Lucas,
Eu trabalho na IBM Rational e infelizmente não tenho autorização para publicar as referências sem autorização dos clientes.
Posso afirmar que dezenas de grandes empresas usam, em todos os segmentos, mas principalmente energia e petróleo, financeiro/bancário/seguros, governo e Jogos.
Este último é um ramo que eu gosto bastante de citar: ouço muito por aí que “RUP é pesado e burocrático” e “XIBRUTS é leve e ágil” (sinceramente foi a primeira vez que vi alguém advogando que o RUP é cascata e se existe uma indústria de desenvolvimento de software que precisa de processo eficiente é a de Games. Um dos processos de desenvolvimento mais bem sucedidos nessa indústria é o GUP - Game Unified Process, que usa como base o UP e mistura elementos do XP. Vale a leitura: http://www.gamedev.net/reference/articles/article1940.asp
E no Brasil foi criado uma variação desse processo, específicamente para jogos móveis (que tem como características equipes muito enxutas e prazos apertadíssimos). Vale MUITO a pena a leitura (alô Mochuara!): www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp000585.pdf
Se você ler o artigo do Kevin, vai perceber que o desafio de mudança cultural é sempre o mesmo: MINDSET. Eu sinto isso na pele todos os dias, principalmente em empresas médias e grandes.
É muito difícil mudar a maneira de pensar Waterfall para Iterativo. Costumo dizer a adoção de um novo processo ocorre em ondas: colocamos bastante energia para adotar novas práticas e no começo as equipes se empolgam, os resultados positivos aparecem. Depois de um tempo, a consultoria termina, as pessoas dos times vão sendo trocadas e a coisa recua, mas sempre para um patamar sempre superior ao do início da onda. Depois uma nova onda se inicia e o ciclo se repete.
Infelizmente, assim como tem o ScrumBut, existe o WUP: Waterfall Unified Process. Que acontece quando a empresa usa o vocabulário, os (malditos) templates de documentos, mas se mantém presa ao processo cascata.
Eu acredito que existam mais empresas grandes usando WUP do que RUP. Mas o movimento ágil renovou nosso gás, pudemos identificar problemas na abordagem inicial e continuar a perseguir nosso objetivo que é banir de vez essa praga chamada “abordagem em cascata”.
E nisso, eu acredito, estamos todos juntos. Sejam XisPêzeiros, SCRUMzeiros, Agilistas, RUPianos, LEANistas… Juntos chegaremos lá! :-))))
Um abraço!
Rodolpho
PS: sobre as referencias, se estiver interessado em algo mais específico, pode me contactar diretamente.