Curva de Aprendizado

Fala galera.
Estou começando a desenvolver um pequeno ERP para o negócio do meu pai e estou lendo o livro Use a Cabeça! Rails.
O livro é bem legal, mas gostaria de saber se a curva de aprendizado do RoR vale a pena pra estudar e desenvolver o sistema.
Abraços

Acredito que a curva de aprendizado dependerá mas de você do que o livro.
A depender de seu esforço em pouco tempo programará bem, mas comece do básico e vá ao avançado.

[quote=otaviojava]Acredito que a curva de aprendizado dependerá mas de você do que o livro.
A depender de seu esforço em pouco tempo programará bem, mas comece do básico e vá ao avançado.[/quote]

Além disso, provavelmente se for o mesmo livro que tenho está numa versão que não tem algumas coisas, dai é participar das comunidades como o GURU-SP, visitar sites, postar nos foruns e ir aprendendo cada vez mais, o livro é um start e uma referência 8)
Mas é bem por aí, vai depender mesmo da sua vontade, ou como em Java vc aprende Struts em 2003 e acha q é o suficiente, está em 2010 ainda fazendo programas com Struts, uma coisa atualmente velha, mas por vc n ter ido atrás de algo mais novo parou no tempo, com computação, todo dia muda… 8)

Condordo com vocês quando falam sobre visitar fóruns e tudo mais. Acabei me expressando mal e eu não vou usar o livro como a verdade absoluta do mundo =)
A minha dúvida seria se vale estudar enquanto vou fazendo o sistema ou se seria mais interessante fazer numa linguagem ou framework que já trabalho levando em consideração que ele precisa ficar pronto o mais rápido possível.
Obrigado pelas opiniões galera.

Acho legal vc fazer nessa linguágil.
Por que vc fazendo nela é um incentivo a mais para que vc possa aprender ela.

[quote=mike_x]Condordo com vocês quando falam sobre visitar fóruns e tudo mais. Acabei me expressando mal e eu não vou usar o livro como a verdade absoluta do mundo =)
A minha dúvida seria se vale estudar enquanto vou fazendo o sistema ou se seria mais interessante fazer numa linguagem ou framework que já trabalho levando em consideração que ele precisa ficar pronto o mais rápido possível.
Obrigado pelas opiniões galera.[/quote]
Não uso Ruby nem Rails, pretendo começar a estuda-los daqui a alguns meses. Mas pela minha experiência (programo em C/C++, VB.NET, Delphi e Java) a curva de apreendizado para uma nova linguagem é rapida. Ruby é orientada a objetos então você não terá muita “diferença” para o Java em príncipio, porém a maior força dela é ser uma linguagem dinâmica de modo que você pode alterar suas classes em run-time para se adequa-la a seus problemas (o que framework Rails utiliza largamente).
Se você for usar Ruby para esse projeto, faça-o de modo Ágil, assim você terá a maioria das funcionalidades principais nas primeiras iterações (regra de pareto: 80% das funcionalidades são obtidas com 20% do desenvolvimento) e um feedback a cada interação que norteará o rumo que deves tomar. Deste modo pode apreender a linguagem em quanto desenvolve e ir refatorando o código a medida que seus conhecimentos do domínio e da linguagem aumentam.

[quote=mike_x]Condordo com vocês quando falam sobre visitar fóruns e tudo mais. Acabei me expressando mal e eu não vou usar o livro como a verdade absoluta do mundo =)
Obrigado pelas opiniões galera.[/quote]

faça nela, além de aprender algo a mais, vai aprender novos recursos, coisas q talvez Java n tenha e acaba te tornando um melhor programador Java :smiley:

Não use esse livro amigo, ele está desatualizado.

Rails é mais fácil que quase qualquer coisa que existe por aí.

Use o rails guides pra começar depois o The Rails 3 Way do @obie.

Se não souber ingles, tem livros em portugues, só nao sei se cobre Rails 3.