Desenv. Projeto Web

Pessoal,

Sou novo nesse mundo de aplicações web, andei estudando Servlet’s e JSP (Use a cabeça, Servlets e JSP) e estou implementando um sisteminha.
Só que tenho um duvida para começar a implementar de vez o sistema. Estou querendo criar (um exemplo de cadastrar Cliente), uma JSP com um formulario e seja preenchido os dados do novo cliente, depois, o formulario é passado pra um servlet que faz todos os procedimento necessarios, e chama um classe bean(simples classe java), atribui todos os dados do cliente na classe, que tb tem função de conectar-se ao BD, só assim sendo armazenado lá.
Estou aplicando MVC.
Essa aplicação seria implementada corretamente? Se não, uma sugestão!

[]'s

fala emanuell…

cara, acredito que vc esta começando pelo caminho certo…pelo menos nao ta fazendo tudo via scriplet, hehehehehe…

com o q vc escreveu, uma unica observação…em relação a suas conexões com o banco, procure saber sobre o Design Patter Singleton para a sua “Fabrica de Conexões”, e tb procure o pattern DAO, para estabelecer uma camada de persistencia, fora dos seus Benas…

Da uma lida nos artigos e tutoriais aqui no PJ, pode te ajudar bastante…

flw

[quote=“pedrobusko”]fala emanuell…

cara, acredito que vc esta começando pelo caminho certo…pelo menos nao ta fazendo tudo via scriplet, hehehehehe…

com o q vc escreveu, uma unica observação…em relação a suas conexões com o banco, procure saber sobre o Design Patter Singleton para a sua “Fabrica de Conexões”, e tb procure o pattern DAO, para estabelecer uma camada de persistencia, fora dos seus Benas…

Da uma lida nos artigos e tutoriais aqui no PJ, pode te ajudar bastante…

flw[/quote]

Humm… DAO… entao, já que crio um classe DAO que fica interagindo com o BD, qual a finalidade de uma classe bean?

existem padrões bem parecidos para a função do Bean, tem o POJO, tem o TO q antes era chamado de VO…

para q eles servem? a forma mais facil de vc enxergar isso, é ter um TO, por exemplo, para cada entidade do seu banco, por exemplo a tabela Cliente, vai ter um ClienteTO, com todas as propriedades de cliente, aih quando vc tiver uma instancia de ClienteTO, terá um Objeto do tipo ClienteTO, com o nome, sobrenome, idade, bla bla bla…e sua classe ClienteDAO sera responsavel pelos métodos de persistencia desse Objeto, como salvar um novo cliente, atualizar um cliente, apagar um cliente, procurar um cliente especifico, listar determinados clientes, etc…entendeu?

eu não sou muito bom para dar explicações, hehehehe…mas acho q rolou…

espero ter ajudado…

flw

Entendi sim… valeu
[]'s

Um outra perguntinha…
Em um caso de cadastro, exclusao… (CRUD), de clientes, eu irei ter um servlet para cada funcionalidade dessa? Ex: CadastraClienteServlet, ExcluiClienteServlet e etc… isso eh uma boa pratica de programacao?

emanuell

vc ate pode trabalhar dessa forma…mas o comum de se trabalhar com Servlets, é passar uma String com a ação a ser tomada junto na URL, aih no ClienteServlet, por exemplo, vc resgata isso, e verifica se quer incluir, excluir ou listar, por exemplo…

conseguiu entender?

flw