Competências de um Analista Pleno

Olá GUJeiros!

Trabalho a algum tempo (aproximadamente um ano e meio) como Analista Júnior, desenvolvendo sistemas e componentes em Java, principalmente Java EE. Possuo a certificação OCPJP, e estou me preparando para a certificação de EJB. O que o mercado (principalmente os desenvolvedores de produtos/tecnologias… não gostaria de ir para uma consultoria) esperam de um analista pleno? Quais são as competências, conhecimentos técnicos, teóricos, habilidades… ou seja: o que um analista precisa saber para se considerar pleno?

Desde já agradeço!

Tem vários pontos que classificam o profissional como Júnior, Pleno ou Sênior.

Tempo de experiência na tecnologia ou na área, os projetos que vc já trabalhou, quais cargos e responsabilidades vc teve e por ai vai.

Eu por exemplo tenho 4 anos na área sendo que 7 meses trabalhei com Cobol, 11 meses com Delphi, 20 meses com Asp, Asp.Net, JavaScript, Sql, C#.Net, 12 meses com Java EE. Já atuei como líder técnico de pequenos projetos voltados para empresas de mineração de ferro e outro metais.

Agora me diz, sou Júnior, Pleno ou Sênior? Acho que tudo vai da negociação na hora de partir para um novo cargo, empresa…

Eu diria que a resposta é, depende.
O motivo é que você pode ser um analista Júnior, Pleno ou Senior de um sistema legado, por exemplo.

Sobre sua área de atuação, meu conselho é estudar mais a fundo a especificação JEE 6 e começar a estudar a 7 assim que possível.
Depois comece a buscar um direcionamento para sua carreira, quer seguir a parte técnica ou gestão? Se é técnica, comece a se interessar por cursos de pós-graduação em engenharia de software, especialidades entre outros bem como aprender mais patterns, code clean entre outros.

No meu ponto de vista, tu não é pleno ou Senior por dominar a tecnologia x ou y, está ligado diretamente ao tempo de carreira.
Penso que algumas coisas só veem com tempo de carreira e anos de dedicação e não exclusivamente por conhecer tecnologia x ou y.

Abraços e sucesso.

Só está relacionado ao tempo de carreira ou pulos de empresas a qual tenha negociado melhor. Empresas que cobram mais de plenos e seniors só querem explorar por esse “motivo”.

vai depender da canalhice do contratante, já vi muito cara junior vendido como senior.

Obrigado pelas respostas, mas gostaria de ouvir mais, principalmente dos colegas que já são plenos e seniors.

Agradeço desde já!

Vina,

Já vi um amigo dizer, e acho pertinente repetir:

Júnior -> Depende dos colegas para exercer suas tarefas;
Pleno -> Não depende dos colegas para exercer suas tarefas;
Sênior -> Auxilia e guia os colegas a exercerem suas tarefas.

Quando falamos em “tarefas”, muitos pensam apenas na atribuição técnica, mas embora pareça clichê, existem diversas outras atribuições que contribuem para definir a sua classificação. Por exemplo:

1. Maturidade em oferecer boas soluções para o cliente;
  2. Aprender a ser proativo, seja em ajudar os outros ou em aplicar o item 1 sem ter sido perguntado;
  3. Jogar para o time e não apenas para si;
  4. Saber dosar os momentos de descontração com os de concentração;
  5. Facilidade em absorver novas idéias e tecnologias (especialmente no mar de frameworks do Java);
  6. Agilidade em aprender o negócio do cliente, para não fazer funcionalidades perfeitas do ponto de vista técnico, mas sem uso algum para o cliente;
  7. Saber se relacionar com o usuário final, jogando ele para o seu lado, e não contra você. Bom relacionamento é 50% do caminho andado;
    8 ) Saber estimar seus prazos e ter compromisso em cumpri-los. E caso não consiga, avisar com o máximo de antecedência possível;
  8. Ser humilde. Quando mais aprendemos, mais descobrimos como somos ignorantes;
  9. Ter maturidade para entender que na maioria dos lugares, os maiores problemas de TI estão vinculados a falhas no processo, e não na tecnologia utilizada. Neste caso, ITIL, métodos ágeis, e conversa serão muito mais úteis para resolver os problemas do que trocar WS-* por REST ou Delphi por Java;
  10. Saber que será respeitado apenas se der exemplo. Muitos exigem respeito se impondo.

Quanto mais desenvolver estas 10 competências, aliado a leitura de livros técnicos, aprimoramento dos conhecimentos teóricos e saber aplicá-los na prática, naturalmente sentirá que subiu nos degraus dessas atribuições júnior/pleno/sênior. Seu superior também notará, agora se irá te promover é outra história.

Apenas para concluir e reafirmar como é importante evoluir nas 11 competências mencionadas, acho pertinente dizer que tenho um conhecido que tecnicamente dizendo, talvez seja um dos melhores desenvolvedores que já conheci. Contudo, das 11 competências citadas, ele provavelmente domina apenas a número 5. Com isso, ele não serve para trabalhar ou fazer carreira em lugar algum, é o típico cara que fica em casa o dia todo, e quando aparece um problema que ninguém resolve, ele é chamado. Ele só serve pra isso, para resolver aqueles problemas cabulosos que não podem esperar. No dia-a-dia, é o pior tipo de profissional que você gostaria de ter na sua equipe.

obs: A competência 10 tem esse número de propósito, porque tem gente que leva exatamente 10 anos para entender. Mas também tem gente que se aposenta e não vai entender nunca.

[quote=CarlosEduardoDantas]Vina,

Já vi um amigo dizer, e acho pertinente repetir:

Júnior -> Depende dos colegas para exercer suas tarefas;
Pleno -> Não depende dos colegas para exercer suas tarefas;
Sênior -> Auxilia e guia os colegas a exercerem suas tarefas.

Quando falamos em “tarefas”, muitos pensam apenas na atribuição técnica, mas embora pareça clichê, existem diversas outras atribuições que contribuem para definir a sua classificação. Por exemplo:

2. Aprender a ser proativo, seja em ajudar os outros ou em aplicar o item 1 sem ter sido perguntado;
  5. Facilidade em absorver novas idéias e tecnologias (especialmente no mar de frameworks do Java);
  6. Agilidade em aprender o negócio do cliente, para não fazer funcionalidades perfeitas do ponto de vista técnico, mas sem uso algum para o cliente;
  7. Saber se relacionar com o usuário final, jogando ele para o seu lado, e não contra você. Bom relacionamento é 50% do caminho andado;
    8 ) Saber estimar seus prazos e ter compromisso em cumpri-los. E caso não consiga, avisar com o máximo de antecedência possível;
  9. Ter maturidade para entender que na maioria dos lugares, os maiores problemas de TI estão vinculados a falhas no processo, e não na tecnologia utilizada. Neste caso, ITIL, métodos ágeis, e conversa serão muito mais úteis para resolver os problemas do que trocar WS-* por REST ou Delphi por Java;
  10. Saber que será respeitado apenas se der exemplo. Muitos exigem respeito se impondo.

Quanto mais desenvolver estas 10 competências, aliado a leitura de livros técnicos, aprimoramento dos conhecimentos teóricos e saber aplicá-los na prática, naturalmente sentirá que subiu nos degraus dessas atribuições júnior/pleno/sênior. Seu superior também notará, agora se irá te promover é outra história.

Apenas para concluir e reafirmar como é importante evoluir nas 11 competências mencionadas, acho pertinente dizer que tenho um conhecido que tecnicamente dizendo, talvez seja um dos melhores desenvolvedores que já conheci. Contudo, das 11 competências citadas, ele provavelmente domina apenas a número 5. Com isso, ele não serve para trabalhar ou fazer carreira em lugar algum, é o típico cara que fica em casa o dia todo, e quando aparece um problema que ninguém resolve, ele é chamado. Ele só serve pra isso, para resolver aqueles problemas cabulosos que não podem esperar. No dia-a-dia, é o pior tipo de profissional que você gostaria de ter na sua equipe.

obs: A competência 10 tem esse número de propósito, porque tem gente que leva exatamente 10 anos para entender. Mas também tem gente que se aposenta e não vai entender nunca.[/quote]

é importante destacar que mesmo tendo tudo isso x2, é necessário ter tempo de experiência comprovada em carteira. aqui no interior é assim rs

hahaha já vi varios deste naipe!!

hahaha já vi varios deste naipe!![/quote]

rs… o q eu já vi foi um estagiário (de 33 anos) q não sabia onde baixava o eclipse e como instalava o java, sendo contratado como júnior rs… e a aquipe inteira zuando o kra q era um verdadeiro contador de história (esse fez curso de como passar em entrevistas não é possível! rs…)…

[quote=Vina]Olá GUJeiros!

Trabalho a algum tempo (aproximadamente um ano e meio) como Analista Júnior, desenvolvendo sistemas e componentes em Java, principalmente Java EE. Possuo a certificação OCPJP, e estou me preparando para a certificação de EJB. O que o mercado (principalmente os desenvolvedores de produtos/tecnologias… não gostaria de ir para uma consultoria) esperam de um analista pleno? Quais são as competências, conhecimentos técnicos, teóricos, habilidades… ou seja: o que um analista precisa saber para se considerar pleno?

Desde já agradeço![/quote]

Olha kra, 1 ano e meio, creio q vc tenha q se vender bem pra conseguir salário de Pleno, pois geralmente parte-se pelo menos, nada nada de 2 anos de bagagem… Embora tenha muitas empresas q o funcionário é Pleno apenas na carteira e não no salari$, como já conheci pessoas de algumas empresas aqui mesmo de Sao Paulo, a menos q vc esteja procurando apenas o Status.

rs… o q eu já vi foi um estagiário (de 33 anos) q não sabia onde baixava o eclipse e como instalava o java, sendo contratado como júnior rs… e a aquipe inteira zuando o kra q era um verdadeiro contador de história (esse fez curso de como passar em entrevistas não é possível! rs…)…[/quote]

Hehe… Impressionante, vc conversava com o kra ele falava cada uma q vc se vc n o conhecesse o olharia com outros olhos…

rs… o q eu já vi foi um estagiário (de 33 anos) q não sabia onde baixava o eclipse e como instalava o java, sendo contratado como júnior rs… e a aquipe inteira zuando o kra q era um verdadeiro contador de história (esse fez curso de como passar em entrevistas não é possível! rs…)…[/quote]

Hehe… Impressionante, vc conversava com o kra ele falava cada uma q vc se vc n o conhecesse o olharia com outros olhos…[/quote]

coitado do cara… ninguem ajudava ? tenho medo de fazer julgamentos dessa forma, um dia eu posso estar nessa situação em outra área.

mas sorte que você jamais estará nessa situação, não é mesmo ?

Agradeço a todos que responderam, principalmente ao CarlosEduardoDantas e ao nel. Suas respostas foram excelentes e me deram alguns nortes para onde seguir.

Não estou querendo me vender como pleno agora. Mas me preocupo com a minha carreira e quero manter um ritmo constante de desenvolvimento técnico e pessoal, e senti a necessidade de conhecer as competências de um analista pleno, pois creio que é necessário primeiro uma mudança de atitude profissional para depois haver o reconhecimento (nesse caso, a promoção) e não o contrário.

Em relação às tecnologias, já estou seguindo seus conselhos nel, estou me aprofundando mais nas especificações do JavaEE, principalmente a parte de EJBs e MQs, que estou usando bastante. Tenho brincado um pouco com noSQLs e frameworks javascript também.

Obrigado a todos pelas respostas.

[quote=CarlosEduardoDantas]

10. Saber que será respeitado apenas se der exemplo. Muitos exigem respeito se impondo.[/quote]
    Gostei disso, você tirou de algum lugar?

Eu ia entrar aqui para dizer exatamente que ser Jr. Pl. ou Sr. não é uma questão apenas de conhecimento técnico ou tempo de serviço. É uma mistura dessas duas coisas e uma terceira mais importante que é a “atitude”. Chamo aqui de atitude o conjunto de cultura e comportamento do profissional, que foi bem exemplificado nessa lista.

Um bom exemplo do número 9 :slight_smile:
Teve um cara aqui no fórum que dizia estar pronto para ser Sr. com dois anos de profissão. Esse tipo de pensamento com certeza não ajuda a formar um bom profissional.

Nossa acho que eu conheci esse cara kkkk

Hehe… Impressionante, vc conversava com o kra ele falava cada uma q vc se vc n o conhecesse o olharia com outros olhos…[/quote]

coitado do cara… ninguem ajudava ? tenho medo de fazer julgamentos dessa forma, um dia eu posso estar nessa situação em outra área.

mas sorte que você jamais estará nessa situação, não é mesmo ?[/quote]
engraçado como a comunicação escrita a gente tem d tomar cuidado pois as vezes nao expressa da forma como a pessoa pode entender… longe d mim rir d alguem q está aprendendo, muito pelo contrário, acho q o fato de uma pessoa participar de um forum como eu já indica q ela gosta no minimo de interagir com pessoas, nem entrando no merito d ajuda-las… o unico motivo d eu ter citado ele é a situação engraçada q eu interpretei do comentario do Sparcx86 hehe, e por outro lado tentando pontuar a valia do saber se vender q acredito ser o ponto focal pra galgar novos “bons” desafios… gostei do seu questionamento e vou tentar ser mais claro as proximas vezes q eu me comunicar d forma não-verbal.

@douglaskd

Sim, você tem razão. Mas pelas competências e atribuições que coloquei, creio que está ao menos implícito que sem experiência, não se atinge o nível esperado. E por cima disso, existe um outro problema, que são as pessoas que acreditam que cargos só devem ser medidos por tempo de experiência, o que discordo. Conheço diversas pessoas na área de TI que evoluíram pouquíssimo de 5, 8 anos pra cá, e outras que em 2 anos já aprenderam estão em um nível bem acima do esperado.

@gomesrod

Eu estava escrevendo algo semelhante para meu blog, por isso ao ver o tópico, retirei algumas coisas que já tinha escrito para lá.

Grande abraço

Concordo que cargo não vai de tempo, e sim de quanto a pessoa evoluiu em diversos aspectos, como já foi citado, não é somente a parte técnica que pesa e sim o conjunto de habilidades, saber lidar com diversas situações diferentes, resolver problemas, delegar tarefas, dar novas ideias, ensinar funcionários novos…