Boa noite pessoal,
Gostaria de compartilhar um pouco do que venho colhendo em conhecimentos no curso FJ-91 da Caelum.
Falar bem deste curso, principalmente aqui no GUJ, pode parecer sem sal (natural demais).
Mas a verdade é que eles não precisam disso.
Já tiveram a impressão de que fez um curso legal mas mal se lembra do conteúdo passado?
Bom, por conta disso, tomei por prática escrever sobre um determinado assunto quando quero fixá-lo na cabeça, assim, venho construindo um material de apoio pessoal sobre o curso que estou fazendo e não vejo por que não expor este para correções, sugestões e críticas.
Primeiramente informo que o conteúdo é uma interpretação minha sobre o material que vêem sendo passado, assim, isento o instrutor de qualquer bobeira que eu tenha escrito ok.
Até aqui fiz apenas a primeira aula e não consegui anotar tudo o que foi passado.
A idéia é continuar dando corpo neste material e construir uma apostila ainda mais sólida durante o curso, pra isso conto com o apoio de vocês para difundirmos cada vez mais esta linguagem.
Uma outra questão que gostaria de abordar é como quebrar este material em tópico a cada nova atualização, ou seja, como postar para vocês que houveram modificações/incrementos no documento?
Obrigado André.
Não sou adepto de reter informação, acho que levantar o que entendi do conteúdo para discussão vai ajudar a melhorar este.
O instrutor é o Anderson.
Se tiver a oportunidade de fazer um curso com ele, faça, mas não chame ele de professor.
Se fizer isto ele vai te pedir uma maça.
Brincadeira.
Bom, levantar uma dúvida, mas queria ressaltar que não estou questionando qualidade e muito menos o fato de se fazer o curso ou não, é apenas um comentário, que, por favor, me corrijam se eu estiver errado.
Não é meio estranho falar sobre GC em um curso sobre arquitetura? Bom, legal saber e tals, mas todo mundo sabe que no fundo no fundo, não é possível saber qual é critério de eleição do GC, já que depende da JVM e que mesmo sabendo, não é possível alterá-lo ou tentar manipulado em uma app?
E parabens por disponibilizar o resumo, jsign, é legal e muito valioso debater esse tipo de conhecimento adquirido.
Oi Jaba. É exatamente esse passo além que a gente da: mostramos que não da para prever o comportamento do GC no geral, mas que, em casos complicados e aplicações bem grandes, cada VM vai permitir um certo nível de fine tuning para que você possa escolher o algoritmo que mais se encaixa para a sua situação. No cursos fazemos vários testes com diferentes tipos de GC, vendo o que acontece com cada um. O objetivo não é decorar os algoritmos, e sim saber da existência dos mais importantes e conhecer o trade-off entre alguns deles. Nesse curso de arquitetura vemos muito codigo e implementacoes.
Boa noite pessoal,
Muito obrigado por participarem. Mesmo.
Olá Jaba.
Num primeiro momento fiquei em dúvida.
Não sabia se poderia ser relevante ou aplicável os conceitos descritos no documento.
Mas na verdade, talvez, justamente por serem poucas as oportunidades para aplicar uma otimização deste nível que procuro entende-la.
É a oportunidade de atender meu melhor cliente: Eu mesmo, rs.
No meu dia a dia existe de um lado o negócio, do outro o cliente e tudo nos leva a uma … DEMANDA.
Procuro estudar justamente o que não é trivial e gerar as minhas demandas, menos convencionais e popularizá-las para melhorar minha ótica sobre estas e ter o privilégio de discutir com vocês.
Pessoal, também não consegui expor sobre o JIT e outras coisas que foram passadas na aula anterior, desculpas mas não deu tempo, ainda.
Se puderem continuar a me ajudar a montar o material, por favor pontuem.
Quão mais, melhor. Posteriormente irei reunir as informações no mesmo documento.
Tenho a preocupação de como fragmentar o conteúdo em tópicos.
Pensei em fazer um doc. por aula e publicar aula a aula em um novo tópico. E em cada novo tópico referenciar os anteriores.
O que acham?
Abçs,
Jsign.
Deixe tudo num só tópico para não deixar os usuários perdidos.
Mas a sua idéia de resumo é excelente.Em 2002, eu fiz um curso de java na UFF, e o que mais me ajudou, foi o resumo de um cara que digitava igual uma máquina, não deixando passar muita coisa além do que o professor falava.Era coisa para mais de 100KB(isso um .TXT !!!).Peguei o resumo do cara, fiz um “resumo do resumo” e isso me ajudou muito a aprender a linguagem.O complemento(e a troca) de experiência(s) da visão de um programador(eres) sobre um dado assunto é um aspecto muito importante no aprendizado.
Primeiramente, obrigado Ironlynx pela idéia e seguindo seu conselho irei dispor neste mesmo tópico o material atualizado.
Hoje foi mais um dia de curso e, assim como antes, estou publicando um pouco mais do colhido em sala.
Frizo, novamente, que o que estou passando aqui não é o curso em si, não chega perto disso.
Trata-se como o Ironlynx disse de um resumo que quero compartilhar com a comunidade e aproveitar cada crítica, sugestão para melhorar o material.
Desta vez fiz um pouco diferente, disponho do material em .doc (word) para que qualquer canditado recolha esta midia, implemente-a e até mesmo a modifique fortalecendo o material.
Consegui desprendendo algumas horas construir este material, mas é bem puxado e se alguem puder ajudar a enrriquece-lo ficarei muito agradescido.
É isso ai pessoal.
"Se você quiser modificar mas não tem onde publicar manda no meu email que eu publico sem problemas (davi@designcomd.com.br) ".