Lucas,
Todos usamos componentes todos os dias. Sempre usamos componentes para facilitar nossas vidas e tirarmos de nossas costas o peso de manter nossos próprios componentes bugados ou não, pq além de corrigir bugs temos também que adicionar novas funcionalidades e mais bugs.
Se olharmos o projeto primefaces ele utililza Jquery, JqueryUI, YUI. Você acha que ele são dependentes de outros projetos? e pq?
Não existe bala de prata, em qualquer framework vai ter alguma carência e se tiver, corre atrás de seu problema e contribua, disponibilize. Não seja vampiro de projetos. :twisted:
Citaram vários framwework, posso falar do rails. Ele atende todas as espectativas? Quando não tem o que você quer, você faz o que?? Já sei, procura uma Gem, isso não é um componente de terceiro?. Os “CARAS” fazem suas próprias, eles não esperam melancólicos no canto esperando que algum iluminado resolva seu problema. Não estou te criticando, mas sim toda comunidade java de parados. Vejo a comunidade ruby muito ativa e participante, mas em java um atira uma pedra e aparece 1000 para ajudar.
Voltar para JSP? Ta louco!!! Você sabia que a falecida SUN desaconselhava usar jsp. Você sabe pq surgiu o Strut e depois veio o JSF? Sabe quem é pai de quem? Vai me dizer que vc vai voltar tambem a fazer software só para mainframe! O futuro é RIA. Flex, ExtJS, etc… E isso não é pesado? Não são um aglomerado de componentes JS ou em FLASH para você brincar! Os computadores estão muitos mais potentes e não aguentam? Haa, vc já fez algum sistema completo, rico em visual, vc mesmo criando seus componentes? durou quantos anos? tem bug? vc está de cabelo branco? lembra do inferno JS? não tá pesado? está seguro? :oops:
Se você me perguntar o que vc deveria fazer para o seu sistema ficar leve, eu poderia responder: Tire os componente pesados do primefaces que enfeitam a tela . Você com certeza ia dizer :shock: : Haaa, não, vai ficar feio, um sistema morto sem vida. Tudo tem um preço na vida.
A grande vantagem da especificação é que pode sugir varias implementações free ou não, isso permite “liberdade” de fornecedor, mas tem seus contras: demora mais sair novas especificações e rapidamente deixam a desejar, novas necessidades aparecem e a especificação fica desatualizada, por isso as implementações sempre tem uns extras para suprir essas necessidade e para te prender a ela (HAHAHAHAHA!) :twisted: Em java tudo é baseado em Design Patterns e em boas praticas.
Enfim, ainda não entendi sua reclamação direito. Pesado em que sentido? Bugado, onde? Tem certeza??
Haaa! no prime, na tag resources tem um atributo exclude, para você excluir os js que vc não quer.
Haaa! de novo! :twisted: pq não usar o JSF2, ele não está tão maduro? vai esperar sair o JSF3 sair para usar o dois? Para que descubram bugs é preciso uso e reportar, senão nunca vai ficar redondo.
Misturar server-side com client-side? como assim, eu não faço isso? ou faço? me explique como? vc não usa MVC? o JSF tb não? Como os outros frameworks impedem isso?
Abraços a todos!