Estou precisando da ajuda de vocês para configurar um ambiente de desenvolvimento para WEB. Instalei o Tomcat 6.0.18 como serviço do Windows XP, mas quando incluo um arquivo .jsp (index.jsp, por exemplo) na pasta indicada por diversos tutoriais, o sistema informa:
HTTP Status 404 - /sistema/index.jsp
type Status report
message /sistema/index.jsp
description The requested resource (/sistema/index.jsp) is not avalilable
Alguém poderia me orientar quanto a estrutura de pastas para conseguir executar um arquivo.jsp? Como devem ser configurados os arquivos server.xml e web.xml ?
Encontrei algumas dicas sobre as versões 4 e 5.5 do Tomcat, mas nada referente a versão 6.0.18.
Onde está instalado o tomcat? a pasta /sistema1 deveria estar dentro da pasta webapps do teu tomcat, a não ser que vc mapeou o contexto dentro do arquivo server.xml.
a estrutura do tomcat é a seguinte: dentro da pasta onde está instalado o tomcat tem uma pasta chamada ‘webapps’.
para sua aplicação rodar, vc terá que criar uma nova pasta dentro de webapps’ e, dentro da sua pasta, colocar os jsps.
então, digamos que vc instalou o tomcat pela sua instalação padrão, ele está instalado em ‘arquivos de programas’.
sendo assim, se o nome do seu sistema for ‘sistema’, vc terá q ter a seguinte estrutura de diretório:
C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\webapps\sistema1.
é dentro de sistema1 que vc deverá colocar os Jsps.
Agora, quanto ao server.xml e o web.xml: como informar que a página inicial a ser carregada é a index.jsp que encontra-se em C:\Program Files\Apache Software Fondation\Tomcat 6.0.18\webapps\sisav\WEB-INF ?
Pesquisei diversos sites sobre o assunto, mas sempre é feita uma referência a estas tags no web.xml:
Agora, eu aconselho vc estudar bem isso.
Porém, qdo vc for fazer as páginas em Jsp, isso praticamente fica em desuso, pq o próprio conteiner se encarrega de transformar a página Jsp em um servlet, sem precisar desse mapeamento.