Conteúdo certificação Oracle Java SE 7 Programmer I (1Z0- 803) e Programmer II (1Z0- 804)

Boa tarde a todos !!

Irei colocar aqui os tópicos que são abordados nestas duas certificações. Estou fazendo isso, pois tive uma certa dificuldade em encontrar o que realmente estudar para a primeira e segunda prova da Oracle (sendo a nova forma de se entrar no “mundo” de certificações da Oracle no que se diz a desenvolvimento Java onde são o ponto de partida para as outras) que como sabemos, agora possuem as seguintes divisões:
Programmer I e programmer II, OCA e OCP respectivamente.
Sim, temos os livros preparatórios, mas sabendo o que é abordado em cada etapa, fica se livre para procurar conteúdos e materiais extras independente dos livros, caso alguém não tenha, assim o estudo fica mais direcionando/focado.

Para alguns pode ser irrelevante, mas para outros muitos, é uma dúvida a ser suprida e que acho de grande valia !

Segue:

Pogrammer I

Básico Java;
Tipos de dados;
Operadores e construtores de decisão;
Criando e usando Arrays;
Usando Laços;
Métodos e encapsulamento;
Herança;
Manipulação de Exceptions.

OBS: A prova da mais ênfase em conceitos principais do Java e menos ênfase em regras e sintaxes;

Muitos vão perguntar: "Como você sabe disso ?"
Essa informação foi passada por um instrutor Java Sênior da Oracle University em vídeos seminários que assisti.

Programmer II

Modelagem básica e avançada de classes Java;
Princípios de orientação a objetos;
Generics e coleções;
Manipulação de strings;
Exceções e assertivas;
Fundamentos de Java I/O e NIO.2;
Construção de aplicações com JDBC;
Threads;
Concorrência e localização;

Peço desculpas desde já para os que venham achar isso desnecessário, e agradeço a quem puder acrescentar mais alguma coisa que eu esteja me esquecendo.

Pessoal, colocaram um ótimo simulado JAVA no site http://www.iheadgo.com para quem está querendo tirar a Certificação.
Ate agora foi o melhor que eu encontrei. Alguém ja viu :

Tem simulado de várias provas JAVA. Inclusive o site grava a evolução em gráfico dos seus estudos.
Gostei bastante e estou usando esse site para estudar para a prova 1Z0-804 - ORACLE Java SE 7 Programmer II que vou fazer.

Alguém aqui já conhecia esse site?

Ricardo Andrei

Deixa eu ver se entendi, eu faço a prova do Programmer I, ai tiro o certificado. Ai se eu quiser faço do Programmer II ?

Não, a Programmer I é equivalente a uma OCA.
Pra ser OCJP7 tem passar nas 2 provas.

Pros amigos ae que fizeram a OCA, quando tem código na pergunta, ele não aparece identado?
Vi no próprio site da Oracle uns perguntas exemplo, e pelo menos lá, não tinha identação no código,
o que faz, eu pelo menos, demorar mais pra interpretar o trecho do código, sendo que o cara
tem aprox. 1min. e pouco pra responder a questão.

Valeul

Pessoal,

Eu tenho as certificações SCJA 1.4 e SCJP 1.4. É melhor eu atualizar para a 1Z0-805 ou refazer as duas certificações? já ouvi falar que a atualização é mais difícil, porque aborda apenas as diferenças entre as versões .

Abraço.

Eu optaria por atualizar, sendo apenas uma prova.

Valeu asousaj,

Vou comprar um simulado e começar a estudar.

Abraço

Ari

Bons estudos.

Depois pretendo atualizar a minha pra Java 8, assisti uma apresentação do Paulo Silveira(Caelum) no Javaneiros2013, onde era apresentando algumas novidades do Java 8.

http://www.javaneiros.com.br/2013/11/06/paulo-silveira/

Qual o site para realizar o pagamento e escolher o local da prova?

http://www.pearsonvue.com/

Segue um guia:
http://uaihebert.com/como-agendar-sua-certificacao-java-oracle/

Comecei a estudar a dois dias, agora descobri o simulado da Visual CertExam, alguém sabe me dizer se o conteúdo desse simulado é bom ele é baseado na prova?

Visual CertExam é um programa onde pode-se elaborar questões com múltiplas ou apenas uma resposta.
O que manda é o arquivo “.VCE” que vai usar. Corra do testkiller, pois é trapaça, vai decorar a prova e não responder de verdade.
Tem um caso aqui na minha cidade onde o uma pessoa certificada, durante uma entrevista não conseguiu explicar e nem implementar cenários com HashMap/TreeSet/LinkedList.

Bons estudos.

Tem simulados bem interessantes no www.iheadgo.com

E muita coisa em português.

[quote=julianluis]Pros amigos ae que fizeram a OCA, quando tem código na pergunta, ele não aparece identado?
Vi no próprio site da Oracle uns perguntas exemplo, e pelo menos lá, não tinha identação no código,
o que faz, eu pelo menos, demorar mais pra interpretar o trecho do código, sendo que o cara
tem aprox. 1min. e pouco pra responder a questão.

Valeul[/quote]

Cara fiz a prova no dia 03/02/2014 o exame 1Z0-803 o programmer 1
e todos os códigos eram indentados, esse foi o meu maior medo, mas foi tranquilo a prova
mas eu demorei, encerrei todas as 90 questões faltando 7min para acabar
e só me sobrou os 7min para revisar mais de 20 questões =/
mas consegui passar =D
e o resultado não saiu na hora, veio no email depois de uns 10min, ai loguei no certview da oracle dizia la.
agora é estudar para fazer a 1Z0-804 programmer 2.

[quote=dennypg]

Cara fiz a prova no dia 03/02/2014 o exame 1Z0-803 o programmer 1
e todos os códigos eram indentados, esse foi o meu maior medo, mas foi tranquilo a prova
mas eu demorei, encerrei todas as 90 questões faltando 7min para acabar
e só me sobrou os 7min para revisar mais de 20 questões =/
mas consegui passar =D
e o resultado não saiu na hora, veio no email depois de uns 10min, ai loguei no certview da oracle dizia la.
agora é estudar para fazer a 1Z0-804 programmer 2.[/quote]

Estou estudando para esta mesma certificacao!
Tem dicas sobre a prova? como foi, o que mais foi cobrado e o que precisamos prestar atencao?
Algum tema/assunto que precise de mais cuidado?
Mais teoria, mais pratica ou como isso esta dividido?
Quanto tempo de prova para as 90 questoes?

Caros,

alguém sabe se depois que você faz a primeira prova, você tem um limite de tempo para marcar a segunda prova?