Por isso eu disse não esperar nada dos outros, é você que tem que correr atrás mesmo. O mercado é competitivo mesmo. Não precisa bater de frente com as pessoas antes da hora, apenas tente ir com calma, pois essa fase passa, logo virão em você o seu valor e te respeitarão mais.
Ecoando os comentários anteriores, é importantíssimo procurar uma empresa em que você realmente se sinta à vontade no ambiente de trabalho. No mais, é preciso cultivar a proatividade e trabalhar com afinco e dedicação - o reconhecimento virá como conseqüência natural dessas atitudes. Sou da opinião de que o aprendizado e o reconhecimento são mais acessíveis em empresas pequenas, pelo menos quando se está no começo da carreira (nenhuma empresa pequena se dá ao luxo de deixar um funcionário ocioso).
Você disse que tentou Fisioterapia antes de investir em TI, é possível que algumas pessoas/empresas meio que vejam você como um peixe fora d’água por não ter começado cedo na área de Informática. A melhora maneira de quebrar uma visão preconceituosa como essa é mostrar a qualidade do seu trabalho.
Não desanime porque a área de TI é difícil mesmo: nos cursos vc não aprende bem, na faculdade falta prática e empresas vc esbarra em estrutura e cultura atrasados ,mas nem sempre é assim…
O melhor que posso dizer é o que muitos ja devem ter falado : estude muito, pratique , agregue conhecimento a sua bagagem.
No início é penoso e parece que vc não tem resultados(a curva de aprendizado é ingrata mesmo) mas só insistindo que começam a aparecer os resultados que vão te dar segurança e quando vc ver sua produção aumentará e não espere reconhecimento imediato. Se vc precisa muito do emprego, segura, tenha paciência, vai melhorando sua técnica,praticando e depois procura algo melhor.
Se no trabalho não te passam serviço procure por conta própria ! Se mesmo assim não conseguir tente criar projetos pra praticar em algo que vc conheça p. ex na área de fisioterapia, pense num sisteminha de gerenciamento de clínica e pratique ,erre, pergunte e assim vai…
Meu caso :
Eu era técnico de suporte fiz uns cursos e aprendi muito pouco mas foi fazendo um programa p/ controle de chamados na empresa que trabalhava (onde não passei de técnico ) que comecei a realmente aprender , paguei trampo freelance p/ fazer apanhei “feito condenado” mas consegui .
Mudei de cidade por motivos de força maior, consegui 1º emprego como programador e ainda assim trabalhava com VBA mas não desisti , no 2 emprego como programador Java tenho 2 anos sou certificado e continuo correndo atrás pois ainda não estou como quero .
Então não desanime!!
Adiciona o meu messenger, e sempre que precisaser de ajuda me fala e vou te ajudar, eu entendo um pouco de java e mais algumas cosinhas legais ( oracle, mysql, unix, linux, etc),…
Então, tenho percebido isso nos cursos de desenvolvimento, como disse estou fazendo globalcode entendo bem o que o intrutor explica, mas você acaba não sabendo por onde começar , ou seja correlacionar a teoria com a prática…
Um amigo meu que trabalha comigo falou alguma coisa parecida com o que você disse, em fazer uns freelances…e tal…
Então, trabalho nesta empresa multinacional, ralei pra conseguir entrar lá dentro, fiz prova on line, e 20 questões de multipla escolha, e não sei como consegui passar… trabalhava em uma outra empresa como trainee e depois nesta atual estou efetiva como programadora Jr.
Quero certificar também, mas agora não é hora, não posso querer tudo de uma vez só, preciso agora e estou numa fase de adquirir primeiro experiência, não qual estou tendo dificuldades, já conversei com gestores, da minha situação em ambiente de trabalho, e que não estou satisfeita.
[/i]
Porque nós sabemos muito bem que gestores não gostam de recursos subutilizados =]
Agradeço seu post, e sinto que vou aprender aqui no GUJ.
Tenho interesse em tirar todas certifcações de desenvolvimento, mas não agora. Pois bem, agora não é o momento de focar nelas. O que preciso é adquirir experiência e um pouco de segurança.
Como dizem nossos colegas experiência é tudo, é tão bom fazer aquilo que você sabe, mostrar que você sabe, se jogar…
Quando tiver uma boa base, e certeza que estiver preparada para uma certificação, sem dúvidas vou fazer a prova!!
não sei qual a sua cidade. eu moro em campinas e trabalho no CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento - www.cpqd.com.br)
lendo seu post vi que seu perfil se encaixa no ambiente de trabalho da empresa.
entra no site e cadastra seu curriculo, pois existem muitas facilidades pra pessoas com qualquer tipo de deficiência, sei que tem vaga aberta pra java e no seu caso é mais facil ainda.
Rachel, se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia =)
Mesmo assim, aí vai o meu: trace uma meta. Onde você quer estar daqui um ano? E daqui dois anos? E daqui três?
Eu tive uma meta assim três anos atrás. Entrei como trainee numa empresa, e a meta foi a de que, em três anos, eu seria arquiteto. Ralei muuuuito, estudava dia e noite (ainda faço isso ^^) e, adivinhe? No começo desse ano, me tornei arquiteto. Descobrí que não gostava*, voltei a ser desenvolvedor, tracei novas metas, e assim sigo a vida!
Mais uma dica: hoje mesmo, eu descobrí que existe um livro voltado para a psicologia envolvida na programação The Psychology of Computer Programming. Como eu não li ainda, não sei te dizer se é bom ou ruim, mas já seria um começo, não?
EDIT: Pragmatic Programmer também tem alguns trechos sobre trabalho em equipe, comunicação, etc. Mas é um guia mais geral. Vale muito a pena, de qualquer forma.
Não pela parte técnica, mas sim pela necessidade de lidar mais com pessoas (sou péssimo nisso). Prefiro me orientar mais por um conselho que um amigo me deu: seria melhor ficar um pouco mais velho e tentar de novo.
Bom, aqui em Campinas vejo muitas mulheres trabalhando de igual em muitas empresas.
Onde trabalho por exemplo a proporção de mulheres para homens é quase que igual.
Mas de qualquer maneira, continue no aprendizado!
Infelizmente muitas coisas aprendemos da pior maneira possível, muitas coisas aconteceram comigo e a lição que tirei dessas situações todas carregarei pelo resto da vida.
Certamente fizeram-me não apenas um melhor profissional, mas um ser-humano melhor.
Aliás, ninguém nasce em empresas, depois que sentir mais confiança você tem todo direito de trocar de empresa! Na área de TI é muito escasso quem fica mais de dois ou três anos em um mesmo lugar.
Como tenho pouco tempo de experiência, a galera no trabalho conversa comigo como se eu já soubesse da linguagem…
Da mesma forma: vou falar com você com uma linguagem em termos clínicos ou seja médicos, não vai entender…
E é o que acontece comigo na área de TI, por isso a grande dificuldade que estou passando, sei não é incomum o que estou passando para muitos…
Para quem trabalhou 4 anos com fisioterapia e mudar para a área de TI não foi uma tarefa fácil…
Não sei é melhor ou pior ficar 2 ou 3 anos em uma mesma empresa onde no qual fiquei 8 meses ociosa, mesmo falando com gestores e sabendo que eles não gostam de recursos subutilizados…
Rachel, aguenta mais uns meses ai. Complete pelo menos 1 ano nessa empresa e enquanto isso aprenda o máximo possível.
[quote=kdoigor]Rachel,
não sei qual a sua cidade. eu moro em campinas e trabalho no CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento - www.cpqd.com.br)
lendo seu post vi que seu perfil se encaixa no ambiente de trabalho da empresa.
entra no site e cadastra seu curriculo, pois existem muitas facilidades pra pessoas com qualquer tipo de deficiência, sei que tem vaga aberta pra java e no seu caso é mais facil ainda.
[/quote]
Epa, qual diretoria e gerência? rsrs
Acho que sei exatamente o que você está passando… Já passei por algo muito semelhantes… E a minha dica é “trace um objetivo e tenha-o como meta sempre” todo dia se pergunte, o que estou
fazendo está contando ponto para eu conquistar meu plano/projeto de vida? If sim continue aí, else faça uma avaliação da situação…
Adoro ajudar pessoas esforças parabéns por correr atrás dos seus sonhos… Se quiser me adiciona no MSN estou online praticamente todos os dias.