Ola estou com um problema que gostaria muito da ajuda de vocês , seguinte estou fazendo um projeto com o android studio para estudo proprio , e queria conecta-lo com o mysql porem nunca fiz projetos com o android e não estou familiarizado com essa ide , por isso gostaria de ajuda de como adicionar o mysql connector e se precisaria de mais recursos para fazer a conexão , ontem tentei mas dava um erro “cloud not connection on the database” (algo assim) pfv me ajudem.Obrigado
Você conseguirá utilizar mysql com sua app android através de serviços providos por um backend (soap, rest, etc). Acho que não há como o android conectar diretamente ao mysql por conta do driver (não tenho certeza).
É possível, mas não eficiente via internet, principal cenário mobile. Numa rede local até rola.
Enfim, ninguém faz isso profissionalmente. Então siga o que @Lucas_Camara falou, ou use o Firebase ou Firestore.
Ah sim obrigado , mas no caso eu gostaria de conectar com o mysql apenas para estudo , mas não estou tendo sucesso eu gostaria de ajuda nesta questão
Em que exatamente não está tendo sucesso? Posta o código.
E qual objetivo de desperdiçar tempo estudando algo que não se aplica no mundo? Se quer estudar MySQL, aplica isso com backend PHP, Java, Go, .NET, etc.
Douglas, como já dito acima, é um pouco complicado utilizar o MySQL nativamente com Android. Para estudo, você pode criar um servidor localhost um banco de dados MySQL, e retorno de dados JSON (em PHP por exemplo). Daí acessaria esse dados com seu app Android através do endereço como por exemplo “http://localhost/meuapp/json/meus-dados-json.php”. Inclusive pode criar esse serviço web mesmo, em um servidor gratuito. Muitos apps funcionam assim. Vai em frente que vai dar certo!
Ah obg , estou começando a fazer um projeto para uma escola e preciso de um banco de dados que guarde as informações de todos os alunos (O BD ficaria na internet) e gostaria de saber qual a melhor opção para o projeto , Obrigado a todos
REST API como já foi falado. Exemplo com PHP: http://phppot.com/php/php-mysql-rest-api-for-android/
Ou serviços prontos como Firestore ou Firebase.
Aproveitando o tópico, qual seria a melhor formar de armazenar informações e ‘linkar’ com o app?
Armazenar no celular ou em servidor?
Armazenar em um servidor os preços de uma loja que é exposta no seu aplicativo, por exemplo, e poder mudar aquilo eventualmente em uma promoção, através de uma simples interface para quem for faze-lo, sem que tenha que lidar com códigos.
Como assim sem lidar com códigos?
Me referi a interface para alteração dos valores.
Aqui nesse tópico já foi falado a melhor forma de armazenar no servidor, através de um backend seguindo REST ou usando serviços prontos como Firestore ou Firebase.
Tem mais algum material/artigo/site/link, além do que você indicou acima?
Usando quais tecnologias? Se for PHP + Mysql veja o link que postei acima.
Obrigado a todos consegui resolver o problema