei conforme uma apostila que achei aqui no GUJ. No entanto, eu crio um novo projeto e na hora de gerar este projeto para abrir a IDE ele não abre nada, fica ali carregando sem parar ( 23:39hrs, fazem 23 min que esta carregando) … sei que meu note não é lá essas coisas, é um i5 de 2° geração com 4GB de memória, mas não era pra estar gerando o projeto mais rápido não? Estou achando extremamente lento! ‘-’

OBS.: Além dessa pagina de internet não há mais nada aberto além do Android Studio

Não sei dizer, nunca tive esse problema. =( Eu sempre instalo pela versão completa https://developer.android.com/studio/index.html?hl=pt-br

Pois é, eu não baixei a versão completa justamente por ter visto diversos comentários falando da lentidão do programa entre outras coisas, ai vi uma apostila muito boa aqui no forum ( até ja vou comprar a versão paga ) que falava também desse problema da versão completa e ensinava um outro modo para ficar mais “suave”. Bom, já desinstalei e estou baixando a versão completa mesmo, bora ver se agora vai :slight_smile:

O Eclipse é mais “suave” independente de jeitinhos.

Sinceramente não vejo razão para utilizar o eclipse para desenvolvimento Android atualmente.

1 curtida

É opção de cada um. Prefiro Eclipse por ser mais leve.

1 curtida

Olá Maurício, boa noite.
Meu nome é Jorge sou professor de Programação Para Diapositivos Móveis na Escola Senai de Informática.
Em primeiro lugar parabéns por ter escolhido o Java e por já ter desenvolvido algo para desktop isso já é incrível.
Quanto ao mobile, o recomendado é utilizar a IDEA Android Studio, que é baseado na IDEA InteliJ. Essa é a ide oficial recomendada pelo Google e utilizamos ela. Apesar de exigir muito do hardware em termos dos requisitos (no mínimo 8 GB de ram, processador acima do i5 de 4a ou 5a geração e 1 TB de HD) possuí um bom suporte para o desenvolvimento.

Link para baixar o Android Studio
https://developer.android.com/studio/index.html

Link para apostila gratuita da K19

https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://online.k19.com.br/libraries/handouts/k41&ved=0ahUKEwiNqPy1ycjTAhUCkpAKHY-kAPcQFggcMAA&usg=AFQjCNEzVhFui-Yw1XMQEP5QFv8vIjamhA&sig2=IhgD6DOapx3LVI4ueZrKuQ

Por fim se precisar de algo ficarei feliz em poder ajudar. Boa jornada padawan !!!

4 curtidas

Opa Jorgerabello, obrigado por sua resposta.
Eu realmente baixei o Android Studio novamente ( versão completa) e está rodando normal, é um pouco pesado + nada de + não. Dei uma olhada também nessa apostila da K19, parece muito boa. De toda forma, eu ainda estou apenas estudando o Android Studio e focado no projeto desktop, dando uma “limpada” no código que tava " de dar medo ‘-’ ", tentando melhorar . Vou continuar estudando, quando achar que dá pra encarar eu parto pro projeto em Android no momento está cedo pra me aventurar rsrsrsr. Mas é isso ai, obrigado pela força.

Meu amigo indico para você antes de tudo
Um pc 4 giga de ram
Placa de vídeo de 1 giga de ram ou processador com desses modernos que atua como placa
E se poder coloque um ssd
Meu tem ssd, placa de vídeo, i3 antigo. Cara a VM Android liga em 10 segundos e o melhor não trava. Investir 1000 reais mais valeu cada centavo

Sem falar que a ferramenta oficial do google o Android Studio, é uma merda, além de ser bem pesado, da um monte de problemas. Já programei tanto com o eclipse quanto com o Android studio, mesmo o eclipse estando “Ultrapassado” prefiro ela como IDE.

2 curtidas

Realmente o Android Studio esta deixando a desejar, nunca funciona 100%, sempre tem bugs, sem falar que é muito pesado, o gradle é só dor de cabeça. Assim fica difícil de mais hein Google…

1 curtida

Eclipse sempre foi mais leve.

Oi, professor, obrigada pelas dicas. Pode por favor respostar o link da apostila? Ele está quebrado :frowning:

Sou desenvolvedor Java e utilizo Android Studio, é o mais indicado.