Conteúdo sobre Design Pattern

Olá pessoal,

Sou novo em java e gostaria de saber algumas coisas:

1 - O que é e o que eu preciso saber sobre design pattern???

2 - Onde eu encontro um bom material sobre design pattern???

Obrigado

Uma boa fonte é a Wikipédia:

Abs!
Danilo

Uma coisa que você não precisa fazer é decorá-los. Você precisa entender o contexto ao qual cada um se aplica, para isso é bom lê-los e estudar exemplos de aplicação ( bons livros sobre padrões possuem exemplos ).

Acho bom você comprar um livro. Um que gostei bastante foi o Head First, mas ele não tem todos os padrões com detalhes. A referência na área é o livro da Gangue dos Quatro.

eu acho q a forma mais prática de estudar design patterns é tentar aplicar alguns padrões (inicialmente alguns mais simples de implementar) no seu dia a dia de trabalho.

Estudar padrões só por estudar é meio vago, já que a proposta deles é facilitar a resolução de problemas comuns…

O mencionado GoF (Gang Of Four), que é um livro bastante “pesado” (exemplos em C++/Smalltalk), é o início… Como já foi dito, talvez você queira dar preferência para o Head First Design Patterns, que é mais didático e exemplificado em Java.

Outro que recomendo é o Patterns of Enterprise Application Architecture do Martin Fowler… e também o Core J2EE PAtterns, que apesar de antigo (um pouco obsoleto por estar ligado a especificação J2EE antiga), ainda é uma boa referência (já que está online mesmo).

Você encontra um ótimo material também no livro do Eric Evans, Domain-Driven Design…

Baixe o projeto Blueprint da Sun Java Pet Store onde você pode estudar a aplicação de vários patterns…

[quote=rissato]eu acho q a forma mais prática de estudar design patterns é tentar aplicar alguns padrões (inicialmente alguns mais simples de implementar) no seu dia a dia de trabalho.

Estudar padrões só por estudar é meio vago, já que a proposta deles é facilitar a resolução de problemas comuns…[/quote]
Isso não funcionou muito bem comigo… Não tive como saber onde aplicar os padrões antes de lê-los.

[quote=cristianosanchez]Outro que recomendo é o Patterns of Enterprise Application Architecture do Martin Fowler… e também o Core J2EE PAtterns, que apesar de antigo (um pouco obsoleto por estar ligado a especificação J2EE antiga), ainda é uma boa referência (já que está online mesmo).

Você encontra um ótimo material também no livro do Eric Evans, Domain-Driven Design…

Baixe o projeto Blueprint da Sun Java Pet Store onde você pode estudar a aplicação de vários patterns… [/quote]
Na minha opinião, é melhor começar pelos padrões do GoF antes de passar para os padrões documentados por Martin Fowler, Eric Evans e pelos blueprints da Sun.

O nome. Que problema resolve. Em que fundações é baseada a solução.
Que inconvenientes o uso do padrão tem. Que escolhas ele faz.
Saber reconhecer um padrão em código escrito por outrem.
Saber implementar no seu código.