Olá, estou desde ontem pesquisando no google em em fóruns sobre o assunto, porem nem um lugar é claro com as informações, mas vamos a pergunta.
Estou matriculado para o curso de analise e desenvolvimento de sistemas, e quero focar na carreira de administrador de banco de dados, porém queria durante o curso, ja complementar meu curriculum com certificações e cursos, oque preciso fazer?
Eu pesquisei e ja vi as certificações para essa area, como MCDBA , Varias do Oracle, mas estou muito confuso pois não sei nem como faço para tirar essas certificações, que curso posso fazer para me preparar para elas… nas minhas pesquisas na internet não tem uma ordem especifica na qual eu deveria fazer, nem um lugar é claro com oque eu devo fazer, alguém pode me orientar em como eu posso começar?
Resumindo, preciso de um guia para ser um administrador de banco de dados para eu conseguir me planejar e cumprir meu objetivo. Obrigado.
Se você almeja tanto ser um DBA, você está fazendo o curso errado…
Ou deveria fazer algo mais abrangente, algum bacharel, Ciencias da Computacao, Sistemas de Informação, ou algum tecnólogo mais específico em Redes, pra depois fazer alguma pós em Banco de Dados…
Para certificacoes, tem as da Oracle (OCA, OCP e OCM, entre vários outros, mas esses são os mais especificos pra DBA em geral), tem os da DB2. Acredito que são os melhores pra um DBA investir…
Depois que escolher qual BD, foque nas certificações específicas, fazendo buscas na internet… vai achar milhoes de resultados…
Igor, para te falar a verdade, minha escolha do DBA foi por ser uma consequência do curso que vou fazer, pois eu li em alguns sites e os mesmos falam que analise e desenvolvimento de sistemas tem conhecimento para trabalhar com DBA, mas se você fala que não é bem isso que estou pensando eu ainda não comecei o curso, posso repensar em que eu vou focar ( pois somente o curso eu não vou mudar) , eu queria mais uma orientação mesmo pois não quero só fazer o curso e ficar parado só nas matérias do mesmo, quero seguir um foco, uma carreira, se você tiver alguma sugestão eu agradeceria bastante
Adriano, obrigado, quero ver a resposta do Igor para oque eu disse agora, se ele me recomendar a seguir isso mesmo, vou tentar fazer os cursos oferecidos nos links que você me passou, mas aceito sugestões suas também amigo.
[quote=igor_ks]Se você almeja tanto ser um DBA, você está fazendo o curso errado…
Ou deveria fazer algo mais abrangente, algum bacharel, Ciencias da Computacao, Sistemas de Informação, ou algum tecnólogo mais específico em Redes, pra depois fazer alguma pós em Banco de Dados…
Para certificacoes, tem as da Oracle (OCA, OCP e OCM, entre vários outros, mas esses são os mais especificos pra DBA em geral), tem os da DB2. Acredito que são os melhores pra um DBA investir…
Depois que escolher qual BD, foque nas certificações específicas, fazendo buscas na internet… vai achar milhoes de resultados…[/quote]
Já conheci DBAs que se formaram em direito, e aí?
A questão é que ele tenha afinidade e trabalhe com isso. Não importa o diploma.
Na verdade, depende muito mais de qual(is) banco(s) de dado(s) ele deseja administrar. Oracle? Postgres? SQL Server? DB2? Informix? Cada qual conta com seu caminho específico para ser administrador.
Aí que ele não teve o conhecimento base que uma faculdade pode dar… Se for pensar assim “e aí”, é a mesma coisa que pensar: Já vi programador formado em Marketing, e aí?
Um curso superior, deve ser usado pra direcionamento de sua carreira, não quer dizer que se o cara não o fizer, não vai conseguir… nem também que se ele fizer, ele vai conseguir.
felipewarm Não vai pela minha opinião, estude as possibilidades e tome sua própria decisão. Ao meu ver, é melhor fazer um curso mais abrangente. Um bacharelado em Sistemas de Informações, tem matérias como Redes, SO, Banco de dados, Segurança da informação, matérias que é bem ligadas a um DBA. Em ADS acho que o máximo que teria seria Banco de Dados.
Mas como o drsmachado disse, foque em um Banco de Dados também, pegue um pra estudar já. Os melhores que eu vejo é Oracle, DB2 e SQL Server.