Senhores, tudo bem?
me surgiu uma duvida entre as 3 opções e suas demais variações, poderiam me esclarecer? É uma duvida besta de iniciante, mas como fiquei muito tempo longe de web dev, acabei voltando as dúvidas básicas.
quando, em um sitema bd → servidor web → front, eu devo optar tratar por view, função ou trigger no bd, função ou classe no servidor web ou/e tratar e filtrar com javascript no cliente? (tanto completamente quanto dividindo entre eles?)
ex:
digamos que eu tenha 6 consultar obrigatorias que nunca mudam e devem virar uma tabela no front (uma tabela, 6 filtros). (digamos que 3 tabelas sejam pequenas e que 3 tenham uma quantidade massiva de dados), qual seria a resposta correta?
- Eu devo optar por fazer as 6 consultas durante A abertura do contexto de requisição do servidor web ,tratar no servidor web, fazer a tabela no servidor web e enviar? Para evitar processamento no bd e no cliente?
- Eu devo optar por fazer as 6 consultas durante a abertura do contexto, fazer os filtros, passar tudo para json, enviar para o front e criar a tabela com javascript no final do carregamento da pagina? deixando parte do processamento com o servidor web e parte com o cliente?
- Eu devo fazer uma view no banco de dados(deixando o trabalho de filtrar e processar para o banco), enviar para o servidor web fazer a tabela(processando a tabela), e enviar para o front? deixando a maior parte do processamento com o banco, uma pequena parte com o servidor web e nada com o front?
- Eu devo fazer essa consulta e filtro de forma pré-processada(no bd ou no servidor web?), criar e instânciar no meu servidor web independente de contexto, e atualiza-la só quando contexto de inserção nelas(através de um trigger ou função do servidor web)? (usando redis ou como um objeto no programa?)
- eu devo criar uma função pré-renderizada com filtros no bd (query já em código de maquina), processar a tabela no servidor web e instância-la independente do contexto ativo ou não, pré-renderizar a pagina e só atualiza-la caso o algum novo contexto de requisição insira dados (por trigger e/ou por servidor web?)?
- alguma outra forma?
Eu sei que parece uma questão de concurso, mas é uma duvida real.