Galera estou tendo dificuldade em fazer este exercicio que é extremamente basico…
voltei a estudar agora,depois de ter trancado a matricula a muitoooo tempo.
Se alguem puder me ajudar…
abaixo vai o basico do codigo,e as partes que travei…
public class ListaPersonagens {
//implemente aqui uma atributo para armazenar ORDENADAMENTE os personagens
//crie métodos GET e SET para o atributo criado acima.
public void adicionar(String time){
//complete o código do método
}
public boolean contem(String time){
//complete o código do método
}
public void limpa(){
ok,é bom saber que o pessoal aqui realmente é rapido(!!),
se vc puder me mostrar como fica o codigo…
ai eu olho analiso,e vou tentando tirar minhas duvidas por aqui…
valeu a velocidade,hehehe
Olha fazer o código não tem como, é um dever seu como futuro programador forçar a cabeça para enxergar a lógica.
Mas aqui vai uma luz.
[code]ArrayList minhalista = new ArrayList();
//o arraylist tem alguns métodos simples para serem usados, agora exercite um pouco a lógica.
minhalista.add();
minhalista.contains();
minhalista.remove();
Helppppppp(brincadeirinha,hehehe)
assim se eu entendi,
esse ArrayList,seria uma lista de Arrays,(obvio…)
e ela já possui as funçoes que eu havia mencionado,joguei ela no Eclipse(estou trabalhando com ele…)
ele apontou um monte de erros,
acho q assim como meu professor vc passou o molde,com a intençao que eu modele a obra…mas estou muito enferrujado…mal lembro o significado de Array.
Se vc puder me explicar mais alguma coisa.
Então, deixa eu tentar, na minha faculdade deu um problema que pode ser parecido com o seu. Quando defini o arraylist apareceu como erro, mas na realidade é porque a biblioteca do java que estava sendo usada era uma ultrapassada, dai só foi clicar no warning do lado direito e selecionar “change jre 5.0 bla bla bla”, algo do gênero.
Bom, array é simples, é uma variavel que guarda valores. Exemplo:
String[] nomes = new String[100];
//você terá posições que começam do 0 (ZERO não se esqueça disso!) e que vão até o 99, aí você usa do jeito que precisar.
nomes[0] = "Hugo";
...
nomes[99] = "Wells";
//O array list é da mesma forma, só que não tem a referência da posição assim tão na cara.
ArrayList<String> minhalista = new ArrayList<String>();
minhalista.add("Hugo"); //na posição zero terá a String hugo
minhalista.add(99, "Hugo"); //posso estar enganado na ordem mas assim é que coloca tal String em tal posição.
minhalista.contains("Hugo"); //vai retornar verdadeiro se tiver e falso caso contrário
minhalista.remove(0); //remove a String que tem na posição 0
//Simples? :D
ok,
vc demostrou um exemplo e eu voltei a me lembrar de algumas coisinhas…
tipo,sempre se começa a contagem do 0…e nunca chega ao ultimo numero(n-1),ok
essa parte foi muito boa.
ai abriu-me um a duvida,tipo eu qro q o usuario digite os nomes,entao eu criando a ArrayList,o usuario vai poder entrar com os dados,ou eu ainda preciso implementar isso,se sim como…
qualquer coisa num precisa nem fazer…é so ir me dando uns toques…está facilitando pakas…to lembrando de algumas coisas…
acho q tenhu q fazer uma referencia determinado ponto d amemoria do meu programa aonde o nome esta guardado nao é isso??
se for eu nao lembro como faz…affz
Então, no java a muitas classes para entrada de dados. Uma delas é o Scanner. Da qual ele vai pegar o que o usuário digitar no teclado. Saca?
import java.util.Scanner;
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
//Pegará tudo o que o usuário digitar pelo teclado. Terá qe ter atributos para receber o tal valor do teclado. Como é String então será uma variável do tipo String.
String nome = scanner.next(); //a vários tipos de "next" nesta classe como por exemplo. nextInt() para um inteiro, nextDouble e assim vai.
//Ai agora você passa a variavel "nome" que contém um String que foi digitada pelo usuário como parâmetro para a sua classe que vai adicioar o nome e assim para as demais classes. Mas antes precisará definir um objeto, como você terá duas classes independentes. Por exemplo.
ListaPersonagens listaPer = new ListaPersonagens();
listaPer.adicionar(nome);
//E assim vai. haha
Bom to saindo do trampo agora e depois volto a ver o tópico.
Ai Hugo,toda a sua ajuda está facilitando.
Mas falei com meu professor,e ele falou que tem que ser com o metodo GET e SET…e que esse metodo seria muito mais facil q o ArrayList…affz,
eu já tnehu a classe testadora pronta(ela que vai fazer o programinha funcionar!),
e essa testadora é quem me passa os nomes de personagens…
ela tmb testa p ver se os nomes que ela procura(ela ja passa dois como referencia…)
…
se vc conseguir alguma orientaçao,alem de tudo o q ja fez por mim…
Valeus!!
Um ArrayList é uma coleção de objetos. E não uma lista de arrays…
Se vc precisar criar um métod que adicione valores num AraayList use:
public class teste{
List minhaLista = new ArrayList();
public List getMinhaLista(){
return minhaLista;
}
public void setminhaLista(List minhaLista){
this.minhaLista = minhaLista;
}
public Boolean adicionaNomes(String nome){
minhaLista.add(nome);
return true;
}
public Boolean removeNomes(String nome){
minhaLista.remove(nome);
return true;
}
}
Bom, o champz ai resolveu sua dúvida. Ou melhor fez o trabalho para ti. Pois é esse o papel de um fórum, você cria um tópico com trabalhos e os “mestres” do java respondem o que você quer do jeito que você quer, ou seja, fazendo seu trabalho.
Mas ai,
minha intençao nao era ter o trabalho feito por alguem…
e sim conseguir aprender no processo…
ainda estou aqui procurando entender cada minucia,para ter o minimo de duvidas possiveis.
Mas agradeço aos dois(Hugo e Giulliano)pela boa vontade e ajuda…e é possivel que eu ainda tire mais algumas duvids sobre a logica desse problema para q assim eu possa resolver os outros.!hehehe
mas acaba que nao serve p resolver o meu problema,
pois eu tnehu q usar o SET/GET nele,
ai eu tenhu q matar a logica…p poder resolver isso…
o ArrayList,esta fora da ideia…
public class Main{
public static void main(String args[]){
PegaNomes teste = new PegaNomes();
teste.setNome("Hugo");
System.out.print(teste.getNome());
}
}
public class PegaNomes(){
private String nome; //variavel privada ou seja começando com encapsulamento
public void setNome(String nome){
this.nome = nome;//this.nome faz referência a variavel global e o nome ap