Estou passando para divulgar um novo artigo Relacionado com Gerenciamento de Serviços de TI. Vou deixar um trecho logo abaixo.
Para quem interessar, fica registrado o convite.
[size=18]Principais Desafios da TI - I[/size]
Alinhar Serviços com as Necessidades Atuais e Futuras do Negócio
(…)"Existem muitas razões para a falta de alinhamento estratégico encontrado em diversas empresas. As causas não são apenas ineficiências do setor de TI. Entre elas, a falta definição dos requisitos de negócio, provocada pela dificuldade que clientes têm em saber o que realmente querem. A diretoria deseja que TI tenha eficácia e eficiência na entrega de produtos e serviços. Mas, a própria diretoria não faz um planejamento estratégico, portanto não tem segurança sob seus objetivos com TI. "(…)
Continua aqui: http://gsti.blogspot.com/
Gostei do Artigo! Não é comum falar de Gerenciamento de Serviços aqui no Forum, mas achei interessante!
Cara, como faz pra tirar a certificação ITIL?? Você tem algum material???
Acredito, que o problema se dê em parte por falta de planejamento, e falta de comunicação entre as partes. Estabelecer metas, um cronograma, e definir prazos são requisitos mínimos necessários ao setor de TI. A eficiência se deve a qualificação da equipe envolvida em cada projeto.
Um abraço.
Cristiano, fico feliz que tenha gostado!
[quote]Acredito, que o problema se dê em parte por falta de planejamento, e falta de comunicação entre as partes. Estabelecer metas, um cronograma, e definir prazos são requisitos mínimos necessários ao setor de TI. A eficiência se deve a qualificação da equipe envolvida em cada projeto.
Um abraço. [/quote]
Concordo Marcio,
o gap de comunicação entre TI e negócio é grande. E como mencionei no artigo, não é culpa só de TI.
Existe também dificuldade em obter comprometimento dos envolvidos: qual analista nunca ficou correndo atrás do cliente para obter uma assintura?
A falta de envolvimento de TI com o negócio prejudica muito, o cliente não tem obrigação de ter ideia tudo o que necessita. Ele precisa de alguem que o oriente, que o de opções e saiba entregar os produtos e serviços que realmente geram valor.
Prazos são importantes, mas na maoiria das vezes o tamanho do projeto e subestimado.
Você falou na eficiência da equipe: nesta equipe, precisamos de pessoas eficentes na calculo de ROI (return of investiment), no balenceamento de custos e riscos. Experiente em dimensionar. Não só a eficiênicia operacional.
[size=18]
Levanto a seguinte questão para quem desejar contribuir: quem daqui, trabalha em projetos de TI que são entregues dentro do prazo e orçamento planejados?[/size]
Alex, vou procurar seu e-mail para mandar o material de ITIL. Caso alguém mais deseje, basta deixar o e-mail
Alex, não achei seu e-mail.
Manda pra mim por favor! alex_moura@gmail.com
Mandei!
Se quiser procurar alguns treinamentos, la no blog tem alguns links:
http://gsti.blogspot.com/
Valeu!!
Bom…Fernando, aqui na minha empresa eu não sei muito de custos e de orçamento mas o sei que o cronograma é sempre ultrapassado e o requisito muda varias vezes.
Pois é, Alex. Acredito que a mudança de requisito seja uma consequência da falta de alinhamento estratégico.
Vejam também,
Artigo Introdutório:
“Nenhuma organização é capaz de evoluir atualmente, sem o apoio da TI, existe uma dependência grande da tecnologia como fator de sucesso, independente do porte ou da área de atuação da Organização. Com este aumento da importância, aumentou também a pressão sofrida por este setor. É claro! Já que a Empresa depende de tecnologia para ter lucro, vai passar a exigir mais da tecnologia.”(…)
Continua aqui:
http://gsti.blogspot.com/2008/05/principais-desafios-da-ti-introduo.html