Compensa utilizar o Hibernate + JPA?

Oi gente tudo bem?
Tenho uma duvida quanto a utilizacao dos callbacks do JPA @PrePersist, @PostPersist, etc
Eles conseguem substituir 100% o uso das triggers? É uma alternativa às triggers dos SGDBs?
Em termos de desempenho acho que nao seria a melhor opcao, correto?
Pq em tese o servidor em que ficaria instalada a base de dados seria mais “parrudo” que as demais maquinas, ou seja, se este encargo (triggers) ficar com o SGDB (que fica no servidor) nao dependo da estacao (onde fica o .jar com o codigo dos callbacks) para tais procedimentos.

Podem me dar opinioes sobre o assunto por favor?

Obrigada!!!

Depende exatamente o que voce quer fazer. Só deve-se usar recurso do Hibernate quando isso for realmente ajudar e não prejudicar. Não tendo motivo, não use.

Trigger diretamente no SGDB cobre qualquer alteração de todos os sistemas envolvidos, inclusive operacoes feitas “na mão” em qualquer ferramenta. Já hibernate fica limitado a sua aplicação.

Olá Jéssica.

Responder de forma genérica sim ou não é arriscado, haja visto que não temos o cenário completo em mãos. Cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente. Pode ser substituído ? Depende do cenário, como cito acima.

Eu, particularmente, não gosto de deixar responsabilidades de negócio ou do tipo para o SGBD, prefiro que a aplicação tenha tal responsabilidade, assim, se quiser aplicar conceitos como clusterização ou outras melhorias na sua aplicação, ela ganha como um todo, diferente das aplicações que contenham negócio em banco.

Por fim, recomendo que sente com sua equipe e analise a situação e a arquitetura em questão. Veja se realmente é necessário triggers, qual sua necessidade e etc. Boa sorte !