Boa Noite galera!
Recentemente finalizei uma aplicação desktop que ficou até “firmeza” para alguém ainda iniciante em Java. É uma aplicação para guardar dados de “Personagens” de um jogo que eu jogo já faz alguns anos. Você escolhe o Personagem no programa e ao acionar um JButton ele roda um Script que abre o jogo e loga sozinho no Personagem selecionado. Pode parecer um programa “sem futuro”, mas para pessoas que jogam ele e como eu possuem 30 ou + Personagens, cada um com usuário e senha diferentes, facilita d++ a vida.
Enfim, eu estava querendo “incrementar” ele. A ideia é fazer um app em Android que possa fazer o mesmo que o programa em Desktop. Armazenar dados e logar no computador o Personagem escolhido.
Mas como eu quero que ele faça essa comunicação entre Mobile e PC? A ideia é que seja via Wi-Fi ou Bluetooth e, que um atualize o outro ( ao se conectarem, Personagens adicionados no desktop sejam adicionados na conta no Android e vice-versa).
Qual a Linguagem escolhida? Java!
Porque Java? Bom, é a linguagem que eu estou estudando atualmente, que eu estou gostando e tendo mais facilidade em aprender. Conheço um pouco de VB e C#, no entanto, me adaptei melhor ao Java.
Qual IDE utilizar? Ai é que são elas!
Eu nunca desenvolvi nada para Mobile, independente se é Android, IOS, etc… todos meus “sisteminhas” foram desenvolvidos com o foco em Desktop e, em Java, sempre com NetBeans ou o nosso bom e velho Bloco de Notas. Hoje dei uma breve olhada na internet e identifiquei a possibilidade de trabalhar com duas opções: Android Studio ou JavaFX(esse eu ainda não peguei para olhar, mas me disseram que não muda tanto a linguagem e que provavelmente não terei muitos problemas “só alguns rsrsrs” )
Diante do disposto, vos pergunto:
1° JavaFX ou Android Studio? Ou há alguma outra opção que trabalhe com a linguagem Java e que seja melhor indicada?
2° Sabendo que pretendo comunica-los via Wi-fi ou Bluetooth, o que estudar? Tem algum curso, apostila, ou livro que seja atual que possam me indicar? Pode ser pago, mas se tiver gratuito agradeço também.
…Pensei em desenvolver em C#, o Blend é “lindo” rsrsrs, o XAML é de fácil entendimento e a linguagem se assemelha bastante ao Java, contudo, o MEU Java está mais maduro que o MEU C# … no momento é melhor trabalhar com Java mesmo.
É isso ai galera, conto com a ajuda de vocês e desde já, Obrigado!