De que forma eu posso realizar funções no meu PC utilizando python ou qualquer outra linguagem?

como eu posso fazer um script que executa outro script, como eu posso usar o python para acessar o prompt de comando ou abrir um aplicativo através desse script?.

para abrir programas existem libs, uma chamada os e outra, chamada subprocess. Eu prefiro a primeira

Exemplo de código:

import os

os.startfile('C:\\Users\\usuario\\Desktop\\pasta\\Documento.pdf')

O código acima abre o arquivo Documento.pdf presente no diretório C:\Users\usuario\Desktop\pasta.

porque ele abre e fecha de imediato quando executo um .py?

Tente algo do tipo:

from subprocess import call

call(["python", "C:\\Users\\usuario\\Desktop\pythonProject\\main.py"])

agora foi, obg. Mas como eu posso aplicar comandos no cmd por exemplo através desse OS? gostaria de controlar todas as funcionalidades do pc através do script, tipo o mouse, o teclado, trocar data e hora, conectar ou desconectar da rede. Isso é possível?

a biblioteca os e suas principais funções/métodos podem ser usadas para fazer chamadas de processos do sistema operacional, como se você estivesse operando no cmd ou terminal.

Eu a uso apenas para tarefas básicas.

A documentação dela pode ser encontrada aqui https://docs.python.org/3/library/os.html.

Se preferir tente pesquisar algo em português ou tarefas específicas que você deseja realizar. Ela tem uma vasta aplicação.