Criar uma Transação

Bom dia Gostaria de criar uma sequencia de passos…onde só termina se todos os passos foram realizado com sucesso. Consegui fazer dentro da minha DAO porém gostaria de fazer isso na minha classe Logic do Vraptor. Segue um trecho do cód que gostaria de colocar a Transaction

PedidoDao ped = new PedidoDao();

ped.inserePedido(user,sdf.format(new Date()),this.tamanho_carrinho,"A");//grava o pedido do usuário			

for(ItensPedido aux : carrinho){ 
			//grava os itens do pedido
			ped.insereItemPedido(null, carrinho.get(0).getIdsubproduto(), aux.getTamitem(), aux.getLogs());
		}

esvaziarCarrinho();

alguem tem alguma idéia de como posso amarrar esses dois métodos?
obrigado

Bom dia, olha não sei se isso vai te ajudar com relação a uso do VRaptor ou não, mas quando você for fazer algo que envolva transação tente abstrair isso em uma camada acima do DAO, pois você pode precisar de chamar dois daos diferentes e dai como vai fazer para controlar isso ? é claro que se usar algum framework como o Spring ele possue algo de propagar a transação desde que você informe para o Spring que o método onde vai envolver vários DAOS ele tem que usar uma transação e propaga-la, só que assim acho que fica estranho ter transações no dao e depois em outra camada…
Caso não use nenhum framework sugiro que abstraia em uma camada acima ok ?

obs: verificar post onde ensina a escrever posts no GUJ, pois seu post está sem as tags de códigos entre outras coisas…