Controle de Produção

Olá pessoal,

Estou prestando serviço em uma empresa e solicitaram para verificar se existe algum sistema que possa ajudar no controle de produção.

O cenário é algo parecido com:

1 - Um operador está no início da linha recebendo os pacotes que são compostos por vários itens.
2 - O operador registra através de uma leitora de códigos de barras o início da produção dos itens que fazem parte do pacote e os coloca na linha de produção.
3 - a linha de produção segue até o final.
4 - Outro operador está registrando com outra leitora os códigos de barras dos itens que foram finalizados até o pacote estar completo.

Pergunto:

• Existem leitoras de códigos de barras que funcionam sem estar conectado a um computador?
  • O ambiente não é propício para computadores (excesso de pó e calor), eu poderia colocar um servidor na rede para receber os dados das leitoras?
  • É possível fazer algo com Java para atender este tipo de demanda?

Verifiquei na internet que existem leitoras que funcionam via bluetooth. Alguém já teve contato com este tipo de equipamento?

Grato pela atenção e ajuda dos que puderem contribuir.

Att.

• Existem leitoras de códigos de barras que funcionam sem estar conectado a um computador?

sim (são controlados por computador, mas os mesmos nao precisam estar no mesmo local que o leitor (via rede))

• O ambiente não é propício para computadores (excesso de pó e calor), eu poderia colocar um servidor na rede para receber os dados das leitoras?

sim, poderia não, DEVE (colocar 1 computador por cada leitor não viabilizaria seu projeto)

• É possível fazer algo com Java para atender este tipo de demanda?

sim, trabalhei em um projeto para controlar hardware de terceiros, é dificil, mas possivel

sobre o bluetooth eu não recomendo, já trabalhei em um projeto usando bluetooth e não é nada viavel, deve existir alguma coisa por wifi ou cabo mesmo

Esses dados precisam realmente serem transmitidos para uma estação? Ou podem ser armazenados para um posterior sincronismo? Se puderem, não seria viável fazê-lo?