Compensa fazer tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de sistema ou bacharel em Sistemas de Inf

Olá

Estou com dúvida sobre qual é melhor para mim,na situação em que vivo atualmente. Minha intenção é fazer parte do mercado logo,vivenciar experiências na prática e também estudar bastante por fora ,para me desenvolver. Moro na região de SP,fácil acesso a grande SP. Por aqui sempre aparece oportunidades … Vou começar em fevereiro,queria fazer bacharel,concorrer á uma bolsa pelo prouni,mas nao consegui uma boa nota no enem, o que vai fazer com que fique difícil .Esta caro pra mim(SI),e também pela duração de 4 anos que vai me atrasar em outros investimentos que gostaria de fazer nesse período . Por isso estou optando por tecnólogo,na mesma instituição,que é mais barato(pouca diferença) e pela metade do tempo(2 anos) . No meu essa é única instituição que tenho possibilidade de entrar,não é das melhores,e nem piores,é reconhecida pelo Mec,TUDO ok. E sempre tem um pessoal que consegue se desenvolver muito bem nela no mercado de trabalho…

Pela grade de ADS,deu para perceber bem o foco,mais pra programação,sistemas,banco de dados . Dá para mim desenvolver,analisar e testar software. Consigo me aprofundar melhor nessas áreas depois,pelos contatos e esforços pelas madrugadas e cursos de extenção e se der algum treinamento que deixaria por último . Já o bacharel,vi que vou aprender vários assuntos,vou me ocupar com mais coisas que posso não me aprofundar … e deixar de aprender assuntos que gostaria e cargos “bons” que dava para mim disputar. O que acham,estou equivocado,é uma boa escolha? olhando as tendências no mercado e formação nos dias de hoje?custo de vida e ganhos pós formação . Sou novo e tenho toda a disposição para continuar minha formação depois da primeira .

Segue a grade

ADS

Análise de Sistemas Orientada a Objetos
Atividades Complementares
Banco de Dados
Comunicação Aplicada
Desenvolvimento de Software para Internet
Desenvolvimento Sustentável
Economia e Mercado
Educação Ambiental (Optativa)
Empreendedorismo
Engenharia de Software I
Engenharia de Software II
Estatística
Estudos Disciplinares
Ética e Legislação Profissional
Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação
Fundamentos de Sistemas Operacionais
Gerenciamento de Projetos de Software
Gestão da Qualidade
Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Linguagem e Técnicas de Programação
Lógica
Língua Brasileira de Sinais (Optativa)
Matemática para Computação
Metodologia Científica
Organização de Computadores
Princípios de Sistemas de Informação
Programação Orientada a Objetos I
Programação Orientada a Objetos II
Projeto de Interface com o Usuário
Projeto de Sistemas Orientado a Objetos
Projeto Integrado Multidisciplinar I
Projeto Integrado Multidisciplinar II
Projeto Integrado Multidisciplinar III
Projeto Integrado Multidisciplinar IV
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa)
Tópicos Especiais de Programação Orientada a Objetos
Carga Horária: 2.000 horas

Bacharel SI

Administração
Análise Essencial de Sistemas
Análise Estruturada de Sistemas
Aplicações de Linguagem de Programação Orientada a Objetos
Aplicações Modelagem Sistemas Orientados Objetos
Arquitetura de Computadores
Atividades Complementares
Atividades Práticas Supervisionadas
Auditoria e Avaliação de Sistemas
Banco de Dados
Ciências Sociais
Circuitos Digitais
Comunicação e Expressão
Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos
Desenvolvimento em Ambiente Web
Economia
Educação Ambiental (Optativa)
Eletricidade e Óptica
Engenharia de Software
Estágio
Estatística e Probabilidade
Estruturas de Dados
Estudos Disciplinares
Geometria Analítica
Gestão de Projetos
Governança de Tecnologia da Informação
Homem e Sociedade
Interpretação e Produção de Textos
Língua Brasileira de Sinais (Optativa)
Linguagem de Programação de Banco de Dados
Linguagem de Programação Estruturada
Linguagem de Programação Orientada a Objetos
Lógica de Programação e Algoritmos
Lógica Matemática
Matemática Discreta
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Métodos de Pesquisa
Modelagem de Sistemas Orientados a Objetos
Noções de Direito
Orientação - Estágio
Paradigmas de Linguagens
Projeto Lógico de Computadores
Qualidade de Software
Redes de Computadores
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa)
Segurança da Informação
Sistemas de Informação Aplicados
Sistemas de Informação Integrada
Sistemas de Informação Interdisciplinar
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Abertos
Teoria dos Grafos
Tópicos de Ambiente Web
Tópicos de Atuação Profissional
Tópicos de Matemática Aplicada
Trabalho de Curso I
Trabalho de Curso II
Carga Horária: 3.000 Horas

Já pesquisei bastante sobre TI,deu para conhecer bem,só não começei estudar programação sozinho por que resolvi esperar entrar na faculdade e vivenciar mais o ambiente de TI (como inspiração rs) Li já muitos exemplos de profissionais formados e durante formação,conhecimentos que dá para aprender na internet,desde lógica ,algoritmo ,programação estruturada ,OO,ambiente web,negócios (que não me interessa muito no momento por não conhecer direito) área de Teste,qualidade que me interessei . Entre muitas coisas que de verdade me incentivou …

Gostaria mesmo é de ouvir alguém que tem mais visão dessa profissão ou que já vivenciou isso .

Guardei alguns tópico que um colega me indicou para quê desse mais atenção

Tenha uma dedicação nos seguintes tópicos:

• fundamentos de computação
  • fundamentos de matemática para computação
  • fundamentos de cálculo numérico
  • lógica
  • algoritmos
  • estrutura de dados
  • conceitos de orientação a objetos
  • design patterns
  • testes unitários
  • file I/O
  • banco de dados
  • SQL
  • processamento concorrente
  • técnicas/métodos/frameworks de desenvolvimento de sistema

Pretendo fazer um roteiro bom para crescer,aprender e também conquistar bons empregos…

Atualmente eu também estudo ADS e acredito que tenha sido uma boa escolha.

O principal você já tem, que é a vontade de estudar por fora. Nesse ponto, não importa se seu curso tem um ou dois anos a menos que o do seu colega. Se você se esforçar, poderá aprender mais num tempo menor que muitos que fazem faculdade por 5 anos só pelo diploma.

Em alguns casos, o nível de tecnólogo pode atrapalhar. Já vi empresas selecionarem somente bacharéis, independente do verdadeiro nível do candidato. Mas nada te impede de, após concluir um curso de ADS, eliminar as matérias equivalentes de um curso de SI.

Bons estudos.

[quote=Júlio Murta]Atualmente eu também estudo ADS e acredito que tenha sido uma boa escolha.

O principal você já tem, que é a vontade de estudar por fora. Nesse ponto, não importa se seu curso tem um ou dois anos a menos que o do seu colega. Se você se esforçar, poderá aprender mais num tempo menor que muitos que fazem faculdade por 5 anos só pelo diploma.

Em alguns casos, o nível de tecnólogo pode atrapalhar. Já vi empresas selecionarem somente bacharéis, independente do verdadeiro nível do candidato. Mas nada te impede de, após concluir um curso de ADS, eliminar as matérias equivalentes de um curso de SI.

Bons estudos.[/quote]

Nossa.não sabia que dava para eliminar as disciplinas e conseguir um diploma de bacharel,como poderia proceder?

[quote=Guimagal][quote=Júlio Murta]Atualmente eu também estudo ADS e acredito que tenha sido uma boa escolha.

Bons estudos.[/quote]

Nossa.não sabia que dava para eliminar as disciplinas e conseguir um diploma de bacharel,como poderia proceder?[/quote]

Vamos supor que você seja um tecnólogo em análise de sistemas já formado e que, por algum motivo, precisa do nível de bacharel. Para não ter que passar mais 4~5 anos numa faculdade estudando muitas coisas que já sabe, você poderá eliminar todas as matérias equivalentes de seu primeiro curso superior no novo curso que deseja fazer. Dessa forma, você consegue reduzir o tempo de sua nova graduação para dois ou três anos, dependendo da instituição.

Compensa vc saber inglês (fluente) e ler muito.

Um certo usuário do GUJ ,diferenciou SI de ADS pelos seguintes pontos

1. ADS é mais focado em análise de sistemas. Ou seja, mais na parte de entender requisitos, estimar tempo, comunicar com outros programadores, etc. É bem menos focado em programação.

2. SI é um curso mais para o lado de programação, sobretudo com o gerenciamento de informação. Geralmente tem um carga mais pesada em programação, e muitos cursos ainda acrescentam matérias de arquivologia, tais como BPM ou disciplinas de organização de documentos. Outros cursos só são uma versão mais de mercado de SI.

Essa parte de metodologia,arquivologia, BPM entre outras que tem em SI. Tem como ver pela grade minha se vou ter em ADS ? Se eu não tiver isso ,vou me restringir muito no mercado depois de formado? Dá para aprender isso por fora,já convivendo no ambiente de TI ?

Atenciosamente aguardo repostas

Um certo usuário do GUJ ,diferenciou SI de ADS pelos seguintes pontos

1. ADS é mais focado em análise de sistemas. Ou seja, mais na parte de entender requisitos, estimar tempo, comunicar com outros programadores, etc. É bem menos focado em programação.

2. SI é um curso mais para o lado de programação, sobretudo com o gerenciamento de informação. Geralmente tem um carga mais pesada em programação, e muitos cursos ainda acrescentam matérias de arquivologia, tais como BPM ou disciplinas de organização de documentos. Outros cursos só são uma versão mais de mercado de SI.

Essa parte de metodologia,arquivologia, BPM entre outras que tem em SI. Tem como ver pela grade minha se vou ter em ADS ? Se eu não tiver isso ,vou me restringir muito no mercado depois de formado? Dá para aprender isso por fora,já convivendo no ambiente de TI ?
UML é metodologia? tem isso na grade de ADS ou não?
Atenciosamente aguardo repostas