Concurso Serpro - tópicos exigidos

Deixo aqui meus elogios para um órgão publico do estado de SP: O Poupatempo

Já fiz diversos serviços por lá e todos os atendentes pelos quais passei foram simpaticos, prestativos e resolveram o que eu precisava rapidamente. O que dá pra ser resolvido no Poupatempo só faço lá.

ate mais…

[quote=richardpeder]Deixo aqui meus elogios para um órgão publico do estado de SP: O Poupatempo

Já fiz diversos serviços por lá e todos os atendentes pelos quais passei foram simpaticos, prestativos e resolveram o que eu precisava rapidamente. O que dá pra ser resolvido no Poupatempo só faço lá.

ate mais…[/quote]

Concordo. O poupatempo eh uma mão na roda pra gente.

[quote=erickles][quote=richardpeder]Deixo aqui meus elogios para um órgão publico do estado de SP: O Poupatempo

Já fiz diversos serviços por lá e todos os atendentes pelos quais passei foram simpaticos, prestativos e resolveram o que eu precisava rapidamente. O que dá pra ser resolvido no Poupatempo só faço lá.

ate mais…[/quote]

Concordo. O poupatempo eh uma mão na roda pra gente. [/quote]

Aqui em POA temos o tudofacil, muito útil tb.

[quote]richardpeder wrote: Deixo aqui meus elogios para um órgão publico do estado de SP: O Poupatempo [/quote]

Nunca fiquei na mão com o poupa tempo daqui de SP, esperei muitas horas, mas foi em coisas que demandam muito tempo mesmo.
Como foi dito existem casos e casos, conheço funcionários públicos que trabalham 6 horas por dia, porém nas primeiras duas horas não fazem nada porque dependem de um outro setor publico que começa duas horas depois do expediente deles.

A pergunta que não quer calar: existe criatura sobre a terra que tenha domínio sobre TODOS estes assuntos?

[quote=peerless][quote=erickles][quote=richardpeder]Deixo aqui meus elogios para um órgão publico do estado de SP: O Poupatempo

Já fiz diversos serviços por lá e todos os atendentes pelos quais passei foram simpaticos, prestativos e resolveram o que eu precisava rapidamente. O que dá pra ser resolvido no Poupatempo só faço lá.

ate mais…[/quote]

Concordo. O poupatempo eh uma mão na roda pra gente. [/quote]

Aqui em POA temos o tudofacil, muito útil tb.

[/quote]
Fui no tudo facil uma vez para pedir uma ligação de luz no meu apartamento.

Cheguei lá e me dera uma senha para esperar o atendimento

Tinha muita gente.

Peguei o celular, liguei pra CEEE e pedi a ligação da luz, resolvendo tudo da sala de espera do tudo facil.

Realmente muito bom, pelo menos tinha ar condicionado.

:smiley:

E por quê não? Conhecimento de todos os itens é possível, o difícil é encontrar alguém que tenha experiência com todos eles.

E por quê não? Conhecimento de todos os itens é possível, o difícil é encontrar alguém que tenha experiência com todos eles.[/quote]

De repente um senior aposentando…

A diferença do serviço publico para o privado é que na iniciativa privada vc tem que muitas vezes cumprir prazos para clientes, e nisso rola mta grana que podem fazer sua cabeça rolar ou não.

Já no público os prazos exigem às vezes (depende mto do ramo), mas não requer aquele ritmo de “…vamo vamo, o cliente quer isso até dia 13…”

Mais ou menos assim. Quando eu não trabalhava em órgão público, eu pensava a mesma coisa: “um monte de pessoas acomodadas que não querem nada com a vida e se contentam em aposentar ganhando em média (eu disse mééédia) 2 mil reais”…“se eu fosse servidor publico eu iria atender todos bem, ia ser um diferencial”…

Pois é amigo, eu pensava assim…e penso, pois faço meu trabalho bem feito. Mas o ritmo, não tem jeito! Não tem como trabalhar num ritmo rápido. Não existem argumentos, trabalhos, rotinas para vc querer ser o cara aqui. Querer atender bem é relativo, pois isso vai da educação de cada um.

Como disse um outro amigo aqui nesse tópico: nós muitas vezes dependemos de outros órgãos que trabalham 3 horas por dia. Isso torna cruel nossa rotina.

E na boa, graças a Deus esotu trabalhando e não posso reclamar do meu salário. Mas espero sair em breve daqui pra trabalhar em alguma empresa privada, pois terei mais chance de mostrar meu talento e agregar mais valores à minha carreira.

E a realidade é esta: o dinheiro está nas mãos da iniciativa privada.
A receita do governo são os impostos.
A receita das empresas são oq elas produzem de bens e serviços.

E com relação aos topicos abordados no concurso so Serpro: se vc conhece 1/3 daquilo que pediu dá pra encarar numa boa
Já viram conteúdo de vestibulinho em Edital de Escolas? Pedem rios e mundos, mas na verdade quem entra não sabe tudo aquilo.

E por quê não? Conhecimento de todos os itens é possível, o difícil é encontrar alguém que tenha experiência com todos eles.[/quote]

De repente um senior aposentando…[/quote]

Acho que pedem isso tudo pra descartar bastante gente dos concursos. Para trabalhar lá não vai usar isso tudo(Pelo menos imagino isso).

apesar de ser um concurso o regime não é estatutario e sim CLT o que não garante estabilidade que esta no estatuto do servido publico.

Exatamente… Não é servidor público, é CLT.
Sei porque também fiz concurso público (estadual) mas meu vínculo é regido pela CLT assim como Banco do Brasil, Caixa, etc…
Quanto ao conteúdo:
Com certeza não vão utilizar tudo isso… O máximo que pode acontecer é: Diferentes áreas usam partes específicas do exigido em edital.
Opinião pessoal: DUVIDO!!! rsrs

Eu trabalhei no SERPRO durante 5 anos. O critério de seleção é bastante rígido mesmo.
Por mais que o salário seja baixo, o ambiente é ótimo.
Posso dizer que foi a melhor empresa onde trabalhei em relação ao ambiente de trabalho em si. O SERPRO não esfola os funcionários quanto a horários, não existe a discrepância intelectual que vemos em muitas empresas, o treinamento é muito bom e os antigos dão batante suporte aos mais novos. Seria o paraíso se não fosse os salários abaixo do mercado.
Mas para quem sabe do problema que enfrento na minha empresa atual, só tenho a dizer “Se arrependimento matasse, eu estaria enterrada”.
Que saudades do SERPRO…

Pessoal, entrei um pouco tarde na conversa, mas gostaria de deixar minha opinião registrada.

Trabalho com informática a 9 anos, e a 8,5 anos com desenvolvimento de sistemas. Já passei por N trocas de contrato, N renegociações, N renovações de contratos, empresas que faliram, etc etc.
Nestes episódios vi colegas com mais de 20 anos de experiencia ficarem desempregados. Eu decidi que não gostaria de ter uma experiência parecida, ou seja: um filho com 20 e poucos anos ter que trancar sua faculdade por falta de grana devido a seu pai estar desempregado.
O pior é depois concorrer com os recém-formados, que trabalham por qualquer salário (eu já fui recém-formado). A maioria das empresas adoram recém formados…

Desde 2006 eu decidi que iria estudar para trabalhar em um bom órgão publico, com um bom salário.

Desde então mudei bastante minha rotina. Como sempre trabalhei na iniciativa privada, eu comecei a estudar a noite, pois trabalhava entre 9 e 10h por dia (normal para empresas privadas).

Desde 2006, passei em uns 3 concursos publicos, e o que obtive melhor colocação me concovou agora em novembro. ( Só pra constar: neste último eu estudava de 21h30 as 00h30, hora que meus filhos dormiam e eu tinha algum tempo…)

Eu e minha esposa nos preparamos para a diferença de salário, que inicialmente foi grande. Mas isso não mata, ah não ser que vc tenha muitas dívidas e prestações).

Hoje, concursado, continuo estudando para passar em concursos melhores. Este do serpro tem um salário abaixo de mercado (em relação ao conhecimento cobrado) mas temos que nos atentar que é um salário inicial = 3900.

As empresas privadas e órgãos públicos tem seus defeitos e vantagens. Dentre as vantagens e defeitos, escolho o serviço público. Sou pessimista em relação ao mercado e já passei situações que me mostraram que a iniciativa privada é boa enquanto está tudo bem…

Bem, só pra fechar:
Hoje trabalho 6h/dia, minha qualidade de vida foi lá em cima, pois tenho 2 filhos e posso conviver mais com eles, e não ser apenas o “cara da foto”.
Meu salário ainda está baixo, mas hoje tenho mais tempo para estudar e passar num concurso melhor.

Grande abraço.

Sucesso a todos, seja na iniciativa privada ou no serviço público!
;))

não querendo ressuscitar tópico, mas fiquei curioso quanto a este assunto.

A maioria dos posts aqui meteu o pau no setor público, dizendo que ganha mixaria e etc.

Pois bem, o salário de um analista que passar nesse concurso do Serpro, depois dos 3 meses de experiência, chega em torno de R$4.500,00. Muita grana? Não! Mixaria? A meu ver… não! Diria um bom salário…

Fica aqui minha curiosidade: Qual é essa maravilha de salário que o setor privado está pagando pra um analista, que o faça torcer o nariz pra este salário que o Serpro está oferecendo?

Nem sempre a empresa publica é uma mamata. É que por estarmos acostumados com o ritmo do setor privado achamos que ter o DIREITO de faltar quando está doente, ou sair mais cedo pra comparecer uma consulta, ou não trabalhar feito um escravo, ou receber ticket-tudo é exagero. Mas o fato é que É um direito que geralmente não usufruimos no setor privado.
Um analista de sistemas do setor publico, no serpro, também poderá ter uma ótima carreira, inda mais se todo mundo for do tipo mamador. É só o cara chegar lá e trabalhar. Vai virar o rei da cocada publica. HEHE

Meu amigo fez a prova do serpro e eu dei uma olhada.

É impossivel medir a capacidade de quem faz a prova. Metade das questões podem ser certas ou erradas. É só uma questão de interpretação.

O que é Orientação a Objetos, onde se encaixa? Como se implementa? Tem milhões de respostas possíveis.

persiste a curiosidade: qual é essa maravilha de salário que o setor privado está pagando pra um analista, que o faça torcer o nariz pra este salário que o Serpro está oferecendo?

PS: se a palavra “maravilha” estiver atrapalhando, ignorem o tom irônico. É mais curiosidade mesmo…