Criar jogo de dama sem interface

Ola , Eu tenho um projeto para criar um jogo de dama sem interface em java eu gostaria de saber oque é necessário aprender para criar esse jogo oque eu sei ate agora(Laços,Vetor,matriz e função), gostaria de saber oque mais é necessário aprender para fazer esse jogo pois estou boiando kkk

Provavelmente vc já deve saber o suficiente para fazer o jogo, entretanto quanto mais conhecimento e experiência tiver, mais fácil será fazer o projeto.

Acho que seria muito importante estudar orientação a objetos, saber usar classes:

Os capítulos mais importantes são o 4 e o 5

Os capítulos 7, 9, 10, 11, 13 e 15 seriam interessantes também, na verdade eu considero essa apostila bastante completa, portanto se possível estuda-la por inteiro ou até o 18.

Agora se o problema for como programar:

O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas.

Portanto temos os seguinte:

class JogoDeDamas {
  Jogador jogadorBranco;
  Jogador jogadorPreto;
  Peca[][] casas = new Peca[8][8];// 64
  // método deve inserir 12 peças brancas e 12 pretas
  void construiCasas(){}
}
class Jogador{
  String cor;
}
class Peca {
  String cor;
}
1 curtida

Vou começar a Estudar ,espero que eu consiga termina em menos de dois meses kkk, Muito obrigado pelas dicas :slightly_smiling_face:

Diego eu estudei o capitulo 4 e 5 Claro não aprendi totalmente Mais consegui entender fazer uns código mais ainda não estou conseguindo saber como vou construir o tabuleiro e butar as peças dentro e o principal como eu farei para mover somente as peças e o tabuleiro ficar estável sem precisar eu ficar toda vida criando ele.

, mais pelo que pensei as peças tem ser butadas nas casas escuras e as casas escuras a posição delas estão onde o resultado da soma da linha e da coluna da matriz seja sempre impar e as peças vão butar nas linhas 0 1 2 e 5 6 7 … mais cm falei e como vou forma um tabuleiro e butar essas peças

Simplifica:

void construirCasas() {
    inserirPecasPretas();
    inserirPecasBrancas();
}

void inserirPecasPretas() {
    for (int y = 0; y < 3; y++) {
        for (int x = 0; x < 4; x++) {
            int xx = x * 2 + y % 2;
            casas[xx][y] = new Peca();
            casas[xx][y].cor = "preta";
        }
    }
}