Olá pessoal, estou com dúvida de como fazer o código para controle de estoque sem utilizar banco de dados. No meu projeto quando o usuário colocar o código do produto, o programa terá que verificar no estoque e se tiver atualizar a quantidade
É um projeto para estudo?
Se for, neste caso só precisaria criar uma classe Estoque
, como sugestão eu diria que tu poderia ter um atributo na classe do tipo Map<Produto, Integer>
para representar o estoque de produtos, onde Produto
é sua classe que representa o produto, e o Integer
representa a quantidade do produto.
É um projeto para estudo sim, na verdade estou tentando fazer uma vending machine simples, em que tenho que fazer o controle de estoque e vendas
Se for para não usar BD e os dados não forem permanecer, é só usar um Map. Ou talvez criar uma variável estática na classe do produto.
Se os dados precisarem permanecer, você pode trabalhar com arquivos em disco usando a classe File.
Qual sua dúvida específica?
Nesse caso a sugestão que dei já atenderia, lembrando que os dados só estariam disponiveis na aplicação em tempo de execução, ou seja, quando encerrar a execução todos os dados serão perdidos.
Se precisar de alguma forma manter isso, já que não pretende usar um banco de dados poderia gravar os dados em arquivo txt, csv ou json o que achar mais fácil.
eu preciso mostrar um relatório de vendas, se os dados se perderem acho que não vai dar bom haha por enquanto criei um enum com os produtos (posição e preço), vou começar a classe estoque agora
Se for para um trabalho de meio de semestre, faz uma função que gere aleatoriamente dados de vendas (simulando um usuário efetuando as compras); isso resolveria o problema de você sempre precisar digitar dados ou de eles não ficarem salvos, já que o objetivo principal seria aprender a codificar.
Se for o trabalho para apresentar no final do semestre, salve em disco os dados.
Se for um trabalho que você for incrementar até o final do curso, se prepare pra estudar BD; e neste caso recomendo dar uma olhada no Hibernate.