Criação de um servidor PTT (Push To Talk)

Olá pessoal!!!

Estou começando a criar um servidor PTT em casa, a principio só para familiares a amigos mas depois gostaria de expandir. Sou novo em java, mas minha pergunta é um pouco avançada.

Minha pergunta é: O que eu tenho que saber para poder criar algo tão complexo (fora toda a parte de redes), a principio minha idéia era cadastrar os usuários no próprio servidor mas depois os cadastros serem feitos por um site, é + ou - como um servidor de e-mail, mas ao invés de mensagem de texto, mensagem de voz.

em resumo:

O que tenho que saber para criar sistema de um servidor em java?

Estava lendo sobre isso no use a cabeça,
pelo que entendi você vai precisar trabalhar com Socket pra estabelecer a conexão cliente-servidor

Por que nao usar o Skype? Meu telefone (um Nokia E63) pode rodar o aplicativo do Skype, e varios outros tambem conseguem rodar.

(Na verdade, varios modelos de Nokia tem tambem um “push to talk” ja incorporado, mas que depende de a operadora suportar OMA PoC. Pelo afirmado neste artigo na Wikipedia, nenhuma operadora se interessou por implementar esse recurso - veja http://en.wikipedia.org/wiki/Push_to_talk)