Coneção Eficiente com FireBird

Pessoal tenho uma dúvida…

Aqui na empresa onde trabalho desenvolvemos um software de automação comercial baseado em Delphi e Firebird.
Está sendo iniciado os testes para a provável mudança de plataforma para Java. Um dos problemas q foram apontados foi a coneção com o banco de dados…
Em alguns testes aqui… como o volume de dados é grande e o número de usuários tbm é razoável… nos nossos testes usando ODBC e JDBC o desempenho não foi o esperado.

Minha pergunta é. Existe alguma classe ou componente q faça conecção com o firebird de forma melhor q os padrões JDBC? ou provavelmente a lentidão encontrada foi devido a erros de implementação e o JDBC é bem exiciente mesmo trabalhando com volumes razoáveis de dados e usuários. O banco de dados possui um volume bem grande de store Procedures e Triggers.

Desculpe se postei alguma coisa errada… estou estudando e alguns conceitos podem estar errados…

Abração…

Se você estiver utilizando o driver tipo 4 do Firebird(JayBird),no qual a conexão é realizada sem camadas intermediárias, tenho experiência e não observei queda de performance se comparado ao DBExpress do Delphi. Para poder ajuda-lo melhor poderias apresentar mais detalhes a respeito da sua base, e mostar a sua implementação.

Sucesso,
Alessandro
SCJP,SCWCD
JavaMail