Olá pessoal,
Estou com um problema há algum tempo e já pesquisei em vários lugares mas ainda não consegui resolver.
Desenho a tela normal, mas na hora que executo os componentes aumentam de tamanho ficando totalmente desproporcional e feio também …rs
Vai uma imagem para que vocês possam ver como está.
A da esquerda é no netbeans e da direita executando:
Alguém tem ideia de como corrigir isso?
Desde já agradeço.
não da pra ver a imagem, mas pode ser duas coisas: você está desenhando em null layout no netbeans, o que significa que os componentes são fixados de acordo com o tamanho que vc colocar (o que pode ser resolvido desenhando em grid layout), ou o look and feel que você está usando está modificando os componentes.
Hum, para mim aqui apareceu, mas agora anexei a imagem…
Então Junior, estou desenhando o layout com “Desenho livre”, mas já tentei com todos os outros.
Uso o win 7 e também já formatei o pc e instalei tudo novamente, mas continua a mesma coisa e todas as telas q crio, com projetos diferentes, fica sempre a mesma coisa…
analisando a imagem vc está com dois possiveis problemas:
1º) Quando você cria um projeto novo no Netbeans ele poem como padrão o look and feel “Nimbus” da Oracle, esse look and feel torna a visão da janela diferente do que é projetado na IDE, para que fique padrão ao que você desenha, mude o Look and feel para o “Windows Classic”, da seguinte forma: Na classe main do seu projeto existe o código:
for (javax.swing.UIManager.LookAndFeelInfo info : javax.swing.UIManager.getInstalledLookAndFeels()) {
if ("Nimbus".equals(info.getName())) {
javax.swing.UIManager.setLookAndFeel(info.getClassName());
break;
}
}
troque o Nimbus por Windows Classic
2º) A janela do seu projeto depois de executado está menor do que o desenhado, então está comprimindo os componentes, aumente a altura e largura da janela para os componentes terem espaço para “explodir” na tela, configure nas propriedades do seu JFrame as opções preferedSize
Deu certo Junior!!
Valeu cara, obrigadão, vou procurar conhecer mais sobre isso e testar outras possibilidades!
qualquer dúvida posta aqui ;}