Concurso Público

Olá pessoal gostaria de saber de vocês a opinião sobre trabalhar numa empresa privada ou numa empresa pública.

Ultimamente ando achando melhor fazer concursos para a área de TI ou outra do que trabalhar na área, já que na maior parte das vezes numa empresa privada você acaba trabalhando feito um doido e não sendo recompensado.

Estava pensando também qual a faixa salarial numa empresa privada em São Paulo para uma pessoa que saiu da faculdade agora e não tem muita experiência.

Abraços e espero uma discussão sadia.

Amigo,

há pouquissimas empresas públicas que pagam bem. O bom é a estabilidade e menor nivel de cobrança. Digo isso porque sou desenvolvedor concursado e sinto que a cobrança é menor sobre os concursados do que sobre os terceirizados.

As chances de você ganhar muito em empresa privada são bem maiores. Num órgão público seu salário só aumenta significativamente se pegar um cargo de chefia (que muitas vezes são políticos e não são dados aos concursados).

Enfim: se a meta for ganhar mais e mais rápido, prefira empresas privadas. Se sua meta for qualidade de vida e estabilidade, prefira ser concursado.

Em tempo: não se esqueça que você pode ter 2 empregos: 1 em empresa privada e outro em órgão público (como eu tenho). Assim você tem um certo todo mês e um adicional. Em nossa área é relativamente ter um emprego num horário “não comercial” e vários órgãos público trabalham com expediente de 6h por dia.

Espero ter ajudado.

[quote=jyoshiriro]Amigo,

há pouquissimas empresas públicas que pagam bem. O bom é a estabilidade e menor nivel de cobrança. Digo isso porque sou desenvolvedor concursado e sinto que a cobrança é menor sobre os concursados do que sobre os terceirizados.

.[/quote]

As que pagam muito bem (como aqueles famosos concursos para Auditor da Receita Federal ou Analista de TI do Banco Central), como você deve ter visto, são realmente exceções. Acho que uma famosa profissional do mundo Java, que escrevia bastante para as revistas especializadas e apresentava um monte de palestras, que é a tal da Paloma Sol, passou no concurso do BC.

Isso mesmo. Nesses concursos ganha-se 7k, 8k, 10k sem ser chefe!

O de TI do Bacen é bem concorrido por sinal. Também, para ganhar quase 14K por mês, sem ter de ficar cobrando impostos - não que ser um publicano, quero dizer, um cobrador de impostos, não seja uma ocupação digna e respeitável.
Eu conheço um cara que ficou em centésimo vigésimo alguma coisa, e outro que ficou mais ou menos pelo 200º lugar, e ambos não eram “muito fraquinhos”. Infelizmente só havia 55 vagas, e mais só daqui a uns 4 anos mais ou menos.

Existe o tópico Concursos Públicos X Iniciativa Privada, aqui no GUJ que já aborda essa temática. Talvez fosse melhor continuar lá, já que é um tópico relativamente recente e a msg pode se tornar intermitente.

Abraços!

[quote=jyoshiriro]Amigo,

Em tempo: não se esqueça que você pode ter 2 empregos: 1 em empresa privada e outro em órgão público (como eu tenho). Assim você tem um certo todo mês e um adicional. Em nossa área é relativamente ter um emprego num horário “não comercial” e vários órgãos público trabalham com expediente de 6h por dia.

[/quote]

Só por curiosidade, como vc consegue conciliar os 2 trabalhos, visto que ambos provavelmente devem ser em horário comercial?