Pessoal,
Estou com dúvida na seguinte situação:
Abri empresa e começei a trabalhar como PJ.
Depois de enviar a nota fiscal, recebi em cheque valor menor que o da nota.
Questionei sobre os descontos e a moça do financeiro disse que tem que descontar
1% IR
4,5% lei.
Eu suponho que o 4,5 da lei é o ISS que é definido por município e que ambos os 2 impostos quem tem que pagar sou eu e não eles serem retidos na fonte.
Outra coisa, o município a qual a minha empresa está escrita, o imposto sobre serviço é de 2,5% .
Minha empresa é LTDA.
É certo o pessoal da empresa que eu presto serviço descontar os valores ?
[quote=kdoigor]Pessoal,
Estou com dúvida na seguinte situação:
Abri empresa e começei a trabalhar como PJ.
Depois de enviar a nota fiscal, recebi em cheque valor menor que o da nota.
Questionei sobre os descontos e a moça do financeiro disse que tem que descontar
1% IR
4,5% lei.
Eu suponho que o 4,5 da lei é o ISS que é definido por município e que ambos os 2 impostos quem tem que pagar sou eu e não eles serem retidos na fonte.
Outra coisa, o município a qual a minha empresa está escrita, o imposto sobre serviço é de 2,5% .
Minha empresa é LTDA.
É certo o pessoal da empresa que eu presto serviço descontar os valores ?[/quote]Sim. A empresa te desconta e depois ainda o teu contador irá te enviar notas a serem pagas. [=
aqui teve essa palhaçada, preceisei me cadastrar na prefeitura e assim o problema resolvido…pois ja pago o pgdas sobre o valor fora o que ia ser cobrado + o ISS
Alguns impostos são descontados na fonte, e outros devem ser pagos pelo prestador.
A “moça do financeiro” deveria ter discriminado as percentagens dos impostos que ela já está descontando na fonte, porque normalmente eles têm de ser descritos na nota fiscal de serviços.
Por exemplo, em São Paulo descontam da empresa que um colega, que é PJ, tem aqui no município de São Paulo, os seguintes percentuais;
IRRF - 1,50% (conforme o art. 647, RIR/99)
COFINS - 3,00% (conforme a lei 10833/03 art. 30)
PIS - 0,65%
CSLL - 1,00%
Você já viu que deu mais que os 4,5% que você está reclamando
Coisas que não são descontadas na fonte mas têm de ser pagas à parte: a contribuição previdenciária (cobrada em um DARF, não em um GPS), o próprio GPS, um imposto de renda trimestral etc, o ISS etc.
Dependendo do tipo de operação, há também a retenção de INSS (se bem que você pode estar isento dessa retenção, conforme IN SRP 03 de 14/07/2005 - Decreto 3048/99 e alterações).
O correto dos impostos retidos na fonte é que sejam discriminados na nota fiscal do prestador de serviço.
Então é o seu papel fazer isto. Se você não fez, sua nota está errada e o correto seria anular e emitir uma nova nota fiscal.
A nota fiscal é o comprovante do fato (prestação de serviço) e deve ser devidamente preenchida porque será ela o comprovante que houve a retenção do valor na fonte quando ela for lançada na contabilidade.
Se você não conhece a legislação, procure seu contador para que ele explique como você deve proceder quando emitir uma nota fiscal.
Tem também o INSS que deve ser retido e dependendo o município o ISSQN e este valor pode ser diferente de município para município.
Mas em alguns casos, dependendo do valor da nota, não é necessário lançar o IR. Valores abaixo de 666.67 não tinham a obrigatoriedade das retenções por que o valor do imposto ficava abaixo de 10 reais e as guias não eram impressas com valor inferior a 10 reais.
E caso preste serviços para o governo, também pode existir diferença nas porcentagens retidas sobre cada valor. Então, se não tiver certeza, procure sempre o contator para que ele lhe diga como proceder.
Voce deve ter explicado pros outros bebes na maternidade como se fatura uma nota né… acho que voce nasceu sabendo.
Se eu perguntei foi porque estava com dúvidas e a orientação que meu contador passou foi outra (alias estou procurando outro contador).
Agora se vc acha que se uma empresa te fa a proposta de trabalhar como PJ ou entrar como cltflex com R$ 1200,00 em carteira, R$ 8000,00 por fora, nenhum benefício e desconto de R$ 350,00 pela contabilidade deles, o que vc acha que eu fiz, negociei a R$ 65,00 hora e abri empresa. Tenho certeza de que qualquer um aqui iria tomar a mesma atitude.
Eu não sou contador e só pedi ajuda, agradeço a todos que ajudaram a exclarecer o que ja tinha pesquisado no google mas as informações encontradas não foram claras o suficiente.
E quanto ao comentário acima, eu dispenso.
kdoigor, você disse que sua empresa é lucro presumido, então não esqueça que você vai precisar de um contator para fazer as declarações de impostos que são obrigatórias e também para fechar a sua contabilidade no final do ano exercício.
Não sei se você já tem ou não um, mas não de mole caso não tenha, senão você vai acabar acumulando problemas principalmente com a receita federal.
[quote=romarcio]kdoigor, você disse que sua empresa é lucro presumido, então não esqueça que você vai precisar de um contator para fazer as declarações de impostos que são obrigatórias e também para fechar a sua contabilidade no final do ano exercício.
Não sei se você já tem ou não um, mas não de mole caso não tenha, senão você vai acabar acumulando problemas principalmente com a receita federal.[/quote]+1
E caso você esteja no RJ e não tenha contador, eu posso te indicar o meu.