Aí, pessoal, boa noite. Estou fazendo experiências com gerenciadores de layout, prá ver com qual me identifico. Desta vez, estou usando o constraintLayout, e já tenho uma questão prá ver como vocês, que já o usam, resolvem. É simples prá entender: Por exemplo, coloco um texto num textView, uso um emulador tamanho padrão (os mais usados). O texto preenche todo o textView, com um espaço à esquerda e outro à direita. Quando rodo o programa num ‘small’, algumas letras não aparecem, aí a solução é reduzir o tamanho da fonte, mas já não fica bem no tamanho padrão, porque o textView se expande ou contrai, conforme o tamanho do emulador, mas as letras não. E se rodar num emulador ‘large’, as letras ficam muito pequenas. Tem como as letras acompanharem a expansão do textView, para maior ou menor, conforme o tamanho do device? Como se resolve isso, usando constraintLayout?
cara, tenta isso:
<TextView
android:id="@+id/myTextView"
android:layout_width="wrap_content"
android:layout_height="wrap_content"
android:text="MMMEEEEUUUU TTTEEEEEEXXXTOOOOOOOO"
android:autoSizeTextType="uniform"
android:autoSizeMinTextSize="12sp"
android:autoSizeMaxTextSize="100sp"
android:autoSizeStepGranularity="2sp"
app:layout_constraintStart_toStartOf="parent"
app:layout_constraintEnd_toEndOf="parent"
app:layout_constraintTop_toTopOf="parent"/>
-
autoSizeTextType=“uniform”: habilita o ajuste automático do tamanho do texto, deixando uniforme no espaço dispnonivel.
-
autoSizeMinTextSize: Define o tamanho mínimo que o texto pode ter
-
autoSizeMaxTextSize: Define o tamanho máximo que o texto pode ter
-
autoSizeStepGranularity: Define o incremento do tamanho do texto (em sp) quevai acompanhar o tamanho do
TextView
Caro rodriguesabner. Estou testando aqui e me parece que resolve o problema. Obrigado aí pela dica e eu vou continuar aqui fazendo meu aplicativo, e como sou iniciante em android studio assim que surgirem outras dúvidas consulto os meu colegas, que já estão bem lá na frente, e são bem mais experientes. Mais uma vez obrigado.
show!! Sinta-se a vontade pra mandar as dúvidas por aqui também!
OK, obrigado.