Conectar mysql com android

Ola estou com um problema que gostaria muito da ajuda de vocês , seguinte estou fazendo um projeto com o android studio para estudo proprio , e queria conecta-lo com o mysql porem nunca fiz projetos com o android e não estou familiarizado com essa ide , por isso gostaria de ajuda de como adicionar o mysql connector e se precisaria de mais recursos para fazer a conexão , ontem tentei mas dava um erro “cloud not connection on the database” (algo assim) pfv me ajudem.Obrigado

1 curtida

Você conseguirá utilizar mysql com sua app android através de serviços providos por um backend (soap, rest, etc). Acho que não há como o android conectar diretamente ao mysql por conta do driver (não tenho certeza).

1 curtida

É possível, mas não eficiente via internet, principal cenário mobile. Numa rede local até rola.

Enfim, ninguém faz isso profissionalmente. Então siga o que @Lucas_Camara falou, ou use o Firebase ou Firestore.

1 curtida

Ah sim obrigado , mas no caso eu gostaria de conectar com o mysql apenas para estudo , mas não estou tendo sucesso eu gostaria de ajuda nesta questão

Em que exatamente não está tendo sucesso? Posta o código.

E qual objetivo de desperdiçar tempo estudando algo que não se aplica no mundo? Se quer estudar MySQL, aplica isso com backend PHP, Java, Go, .NET, etc.

1 curtida

Douglas, como já dito acima, é um pouco complicado utilizar o MySQL nativamente com Android. Para estudo, você pode criar um servidor localhost um banco de dados MySQL, e retorno de dados JSON (em PHP por exemplo). Daí acessaria esse dados com seu app Android através do endereço como por exemplo “http://localhost/meuapp/json/meus-dados-json.php”. Inclusive pode criar esse serviço web mesmo, em um servidor gratuito. Muitos apps funcionam assim. Vai em frente que vai dar certo!

1 curtida

Ah obg , estou começando a fazer um projeto para uma escola e preciso de um banco de dados que guarde as informações de todos os alunos (O BD ficaria na internet) e gostaria de saber qual a melhor opção para o projeto , Obrigado a todos

REST API como já foi falado. Exemplo com PHP: http://phppot.com/php/php-mysql-rest-api-for-android/

Ou serviços prontos como Firestore ou Firebase.

1 curtida

Aproveitando o tópico, qual seria a melhor formar de armazenar informações e ‘linkar’ com o app?

Armazenar no celular ou em servidor?

Armazenar em um servidor os preços de uma loja que é exposta no seu aplicativo, por exemplo, e poder mudar aquilo eventualmente em uma promoção, através de uma simples interface para quem for faze-lo, sem que tenha que lidar com códigos.

Como assim sem lidar com códigos?

Me referi a interface para alteração dos valores.

Aqui nesse tópico já foi falado a melhor forma de armazenar no servidor, através de um backend seguindo REST ou usando serviços prontos como Firestore ou Firebase.

1 curtida

Tem mais algum material/artigo/site/link, além do que você indicou acima?

Usando quais tecnologias? Se for PHP + Mysql veja o link que postei acima.

Dá uma olhada nesse vídeo

Obrigado a todos :slight_smile: consegui resolver o problema