Os dois frameworks que eu vejo que mais vale a pena de utilizar são o Vraptor3 e o JSF2 é claro que com uso do Spring2.5/3 + Hibernate para ambos
Destes dois o mais produtivo na minha opinião é o Jsf2, porem tem que ter um bom conhecimento ao usar os diversos componentes pesados que tempor ai.
Com o jsf é possível fazer umas gambis terríveis. Mas se está fazendo gambi, vc tá usando errado no jsf.
No jsf não tem nada que não se possa fazer em comparação com os outros frameworks web, o problema é que nós ficamos dependentes do funcionamento dos componentes opcionais que estamos usando, mas se tais componentes não fazem o que você quer você tem que fazer o seu e não tentar adaptar o que ñ faz.
Porem controlar tais componentes eu acho desnecessário!! Basta saber usa-los que eles irão fazer a coisa certa.!
Na minha opinião o VRaptor é o framework mais próximo do servlets com a melhor flexibilidade para trabalhar e mas rápido o aprendizado.
Dentro os dois eu fico com o JSF2 para aplicação com um grande numero de telas(exemplo: aplicação com varias telas de cadastro) e para aplicações com um numero baixo de tela eu prefiro utilizar o vraptor, claro que isso é pessoal, pois ambos são belos frameworks e atende a demanda.
Spring e Hibernate para produtividade !!!??? Só se o cara já conhecer bastante esses dois frameworks.
Vejo o pessoal recomendando um monte de framework action-based para substituir JSF. Se o cara tem um monte de formulários, com algo mais parecido com um sistema desktop que foi pra web (comum hoje em dia), component-based é mais recomendável. Se a aplicacao é uma aplicacao web clássica, então action-based é mais recomendável.
Fato, como qualquer framework, quando você o conhece o suficiente ai que o mesmo ira fornecer algum tipo de beneficio, mas se você esta na fase de aprendizado ou ñ conhece suficiente ai você só vai ter dor de cabeça.
[quote=Priuli][quote=saoj]
Spring e Hibernate para produtividade !!!??? Só se o cara já conhecer bastante esses dois frameworks.
[/quote]
Fato, como qualquer framework, quando você o conhece o suficiente ai que o mesmo ira fornecer algum tipo de beneficio, mas se você esta na fase de aprendizado ou ñ conhece suficiente ai você só vai ter dor de cabeça.[/quote]
Qualquer coisa é produtiva se vc conhece o suficiente. Existem gurus em C++ e Assembly que são mais produtivos do que eu em Java. Mas isso não quer dizer que C++ e Assembly sejam mais produtivos do que Java.
O mesmo se aplica a esses dois frameworks. Sugeri-los para uma pessoa que não os conhece e chamá-los de produtivos é loucura. Eu aposto todas as minhas fichas que o Play ou o Mentawai são BEM MAIS PRODUTIVOS e fáceis de entender do que esses aí. Mais uma vez, para alguém que não conhece nenhum deles.