Conselhos dos gringos: Até que ponto devo seguir?

[quote=Júlio Murta]
Não sei se é bem assim. Penso que muitas empresas deixam informações vitais sobre o seu negócio na mão de terceiros quando contratam uma solução de gestão empresarial. E, como você mesmo disse, poucos desenvolvem o próprio ERP. Logo, informações críticas como faturamento, compras, financeiro e outras acabam sim sendo terceirizadas.

Eu havia me referido ao aspecto mais técnico da coisa. Por exemplo, mesmo que seja algo simples é comum ver ERPs por aí que não são desmembrados em aplicação Server e aplicação Client, sendo a aplicação Server responsável por guardar as regras de negócio e o Client uma mera carcaça. Isso permite portar o Client para outras plataformas (Web, mobile) de maneira muito menos dolorida do que migrar um ERP desktop para Web que acessa diretamente o banco e possui várias regras de negócio no evento click dos botões :p[/quote]

Não entendi, como isso vai aumentar o status de programadores Delphi?

Programadores COBOL eram valorizados justamente porque migrar de tecnologia era extremamente “dolorido”.

Ao tornar o processo de migrar um ERP delphi para outra tecnologia, de forma menos “dolorida”, você esta basicamente facilitando a defasagem desses profissionais, e não tornando-os mais necessários. :slight_smile:

Visto que aplicações front-end em Delphi não oferecem aprisionamento tecnológico, desenvolvedores delphi não terão o status que programadores COBOL tinham.

[quote]Em economia, Aprisionamento tecnológico corresponde ao termo Inglês Vendor lock-in. O aprisionamento tecnológico torna um cliente dependente do vendedor de serviços e produtos, impedindo o cliente de trocar de vendedor sem implicar custos adicionais substanciais.

Projetos em Java evitam esse tipo de problema e concedem liberdade aos desenvolvedores.[/quote]

ps:Repare que alguém da CAELUM editou o artigo na wikipedia introduzindo um equivoco. Projetos em Java não concedem liberdade para o desenvolvedor, e sim para o cliente. Desenvolvedores Java, Delphi, na verdade tendem a ser comoditizados devido a ausencia de aprisionamento tecnológico.

[quote=ImpossiveI]

Não entendi, como isso vai aumentar o status de programadores Delphi?

Programadores COBOL eram valorizados justamente porque migrar de tecnologia era extremamente “dolorido”.

Ao tornar o processo de migrar um ERP delphi para outra tecnologia, de forma menos “dolorida”, você esta basicamente facilitando a defasagem desses profissionais, e não tornando-os mais necessários. :)[/quote]

Pensei que o assunto sobre a necessidade de um programador Delphi ou não no futuro já tivesse acabado. Estava me referndo a criticidade de migrar um software para outra plataforma (no caso desktop x web).

Se bem que, como eu mesmo disse, caso tenhamos um server em delphi com uma aplicação web desenvolvida em outra plataforma ainda assim programadores delphi seriam necessários. Afinal, alguém ainda teria que realizar a manutenção na aplicação servidora.

A grande questão é que se você programa Cobol (e até mesmo Delphi) e não está no final da carreira, qual o seu plano B?

[quote=Júlio Murta]
Pensei que o assunto sobre a necessidade de um programador Delphi ou não no futuro já tivesse acabado. Estava me referndo a criticidade de migrar um software para outra plataforma (no caso desktop x web).

Se bem que, como eu mesmo disse, caso tenhamos um server em delphi com uma aplicação web desenvolvida em outra plataforma ainda assim programadores delphi seriam necessários. Afinal, alguém ainda teria que realizar a manutenção na aplicação servidora. [/quote]

Achei que você perguntou o que não era operação crítica. Migrar sistemas não é uma operação crítica para o negócio da empresa, e se não é crítico para empresa, vai ser terceirizado, e não será bem recompensado.

Dar manutenção em legado não necessariamente é uma posição de status, só se o sistema for crítico para o negócio da empresa. Que tipo de indústria ainda possui servidores em Delphi? Bancos com certeza não é o caso.

[quote=A H Gusukuma] A grande questão é que se você programa Cobol (e até mesmo Delphi) e não está no final da carreira, qual o seu plano B?
[/quote]

Acredito que o mesmo de quem programa em Java, se tornar analista ou gerente.

[quote=ImpossiveI][quote=A H Gusukuma] A grande questão é que se você programa Cobol (e até mesmo Delphi) e não está no final da carreira, qual o seu plano B?
[/quote]

Acredito que o mesmo de quem programa em Java, se tornar analista ou gerente.[/quote]

Claro, mas aí, devemos incluir todo mundo. Planejamento de carreira é fundamental, a não ser para quem gosta de viver conduzido pelo acaso.

[quote=A H Gusukuma]
Claro, mas aí, devemos incluir todo mundo. Planejamento de carreira é fundamental, a não ser para quem gosta de viver conduzido pelo acaso.[/quote]

quem não gosta de viver conduzido pelo acaso e não tentou medicina ou advocacia, provavelmente só tem a área de gestão…

No caso de programadores, como planejar uma carreira se as tecnologias tem um ciclo de vida menor do que o tempo de carreira do profissional? Só se você tiver bola de cristal.

Acho que ele quis dizer no sentido de ter um foco, um norte.

O que isso significa na prática?

Eu posso entender isso como me especializar em 1 tecnologia, o que seria arriscado caso essa tecnologia fique defasada.

Por outro lado, um programador poliglota não tem um foco específico, mas estaria mais preparado para as incertezas do mercado.

sem falar empresas que adoram usar o “foco na carreira” pra convencer programadores com medo do futuro a aceitarem um salário menor no presente.

Legal falar sobre planejamento de carreira mas é dificil fazer um planejamento pois a area de tecnologia muda o tempo todo e é dificil selecionar tecnologias duradouras.

Fico feliz de ter trabalhado com Delphi pois vem pagando o leitinho das crianças a um longo tempo . realmente compensou aprende-la .

Hoje , quase não programo mas procuro pesquisar novas tecnologias e fazer pequenos projetos para ficar “atualizado” , se é que isso é possível.

Compro livros , procuro sempre esta fazendo algum curso ,no momento inglês .

Penso em empreender , na area ou não , talvez esse seja o meu plano B pois acredito que será cada vez mais dificil encontrar empresas de tecnologias sérias para trabalhar , se é que isso só esta ocorrendo com a area de informática.

Qual seria o conselho dos gringos ? Como será que funciona em outros países ?

Planejamento financeiro > planejamento de carreira.

Até porque, como vc bem disse, não existe carreira em TI.

Planejamento financeiro > planejamento de carreira.[/quote]

Planejamento de Carreira sem o Planejamento Financeiro não seria possível pois não teria como bancar faculdade , cursos de especialização , livros e as viagens que fiz pois ninguem é de ferro :slight_smile:

Planejamento financeiro > planejamento de carreira.[/quote]

Certamente ! Planejamento de Carreira sem o Planejamento Financeiro não seria possível pois não teria como bancar faculdade , cursos de especialização , livros e as viagens que fiz pois ninguem é de ferro :slight_smile:
[/quote]
Se fez tudo isso, o que não pode ser considerado planejamento de carreira?

Planejamento financeiro > planejamento de carreira.

Até porque, como vc bem disse, não existe carreira em TI.[/quote]
???

Planejamento financeiro > planejamento de carreira.

Até porque, como vc bem disse, não existe carreira em TI.[/quote]
???[/quote]Cara, ele é troll.

Esquenta ñ. (:

Planejamento financeiro > planejamento de carreira.[/quote]

Certamente ! Planejamento de Carreira sem o Planejamento Financeiro não seria possível pois não teria como bancar faculdade , cursos de especialização , livros e as viagens que fiz pois ninguem é de ferro :slight_smile:
[/quote]
Se fez tudo isso, o que não pode ser considerado planejamento de carreira?[/quote]

Não me expressei direito quando disse “Certamente” :frowning:
Não era minha ideia afirmar que Planejamento de carreira não existe mas sim o contrário , ele deve ser feito e para isso o planejamento financeiro é muito importante.

Se sua carreira se baseia numa ou outra tecnologia específica, você está com sérios problemas.

Os melhores programadores que conheci são bons em fundamentos, não numa linguagem x ou y.

[quote=ViniGodoy]Se sua carreira se baseia numa ou outra tecnologia específica, você está com sérios problemas.

Os melhores programadores que conheci são bons em fundamentos, não numa linguagem x ou y. [/quote]

Vini, essa foi uma dúvida que sempre tive sobre carreira.

Em T.I podemos ter dois direcionamentos principais : gerencial e técnico. Eu sempre tive mais interesse pelo lado técnico, então sempre me foquei mais em aprender programação do regra negócio. E mais, eu sempre me foquei em uma tecnologia específica. Não que eu saiba apenas aquela tecnologia, mas eu tentei aprender o máximo com ela. Afinal, sempre considerei que melhor que saber fazer um CRUD em 10 linguagens é saber fazer de tudo com uma linguagem.

Porém, atualmente eu estou começando a ter problemas com essa abordagem. Eu dei totalmente as costas para Java, PHP, Ruby e as demais linguagens, e sinto que com isso reduzi minhas oportunidades de colocação no mercado.

Atualmente também estou querendo aprender regra de negócio. Me lembro que tempos atrás você escreveu um texto dizendo que um bom programador, além de bom técnico, deveria ter conhecimentos em economia e administração. Porém não salvei aquele texto em lugar algum , você pode me passar o link caso também se lembre dele?

[quote=Júlio Murta]Vini, essa foi uma dúvida que sempre tive sobre carreira.

Em T.I podemos ter dois direcionamentos principais : gerencial e técnico. Eu sempre tive mais interesse pelo lado técnico, então sempre me foquei mais em aprender programação do regra negócio. E mais, eu sempre me foquei em uma tecnologia específica. Não que eu saiba apenas aquela tecnologia, mas eu tentei aprender o máximo com ela. Afinal, sempre considerei que melhor que saber fazer um CRUD em 10 linguagens é saber fazer de tudo com uma linguagem.

Porém, atualmente eu estou começando a ter problemas com essa abordagem. Eu dei totalmente as costas para Java, PHP, Ruby e as demais linguagens, e sinto que com isso reduzi minhas oportunidades de colocação no mercado.

Atualmente também estou querendo aprender regra de negócio. Me lembro que tempos atrás você escreveu um texto dizendo que um bom programador, além de bom técnico, deveria ter conhecimentos em economia e administração. Porém não salvei aquele texto em lugar algum , você pode me passar o link caso também se lembre dele?[/quote]

Pois é, mas mesmo que você siga a abordagem técnica, você tem que demonstrar “skills” fundamentais. Lidar bem com threading, ter bom conhecimento em matemática e estatística, conhecer bem de padrões, processos de desenvolvimento de software, bancos de dados, etc. Um programador forte na parte técnica também terá no seu portifólio projetos com um grau de complexidade interessante para demonstrar.

Quando se faz entrevista para um programador, é geralmente isso que um (bom) gerente procura. A barreira da linguagem em si é muito rapidamente vencida, mas desse tipo de fundamento, não.

Sobre conhecer administração e economia, não me recordo desse texto. Não era um que eu estava argumentando sobre a falha dos programadores em se comunicar com as gerências? Por que sempre ouço muito mimimi de “meu gerente me entende”, mas vejo muito pouco esforço também do pessoal de informática em saber falar a linguagem que os gerentes sabem ouvir. Na minha opinião, muitas vezes há uma expectativa de que essa comunicação deve ser vencida de maneira unilateral pelo gerente. Poucos tem noção real de custos, retorno sobre investimento, riscos, etc. Pior ainda, é saber compor uma argumentação com esses fatores.