Olá pessoal…
Alguém pode me dar exemplos práticos de como usar Branch e Tag no CVS?
Olá pessoal…
Alguém pode me dar exemplos práticos de como usar Branch e Tag no CVS?
Branch acontece quando:
Por exemplo vc desenvolve um produto para uma empresa que tem varias filiais. Digamos que a filial de Sao Paulo usa a versao 1.0 e Rio usa a 2.0, por algum motivo qualquer. E vc precisa ficar dando manutencao nas duas versoes. Nesse caso vc cria um branch e desenvolve em paralelo.
Outro exemplo acontece quando por exemplo vc vai migrar do hibernate2 pro 3. Entao é seguro criar um branch para desenvolver em paralelo, se der errado ou certo vc descontinua uma delas.
Tag é um rotulo. Como diria os puristas, é um ponto no tempo. Quando vc cria uma Tag v1, ele sabe em quais releases estao todos os arquivos do projeto. Exemplo: na v1 a jsp index está na release 1.4, cadastro.jsp na 1.3. Assim vc pode baixar a qualquer momento apenas os arquivos que formam determinada Tag.
Entendi… legal…
Existe algum padrão ou quais os modos mais usuais para nomenclatura dos branchs e tags?
isso depende de vc, da sua empresa… vcs quem criam o padrao. geralmente eh v1 v2, acho que nao pode comecar com numero.
Hummm…
Mais uma dúvida…
Costuma-se guardar os .class no CVS tb? Ou apenas os .java?
Aqui guarda só o .java.
[]'s
Rodrigo C. A.
Bom… eu nunca parei pra ver o que vai pro servidor… mas acredito que apenas os .java, pois podemos ter um projeto que esteja tanto no linux, anto no windows… então n terá proveito os .class jah que vc precisa recompilar um para cada sistema…
Oi, não, não precisa compilar para cada plataforma. Afinal, essa é a graça de Java, não?
Aqui não enviamos para o cvs qualquer coisa que possa ser construida a partir do codigo atual, por exemplo, .class e javadoc.
valeuz…
Alguns sistemas de controle de versão (como é o caso do MS Visual SourceSafe) não gostam dos arquivos .class gerados pelo compilador.
É que o nome desses arquivos contém cifrões se forem “inner classes”. O MS VSS 6.0 não gosta de tais nomes com cifrões - sei lá por quê.
Como alguém sensato resolve isso?
a) Não guarda os arquivos .class
ou
b) Guarda-os zipados
ou
c) Usa um outro sistema de controle de versão.
Como é que eu já vi sendo “resolvido” esse problema?
Olá,
vocês aconselham criar branchs específicos para cada modulo do sistema ?
Tipo existindo Modulo A = BranchA = {Joao, Jose, Maria }, onde essas pessoas estão desenvolvendo em cima desse BranchA. E Alfredo, Joana, e Isabela, está desenvolvendo outro módulo, então estariam em outro Branch.
Isso ficaria complicado pra gerenciar ?
Valeu!!
Boa tarde caros,
Gostaria de saber se tem como criar Branch/Tag no servidor…
Pergunto isso porque quando eu procedi criando um branch aqui, ele criou na minha própria máquina, mas meu colega do escritório não pode visualizar o branch que eu criei.
Abraços