Criar conexão com banco Oracle

Bom dia pessoal!

Estou caminhando no escuro e sem lampião com o Oracle SQL Developer. Estou tentando criar uma conexão local pra poder fazer uns exemplos, mas dá o erro a seguir:

Status : Com FalhaFalha no teste: no ocijdbc11 in java.library.path

Segue a tela de como estou tentando fazer…

EDIT: Andei lendo um pouco mais, e troquei as bolas aqui. Primeiro tenho que criar a base de dados, mas também não sei fazer isso. Tenho o Oracle 10g Client instalado na máquina.

Oracle 10g Client ? Isso deve ser só um componente de acesso a banco, o que não resolverá seu problema. VocÊ precisa ter instalado o SGBD mesmo. Para aprendizado recomendo este aqui: http://www.oracle.com/technetwork/products/express-edition/overview/index.html. A instalação é simples e ele até já cria um banco de exemplo que é usado nos próprios tutoriais da Oracle. O usuário default desse banco exemplo é SCOTT e a senha é TIGER

Se você quer aprender Oracle, tem que primeiro baixar uma versão do SGBD para estudo.

Recomendo o Oracle Database Express Edition 11g também conhecido por Oracle XE 11g (http://www.oracle.com/technetwork/products/express-edition/overview/index.html).

Antes de instalar em seu computador, remova o client do Oracle que você instalou para não ter conflito.

O próprio Oracle XE já tem drivers para você acessá-lo, não requer client.

Como é versão de estudo, ele já define um banco de dados para você chamado XE. Não é permitido criar outra instância de banco de dados além dessa por se tratar de uma versão limitada mesmo.

wiliamps

Ruttmann

Vamos lá …

1 - Você tem o oracle instalado em sua máquina ? Pq se vc tem apenas o client e esta tentando rodar local não vai rolar, porque o client tem que apontar para um banco de dados que existe.

2 - Para saber se vc tem instalado o oracle coloque no prompt : tnsping

Feito isto … te respondo as demais dúvidas … na sequencia …

Ah, realmente! Me lembrei agora que era usado esse Oracle Database Express no curso que fiz. Pena que não tive contato nenhum com esse programa, eu apenas acessava a base de dados no PC do professor.

Não posso instalar nesse micro do trabalho, vou deixar pra testar em casa esse programa e qualquer dúvida eu pergunto aqui.

Obrigado pessoal!

[quote=Aleksandro]Ruttmann

Vamos lá …

1 - Você tem o oracle instalado em sua máquina ? Pq se vc tem apenas o client e esta tentando rodar local não vai rolar, porque o client tem que apontar para um banco de dados que existe.

Feito isto … te respondo as demais dúvidas … na sequencia …[/quote]

Tenho o Oracle 10g Instalado aqui na minha máquina amigão e o aquivo TNSNAMES.ORA está devidamente configurado com a conexão que preciso…
Estou tendo este mesmo problema aqui e ainda não contornei… pode me passar a dica?

[quote=kelvis][quote=Aleksandro]Ruttmann

Vamos lá …

Feito isto … te respondo as demais dúvidas … na sequencia …[/quote]

Tenho o Oracle 10g Instalado aqui na minha máquina amigão e o aquivo TNSNAMES.ORA está devidamente configurado com a conexão que preciso…
Estou tendo este mesmo problema aqui e ainda não contornei… pode me passar a dica?[/quote]

Opa vamos lá :

1 - Ao abrir sql developer da oracle , irá aparecer a opção “Conexões”.

2 - Clique com o botão direito clique em “Nova conexão”, vai abrir uma frame

3 - Preencha os campos “Nome da conexão” você pode colocar qualquer coisa por exemplo “guj”

4 - Nome do usuário você deve se conectar com um usuário cadastrado no oracle, quando você criou o banco , você também criou um usuário , que é o sys do sistema. (Aqui o ideal é criar um usuário no BD como exemplo abaixo e não utilizar o sys)

grant dba to Aleksandro; Aqui é um grant muito forte … para um usuário de aplicação … ok…

5 - Senha ==> marque a opção “Salvar Senha”

6 - Na opção “Tipo de conexão” escolher a opção TNS

7 - Apelido da rede vai aparecer as conexões em sua TNSNAMES, no caso se for “XE” clique nele.

8 - Clique em testar , se tudo tiver certinho , vai dar uma mensagem de “Sucesso” , clique em “Salvar” …

E já era , conexão feita é só usar …

Abs…

Agradeço pela resposta Aleksandro…
Na verdade meu problema é que quando eu criava a conexão com banco via TNS e mandava testar ele me retornava o seguinte erro:
Status : Com FalhaFalha no teste: no ocijdbc11 in java.library.path

Resolvi da seguinte forma: Desinstalei o Oracle 10g da minha máquina, deletei a pasta do oracle lá na raiz do c: pois a primeira instalação falhou e faltou umas DLLS e instalei novamente! Prontinho! =D

Abraço galera!

legal o importante é que deu certo , abs.