Componentização Java Web

Bom dia pessoal,

Rápida e objetivamente, inicio esse tópico lançando uma pergunta no ar:

No contexto atual, quando surgem com frequência novos frameworks prometendo velocidade de desenvolvimento cada vez maior, será que ainda vale a pena ancorar-se em um arcabouço tecnológico e empreender uma evolução privada ou o que experimentamos de evolução pública faz-se mais promissor (uma vez que provavelmente menos oneroso)? O que você acha?

Tinha um objetivo bem simples quando abri esse tópico: “alguém conhece um bom curso de componentização para java web (jsf, provavelmente) aqui no Rio (ou ead)?” Essa continua sendo a pergunta principal, para mim; mas quero aproveitar o espaço para problematizar o tema e saber como meus amigos de profissão vêm essa área:

[list] Em que medida praticam ou acham uma boa praticar a componentização?[/list]
[list] Você acha que a componentização vêm de fato sendo praticada? Ou será que o que mais tem se aproximado dela é a templatização na construção de layouts?[/list]

Att,

Ricardo Terzella

Acredito que a componentização arquitetural vem sendo praticada, porém uma componentização funcional do sotware é muito mais complicada e vejo poucos fazendo isso.

Na verdade o arquiteto deve definir quais são os requisitos de componentização do software, levando em consideração questões como o reúso, flexibilidade e etc… É a partir daí q vc vai ver o que precisa ou não estar bem modularizado. Por exemplo, se sua aplicação precisa de suportar plugins, os requisitos de componentização são muito maiores do que um software que não precisa.