Amigos, estou sem noção para dar o preço de um sistema de controle de estoque…
ja trabalho na area mas nunca desenvolvi projetos extras a minha empresa, mas surgiu uma oportunidade e quero aproveita-la…
alguem poderia me dar a ideia de como e feito esta cobrança …
Dimensione o esforço. Faça um levantamento dos módulos que o sistema vai ter e quais os casos de uso. Um “palpite educado” para a implementação é de 20 hh/caso de uso.
Defina o conjunto de funcionalidades mínimas que estarão no primeiro release do sistema. Priorize o usuário final: funções de back-end, tais como cadastros auxiliares, podem ser resolvidas via cargas diretas em banco, e não agregam valor ao negócio do seu cliente.
Aliás, se vc. quer manter um relacionamento de longo prazo, a maior dica é entender o negócio do cliente, e ter em mente que TI é, na visão dele, custo. A única forma de valorizar seu trabalho é deixar claro como vc. agrega valor ao negócio dele, tipicamente através de ganhos de produtividade. O cenário ideal é quando vc. consegue se colocar como um insumo, ou matéria-prima do negócio. Faça isto e voce verá que será muuuuito mais fácil discutir preços dos serviços prestados.