[quote=drsmachado][quote=leopoldof]
Bom…Eu falei de riscos…não disse que o google era pior ou melhor…nem mais ou menos inovador…o que quis dizer é que ele foi lançado correndo vários riscos …sabendo que já tinha concorrentes com um porte gigantesco…
[/quote]
Conhece algo sobre gestão de riscos? Se sim, então sabe que todo projeto nasce correndo vários riscos, incluindo, o de funcionar 100% e atingir o objetivo determinado.
Prazos, orçamento, stakeholders, escopo e o que mais estiver envolvido em um projeto é um risco (ou uma coleção deles).
Há algum tempo, houve aqui no guj uma discussão bem grande a respeito de uma empresa ter criado um projeto para desenvolver uma nova IDE, como o eclipse (mas não sobre o eclipse).
A grande maioria das respostas eram desfavoráveis, pois, o mercado é amplamente dominado por IDEs conhecidas, dentre as quais se destacam eclipse e derivadas (RAD, Spring Tools) e netbeans.
Agora, como você mesmo comentou (e como eu já havia dito anteriormente), se o projeto é tão inovador e há garantias de que ele terá tanto sucesso quanto o esperado pelo idealizador, então, ele deve ir atrás de patrocínio.
Se a relação dele com o tal dono da rede de televisão de nível nacional é tão estreito, conseguir R$ 1 milhão de investimento é fácil.
Agora, considerando vários outros aspectos, caso essa idéia (ainda não se trata de um projeto), fica fácil perceber uma série de riscos maiores que a possibilidade de sucesso:
1 - Tecnologias envolvidas - Já foi falado
2 - Equipe - Conhecimento técnico? Vivência com projetos grandes? Trabalho em equipe? Garantia de iniciar e finalizar o projeto (rotatividade)?
3 - Stakeholders - Quem se interessa pela idéia a ponto de torná-la viável? Quem irá custear?
4 - Cronograma - Quais os prazos para que cada coisa aconteça? Quando se entrega cada parte?
5 - Complexidade - De 0 a 10, qual o nível de complexidade do projeto como um todo e de cada parte do mesmo? Quem se responsabiliza por nivelar a complexidade?
6 - Custo - Sinceramente, não vai ser R$ 0
7 - Benefício - Esta idéia não é para um centro de filantropia. Então, espera-se algo em troca. Será que o custo X benefício é viável?
8 - Questões legais - Embora o dono da idéia tenha dito que essa parte não é importante (me espanta alguém que tem 16 anos de vivência na área achar isso, mas, tudo bem). Plágio, propriedade intelectual, direitos autorais, direitos de imagem, direitos individuais, sigilos e segredos constantes na constituição são, sempre, entraves nesse tipo de desenvolvimento.
Agora, como risco positivo, só sabendo qual o trunfo do idealizador para poder dizer que é algo revolucionário, por que, pelo que foi apresentado até aqui, eu não daria crédito algum.[/quote]
Bom dia a todos !!
Respondendo este topico e dando continuidade ao assunto vou passar as etapas que tenho definidas para colocar na pratica esta Rede Social.
1- Criaremos a aplicação em 2 a 3 meses em carater beta ( técnicamente pra isso so precisamos de computadores coisa que todo mundo ja tem ).
2- Enquanto criamos esta aplicação eu já estarei criando um comercial de TV uma propaganda de 30s para divulgar o produto em rede nacional ( já tenho o roteiro pronto ).
2.1 - Sabendo que o produto esta ficando pronto ja cuidarei de assuntos como hospedagem, lancamento, acessoria de imprensa e alinhando a equipe comercial pra vender o produto asim que colocarmos no AR.
3 - A aplicação no ar na WEB e na TV teremos um feedback do produto beta e conseguiremos negociar com patrocinadores de maior relevancia para sairmos do “trabalhar de graça” alem do mais a emissora tem algumas agencias muito boas que me ajudarão a vender o produto ( até mesmo para a propria carteira de clientes da emissora).
4- Como ? onde ? com que tecnologia ? quem será responsavel pelo que ? são assuntos do executivo e não cabe discutirmos no “anti pré projeto”.
5- Fica inviavel discutirmos em detalhes toda rede social pelo forum, pois o intuito aqui e de conseguir desenvolvedores gestores de projeto entre outros profissionais indispensaveis para criação do produto.
6- Para sairmos do brainstorm e conseguirmos entender melhor o produto teremos que evoluir para uma reunião presencial com uma pauta bem definida onde passarei todos os detalhes e justificativa do produto.
7- Criei jundo com a apresentação do produto uma especie de FAQ , Onde tenho as respostas das seguintes perguntas: Por que criar uma rede social ? , Por que redeID.com ? , Por que esportiva ?, Pra quem será esta rede ?, Quais as vantagens ? e Por que junto com uma emissora de TV ?.
8 - Questões legais como propriedade intelectual, direitos autorais , plágios , privacidade a emissora ja tem um juridico que tem mais de 10 advogados deixa este assunto pra eles , o nosso foco e a ferramenta em si.
9 - Pelo pouco que vi aqui no forum todas as colocações de todos voces foram aproveitaveis inclusive a maioria que aponta para o projeto não dar certo " tirando o comentario do riquinho e claro ".
10- Vejo que as pessoas que participam deste tópico tem experincia no assunto e fazem perguntas que por enquanto ainda não são preocupantes será importente se preocupar na hora de executar .
11- Idealizo este produto e é claro que ele não vai sair do papel somente com o meu conhecimento preciso de pessoas que conhecem de mais detalhes como citados em outros comentarios, para realmente eu conseguir correr atras da grana poque afinal de graça Deus fez o mundo e a humanidade faz o que faz.
12 e ultimo ufaaaaaaaaa chega né : Fica o desafio de nos reunirmos em sp para nos conhecermos pessoalmente e discutirmos a questão pois não posso abrir detalhes do produto aqui no forum pois isso pode prejudicar o futuro dele , neste desafio tem algumas peculiaridades como: eu preciso convencer voces a embarcar comigo nessa , voces precisam me convencer de que são capases de gerenciar e criar o produto , se não rolar fica valido um worksop sobre desenvolvimento de aplicações web, uma troca de experiências que com certeza ninguem se arrependerá.
Obrigado a todos !
Edson Pinheiro