[quote=CarlosEduardoDantas]Vina,
Já vi um amigo dizer, e acho pertinente repetir:
Júnior -> Depende dos colegas para exercer suas tarefas;
Pleno -> Não depende dos colegas para exercer suas tarefas;
Sênior -> Auxilia e guia os colegas a exercerem suas tarefas.
Quando falamos em “tarefas”, muitos pensam apenas na atribuição técnica, mas embora pareça clichê, existem diversas outras atribuições que contribuem para definir a sua classificação. Por exemplo:
- Maturidade em oferecer boas soluções para o cliente;
- Aprender a ser proativo, seja em ajudar os outros ou em aplicar o item 1 sem ter sido perguntado;
- Jogar para o time e não apenas para si;
- Saber dosar os momentos de descontração com os de concentração;
- Facilidade em absorver novas idéias e tecnologias (especialmente no mar de frameworks do Java);
- Agilidade em aprender o negócio do cliente, para não fazer funcionalidades perfeitas do ponto de vista técnico, mas sem uso algum para o cliente;
- Saber se relacionar com o usuário final, jogando ele para o seu lado, e não contra você. Bom relacionamento é 50% do caminho andado;
8 ) Saber estimar seus prazos e ter compromisso em cumpri-los. E caso não consiga, avisar com o máximo de antecedência possível;
- Ser humilde. Quando mais aprendemos, mais descobrimos como somos ignorantes;
- Ter maturidade para entender que na maioria dos lugares, os maiores problemas de TI estão vinculados a falhas no processo, e não na tecnologia utilizada. Neste caso, ITIL, métodos ágeis, e conversa serão muito mais úteis para resolver os problemas do que trocar WS-* por REST ou Delphi por Java;
- Saber que será respeitado apenas se der exemplo. Muitos exigem respeito se impondo.
Quanto mais desenvolver estas 10 competências, aliado a leitura de livros técnicos, aprimoramento dos conhecimentos teóricos e saber aplicá-los na prática, naturalmente sentirá que subiu nos degraus dessas atribuições júnior/pleno/sênior. Seu superior também notará, agora se irá te promover é outra história.
Apenas para concluir e reafirmar como é importante evoluir nas 11 competências mencionadas, acho pertinente dizer que tenho um conhecido que tecnicamente dizendo, talvez seja um dos melhores desenvolvedores que já conheci. Contudo, das 11 competências citadas, ele provavelmente domina apenas a número 5. Com isso, ele não serve para trabalhar ou fazer carreira em lugar algum, é o típico cara que fica em casa o dia todo, e quando aparece um problema que ninguém resolve, ele é chamado. Ele só serve pra isso, para resolver aqueles problemas cabulosos que não podem esperar. No dia-a-dia, é o pior tipo de profissional que você gostaria de ter na sua equipe.
obs: A competência 10 tem esse número de propósito, porque tem gente que leva exatamente 10 anos para entender. Mas também tem gente que se aposenta e não vai entender nunca.[/quote]
é importante destacar que mesmo tendo tudo isso x2, é necessário ter tempo de experiência comprovada em carteira. aqui no interior é assim rs