Desabafo: Não aguento mais a área de TI

Já estou cansado dessa vida de programador.

A gente nunca para de estudar. Todo dia inventam uma linguagem de programação nova, um framework novo e temos que aprender para continuar disputando o mercado.

Dentro das empresas é só estresse, correria para entregar coisas com prazos absurdos. Temos que resolver problemas complexos o tempo todo.

Vivemos apagando incêndios, virando madrugadas, emendando finais de semana.

Cheguei no meu limite. Às vezes tenho vontade de morrer, mas sofro calado para não levar problemas pra minha família.

Já estou fazendo outra graduação. Isso mesmo, entrei na faculdade novamente e espero poder abandonar a TI daqui a 3 anos.

Mesmo que eu comece ganhando menos será melhor do que viver infeliz.

Área de TI não tem qualidade de vida.

Acho que a única solução é passar num concurso público.

Independente da profissão, nao fique numa empresa que o ambiente seja assim. Com as mudanças drásticas no mundo, ficar longe de TI é mais perigoso.

Voce também pode passar em concurso público pra trabalhar na área de TI. Geralmente nao tem stress pois em maior parte terceiro que faz o trabalho pesado. No mercado privado em qualquer área terá seus contras, nao tem por onde fugir.

Lembre-se que o mais importante é o dinheiro, ser feliz na vida pessoal usufruindo disso, podendo morar em um lugar bacana perto da praia, comprar as coisas que desejar, etc. No trabalho evite aceitar tudo, principalmente o que for aumentar a complexidade/tempo sem grandes retornos pro momento.

Otimize seu tempo pra entrega de resultados, sem firulas técnicas. Quem vai te valorizar pra valer sao gerentes e diretores, nao arquitetos de tecnologia, sempre que puder ignore-os quando inventarem de usar algo novo que só vai aumentar a complexidade sem necessidade. Passe por cima quando necessário, indo direto no gerente.

E por fim, nem toda empresa é assim, evitar trabalhar em empresa de TI já diminui bastante essa possibilidade. Procure trabalhar na TI em empresa onde o objetivo final e renda nao seja depender de entrega de softwares/serviços de TI.

Como a maioria está ficando em casa, aproveite pra mudar pra uma empresa em que voce vá ficar de home office, vai ser mais tranquilo ainda. Claro, se entrar numa empresa bem organizada, com responsabilidades bem divididas sem ninguém virando a noite.

1 curtida

Já pensei nisso.

O ruim é que ultimamente os concursos estão escassos. E a tendência é privatizarem mais e diminuírem mais os concursos.

O último que fiz foi em 2016 e a concorrência estava absurda.

Sim, vai ficar cada vez mais escasso, mas polícia federal é um exemplo difícil de privatizarem. Mesmo não tendo nada no momento, já deverá estar preparado quando surgir.

TI tem muitas vagas, e a maioria delas são ruins realmente.
A vantagem disso é que depois de um tempo, você pode sempre procurar a próxima.

Mas você citou vários problemas, que baseado na minha experiência, não acontecem na mesma empresa ao mesmo tempo.

O lance de novas linguagens e frameworks dificilmente acontece quando se está empregado. Geralmente há um período pra aprender.

Incêndios e madrugadas acontece muito em consultoria. Geralmente pagam mais pra segurar pessoas nessas condições. Pra quem tá pensando em comprar um apartamento, geralmente é uma boa. Se tá de olho em qualidade de vida, evite.

Aí já recomendo procurar ajuda profissional. É bem mais sério do que desengano com a área.

Tem sim na verdade, só precisa saber onde procurar.
Vejo duas alternativas aqui: você pode ir para uma empresa onde TI não é área estratégia ou funcionarismo público. Se você acha ruim ter que aprender constantemente, acho que é a melhor alternativa para você.

Outra é você entrar numa empresa mais moderna onde TI e domínio se misturam mais: Airbnb, Netflix, Facebook, ou no Brasil, Nubank seria um exemplo. Nessas empresas você vai ser constantemente desafiado mas mantendo uma boa qualidade de vida. Se você não gosta de continuar aprendendo, não parece ser para você.

Mudar de área também é bem válido,se você descobriu que não curte TI em si. Não vai querer passar o resto da sua vida com um salário bom fazendo algo que odeia (quando pode ganhar um salário bom com algo que gosta).

1 curtida

Realmente você acertou em cheio: trabalho em consultoria e sou PJ. Recebo um valor bom.

Mas a qualidade de vida é lixo.

Acho que pra mim só concurso mesmo. O problema será conseguir passar.

Evite ao máximo empresa de TI.

Evitar empresa de TI, você diz essas fábricas de software, consultorias, startups?

Acha melhor empresas de outros ramos? Tipo uma empresa do ramo alimentício, farmacêutico, engenharia, etc?

Empresas onde TI não é atividade fim, a qualidade de vida costumar ser melhor.

Como @Lucas_Camara falou, empresas onde a atividade fim não for serviço de TI. Pode ser petrolífera, siderúrgica, agronegócio, seguradoras, etc, menos essas coisas loucas de empresas de serviço de TI.

Saudações a todos ,primeiramente;Sou novo no forum ;
Se me permite acrescentar,se achar válido:

Não apenas ,empresas de TI,mas procure saber como é o DEPARTAMENTO/Gerência,em que estará alocado;
Senão ,acabará se tornando ,mais um “menino do TI”,resolvendo de tudo um pouco(apesar de ser inerente à nossa área).

Concordo plenamente ,javaflex;

Nesta área ,é inerente,continuar estudando ,manter-se atualizado;

Agora ,por incrível,que pareça;Neste momento ,hoje ,por ainda estar iniciando nesta carreira ,ainda gostaria de estar passando “um pouco”,por esta empresa ,em que o Liniho trabalha!

Por questão de aprimorar bagagem mesmo!
Parece exagero ! Mas onde trabalho atualmente ,com sistemas ERP ;Estou passando pelo mesmo panorama que ele;
Quando o vi o tema ,me identifiquei um pouco ,na verdade,não totalmente;

Desejo boa sorte ,e que consiga uma melhor colocação(Que também ,é o que estou procurando fazer ,neste momento).

Gostei dos comentários desse tópico…

1. Carreira de TI
    1.1) Empresas onde a TI é área FIM
    1.2) Empresas onde a TI é área MEIO
    1.3) Serviço Público
    1.3.1) Serviço Público privatizando TI para Empresas Privadas onde TI é área FIM vs Qualidade de Vida?
  2. Qualidade de Vida

Vou começar do final… 2) Qualidade de Vida:
Você quer qualidade de vida, logo você precisa procurar qualquer empresa onde isso seja possível, dentro da sua profissão. Existem outras profissões onde este problema também é comum e em alguns casos existe até o risco de vida (Ex: Polícia, Delegado, Advogado, Médico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico e etc). Na minha opinião, vai depender muito do seu nível de ambição e do quanto fisicamente e emocionalmente você é capaz no “MOMENTO” atual da sua carreira. O ideal aqui é você ter consciência disso e ir projetando, possibilidades de escolhas futuras. Como falei, sair da área nem sempre resolve… Você pode se tornar um Advogado muito ambicioso e que vai chamar trabalha pra sua mesa, logo ficará atolado do mesmo jeito.

1.3.1) Serviço Público privatizando TI para Empresas Privadas onde TI é área FIM vs Qualidade de Vida?
Você esta em uma Empresa de TI (não sei se é área fim ou meio), mas neste item estamos lidando com empresas de área fim, onde os colegas compartilharam não ter qualidade de vida. O ponto aqui também é político, ok? Essas empresas, estão assumindo serviços públicos e seus empregados não tem qualidade de vida. Esse movimento é positivo? No Brasil reclamamos que Serviço Público não tem qualidade, mas veja, não estamos falando do SUS, estamos falando de TI… e o problema parece ser o mesmo. Você vai no SUS e o pessoal te atende desanimado… será que não ocorre o mesmo com TI? E o problema é ser Público ou ser Privado? Veja, volto para qualidade de vida… não quero problematizar aqui que o Serviço Público é melhor ou pior, apenas, levantar a bola para reflexão sob a qualidade de vida nestas duas propostas.

1.1) Empresas onde a TI é área FIM
1.2) Empresas onde a TI é área MEIO
Aqui é um mix dos outros tópicos que comentei… vai depender do nível de ambição profissional de cada um. Conheço colegas em TI de área meio que sempre estão cheios de demandas. No entanto, de fato em uma empresa de medio porte, que TI é área meio, a expectativa de pressão e volume de trabalho é menor. Vai existir casos, onde a empresa é grande a pressão será maior também. Aqui vale observar a política de salários dessas empresas… Exemplo: Empresas de Vendas de Veículos e Telecom (Vivo, Claro e etc), não costumam ter bons salários, TI não é área fim e a pressão é alta! Qualidade de vida baixa.

Espero ter contribuído com o debate e de ajudar a desconstruir alguns mitos.

PS:. Existem Empresas Públicas de TI, área FIM no Brasil.

Te entendo perfeitamente.

Também estou cansado de trabalhar como programador.

Chega uma hora que só queremos um trabalho rotineiro de segunda à sexta das 09 às 17h.

E TI é uma profissão que suga sua alma 24 horas por dia.

Nunca temos descanso. Sempre estamos estudando.

A demanda é cada vez maior e tudo tem prazo apertado.

Estou cursando Licenciatura e pretendo ser professor.

Com certeza serei mais feliz do que ficar 14 horas por dia vendo uma tela de códigos.