Irei colocar aqui os tópicos que são abordados nestas duas certificações. Estou fazendo isso, pois tive uma certa dificuldade em encontrar o que realmente estudar para a primeira e segunda prova da Oracle (sendo a nova forma de se entrar no “mundo” de certificações da Oracle no que se diz a desenvolvimento Java onde são o ponto de partida para as outras) que como sabemos, agora possuem as seguintes divisões:
Programmer I e programmer II, OCA e OCP respectivamente.
Sim, temos os livros preparatórios, mas sabendo o que é abordado em cada etapa, fica se livre para procurar conteúdos e materiais extras independente dos livros, caso alguém não tenha, assim o estudo fica mais direcionando/focado.
Para alguns pode ser irrelevante, mas para outros muitos, é uma dúvida a ser suprida e que acho de grande valia !
Segue:
Pogrammer I
Básico Java;
Tipos de dados;
Operadores e construtores de decisão;
Criando e usando Arrays;
Usando Laços;
Métodos e encapsulamento;
Herança;
Manipulação de Exceptions.
OBS: A prova da mais ênfase em conceitos principais do Java e menos ênfase em regras e sintaxes;
Muitos vão perguntar: "Como você sabe disso ?"
Essa informação foi passada por um instrutor Java Sênior da Oracle University em vídeos seminários que assisti.
Programmer II
Modelagem básica e avançada de classes Java;
Princípios de orientação a objetos;
Generics e coleções;
Manipulação de strings;
Exceções e assertivas;
Fundamentos de Java I/O e NIO.2;
Construção de aplicações com JDBC;
Threads;
Concorrência e localização;
Peço desculpas desde já para os que venham achar isso desnecessário, e agradeço a quem puder acrescentar mais alguma coisa que eu esteja me esquecendo.
Pessoal, colocaram um ótimo simulado JAVA no site http://www.iheadgo.com para quem está querendo tirar a Certificação.
Ate agora foi o melhor que eu encontrei. Alguém ja viu :
Tem simulado de várias provas JAVA. Inclusive o site grava a evolução em gráfico dos seus estudos.
Gostei bastante e estou usando esse site para estudar para a prova 1Z0-804 - ORACLE Java SE 7 Programmer II que vou fazer.
Pros amigos ae que fizeram a OCA, quando tem código na pergunta, ele não aparece identado?
Vi no próprio site da Oracle uns perguntas exemplo, e pelo menos lá, não tinha identação no código,
o que faz, eu pelo menos, demorar mais pra interpretar o trecho do código, sendo que o cara
tem aprox. 1min. e pouco pra responder a questão.
Eu tenho as certificações SCJA 1.4 e SCJP 1.4. É melhor eu atualizar para a 1Z0-805 ou refazer as duas certificações? já ouvi falar que a atualização é mais difícil, porque aborda apenas as diferenças entre as versões .
Depois pretendo atualizar a minha pra Java 8, assisti uma apresentação do Paulo Silveira(Caelum) no Javaneiros2013, onde era apresentando algumas novidades do Java 8.
Comecei a estudar a dois dias, agora descobri o simulado da Visual CertExam, alguém sabe me dizer se o conteúdo desse simulado é bom ele é baseado na prova?
Visual CertExam é um programa onde pode-se elaborar questões com múltiplas ou apenas uma resposta.
O que manda é o arquivo “.VCE” que vai usar. Corra do testkiller, pois é trapaça, vai decorar a prova e não responder de verdade.
Tem um caso aqui na minha cidade onde o uma pessoa certificada, durante uma entrevista não conseguiu explicar e nem implementar cenários com HashMap/TreeSet/LinkedList.
[quote=julianluis]Pros amigos ae que fizeram a OCA, quando tem código na pergunta, ele não aparece identado?
Vi no próprio site da Oracle uns perguntas exemplo, e pelo menos lá, não tinha identação no código,
o que faz, eu pelo menos, demorar mais pra interpretar o trecho do código, sendo que o cara
tem aprox. 1min. e pouco pra responder a questão.
Valeul[/quote]
Cara fiz a prova no dia 03/02/2014 o exame 1Z0-803 o programmer 1
e todos os códigos eram indentados, esse foi o meu maior medo, mas foi tranquilo a prova
mas eu demorei, encerrei todas as 90 questões faltando 7min para acabar
e só me sobrou os 7min para revisar mais de 20 questões =/
mas consegui passar =D
e o resultado não saiu na hora, veio no email depois de uns 10min, ai loguei no certview da oracle dizia la.
agora é estudar para fazer a 1Z0-804 programmer 2.
Cara fiz a prova no dia 03/02/2014 o exame 1Z0-803 o programmer 1
e todos os códigos eram indentados, esse foi o meu maior medo, mas foi tranquilo a prova
mas eu demorei, encerrei todas as 90 questões faltando 7min para acabar
e só me sobrou os 7min para revisar mais de 20 questões =/
mas consegui passar =D
e o resultado não saiu na hora, veio no email depois de uns 10min, ai loguei no certview da oracle dizia la.
agora é estudar para fazer a 1Z0-804 programmer 2.[/quote]
Estou estudando para esta mesma certificacao!
Tem dicas sobre a prova? como foi, o que mais foi cobrado e o que precisamos prestar atencao?
Algum tema/assunto que precise de mais cuidado?
Mais teoria, mais pratica ou como isso esta dividido?
Quanto tempo de prova para as 90 questoes?