Computação Gráfica no Brasil

Iai pessual…vou abrir um post para opiniões aki…

“Animação 3D, Computação Gráfica, Efeitos Especiais no Brasil, rola?”

oq vcs acham, sobre essa area?

flw, um abraço a todos!

Cara, eu posso opinar porque fiz parte disso.

Rolar rola sim, mas prepare-se por cerca de 1 ano e meio porque o que importa além de modelagem e animação, são efeitos, sombreamento, e muita teoria de GI.

Você deve escolher uma ferramenta (3dsmax, blender, maya) e se tornar o CARA nela. No 3dsmax e no blender vai até bem rapido, mas no maya a coisa é diferente.

Você tem que ter um excelente portifólio com boas criações. O importante também é ter criatividade, muita.

Agora se voce quer trabalhar criando efeitos, com matemática e mais uma porrada de coisa que voce vai precisar - ai o melhor é bandear para o lado das universidades publicas e seus respectivos departamentos (Coppe é uma baita lugar nisso).

[]'s

é eu vi q é realmente assim q tem q ser nessa área msm…

mas pq vc era dessa área?..não curtiu trampar com isso?

flw

Desenhos me deixavam psicodélico demais. rs

O fato é que eu saí por grana mesmo. Estudei Blender por 6 meses, conseguia fazer muita coisa legal, não era nenhum professional renderer na área mas tranquilamente eu fazia maquetes virtuais interessantes. Mas antes disso eu já tinha alguma experiencia com renderização 3d em OpenGL (dois experimentos científicos).

eu já sacava muito mais de programação que de 3d, por isso saí (e obviamente por dinheiro). Embora desenho e música sejam grandes vícios. Já tô de saco cheio de codar, eu vou é virar funcionário publico porque ai tenho tempo pra estudar e fazer o que quiser rsrsrs. Codar sistemas comerciais, que envolvem BD, pra mim é algo de extrema monotonia e só de pensar me dá sono. Mas, é o que o mercado manda… :slight_smile:

Se quiser uns bons materiais em 3d eu acho que ainda tenho uma coletanea em algum cd de backup. Mas se quiser aprender, uma grande escola é o www.blender3d.com.br

[]'s

iai cara,

se vc puder me passar esses materiais eu lhe agradeço mto…ai te mando uma mp com meu email, blz?

então…com relação ao q vc flw de grana…sei q em outros países a computação gráfica paga mto bem (alias esse é meu intuito ir para fora trampar)…mas então, aki é baixo o salário?

pq sou igual vc, esses sistemas de GUI/BD me deixam nervoso cara…quero trampar com entretenimento… :smiley: 8)

alias ja tive q abdicar de virar musico pra num morrer de fome…

vc que ja trampou com isso, poderia me dizer como anda o mercado por ai?

flw, um abraço