A linguagem JavaFX Script, descontinuada pela Oracle, está sendo mantida viva pela comunidade através da linguagem Visage. Na nova versão da linguagem RIA, temos notáveis melhorias como uso de atributos padrão e tipos de dados novos.
Stephen Chin, principal “commiter” do projeto Visage acaba de postar sobre o uso dessa linguagem para criar aplicações para a empolgante plataforma móvel da Google: O Android. Nessa demonstração em seu blog, ele mostra as vantagens da linguagem de Script abandonada pela gigante do desenvolvimento de software. A redução de linhas de código e a simplicidade do código final é impressionante
Android puro: 3 arquivos (1 XML e dois Java), 208 linhas de código e 7413 caracteres; Visage Android: 1 arquivo (Visage), 90 linhas de código e 3640 caracteres!
O pouco que fiz com o JavaFX que ainda foram 2 aplicações, gostei bastante! Achei muito bem estruturada, com recursos brutais como o bind e o trigger, e isto de suportar agora Android é simplismente magnifico.
Como tenho ai uns projetos para vingar em Android vou considerar usar isto.
A Oracle de RIA não entende nada, talvez assim seja até melhor, pelo menos ha mais liberade para a comunidade colocar idéias em prática, pena é o financiamento e o suporte a longo prazo, mas des que a coisa pegue e as empresas de software para Android também passem a adotar isto, logo vira moda e a Oracle se arrepende. O tempo dirá.
Podia ter sido feito um exemplo mais requintado para dar mais ânimo e mostar melhor a potencialidade da coisa. Mas esta valendo! Já mostra que funciona
Embora não me importe com a quantidade de arquivos (acho que fica mais organizado) achei essa proposta bem melhor, principalmente, por ficar mais legível.
[quote=chun]JavaFX Script ?
Investir em uma linguagem abandonada ?
[/quote]
Não esta abandonada! Esta sendo continuada não esta vendo?
Eu entendo bem o teu ponto de vista, mas acho que isto pouco importa des que funcione bem e facilite a vida, no fim das contas é um .class e tem boa performance na mesma. É mais uma opção para fazer apps e pronto. E uma opção bem prática diga-se de passagem…
Além de voltar a dar vida aos plugins do NetBeans para JavaFX…
[quote=eduveks][quote=chun]JavaFX Script ?
Investir em uma linguagem abandonada ?
[/quote]
Não esta abandonada! Esta sendo continuada não esta vendo?
Eu entendo bem o teu ponto de vista, mas acho que isto pouco importa des que funcione bem e facilite a vida, no fim das contas é um .class e tem boa performance na mesma. É mais uma opção para fazer apps e pronto. E uma opção bem prática diga-se de passagem…
Além de voltar a dar vida aos plugins do NetBeans para JavaFX…
[/quote]
O pessoal fez um clone do plugin de JavaFX para continuar para o Visage! Outras pessoas também estavam conversando com o pessoal da Exadel para tentar continuar o plugin para eclipse com o Visage!
Eu posso parecer lazy, mas estou esperando isso sair pra trabalhar nos meus projetos móveis para Android. Eu acredito que muitas pessoas vão usado o Visage Android, até por que a seriedade envolvendo o projeto, já tem um livro preparado para ele: