Olá estou aprendendo java e estou com um problema…
estou criando um sisteminha que ler dois arquivos antes de iniciar. o programa… Mas quando o arquivo esta vazio o programa tenta ler, irá ocorrer um erro! Então como eu faço para que o java só tente ler um arquivo se ele tiver já um conteúdo gravado, no caso contrario ele nem tentasse ler esse arquivo… será que deu para entender o que estou querendo fazer?
Tem alguma forma de checar se ha´conteudo já escrito no arquivo antes de tentar ler o conteudo!
Segue o trecho de codigo…
//comece lendo o arquivo com os ultimo cadastro no sistema...
banco.setUsuarios( arquivoUsuarios.lerUsuarios("usuarios.txt") );
//leia as dividas registradas no sistema...
banco.setDividas ( arquivoDividas.lerDividas("dividas.txt", banco.getTodosUsuarios() ) );
Eu queria testar de alguma forma se existe conteúdo já gravado nesses arquivos , para então fazer o que eles a leitura… Pois caso os arquivos naõ tenham conteudo o programa irá tentar lê-los para carregar os dados no sistema e isso gera um erro. Alguém tem alguma ideia de como eu faria isso… Agradeço desde já qualquer ideia! Falou… 
[quote=Samuel Thiago Santos]Olá estou aprendendo java e estou com um problema…
estou criando um sisteminha que ler dois arquivos antes de iniciar. o programa… Mas quando o arquivo esta vazio o programa tenta ler, irá ocorrer um erro! Então como eu faço para que o java só tente ler um arquivo se ele tiver já um conteúdo gravado, no caso contrario ele nem tentasse ler esse arquivo…[/quote]
E se o arquivo tiver algum conteúdo, mas for inválido (por exemplo, um arquivo .png ou .jpg?)
É melhor você tentar ler e tratar o erro. É para isso que existe o “try/catch”.
Seria bom se postasse o codigo dos metodos lerUsuarios e lerDividas
amigo,
Tente usar file.length().
Vai mostrar se ele tem conteúdo.
[]s
OBrigado, mas eu ja resolvi o problema, modifiquei os metodos de criação de arquivo para que fosse feita a verificação numa Classe arquivo ficou assim…
/**
* Criar um novo Arquivo em Java
*
* @param nomeDoArquivo
* O nome do Arquivo exemplo: "nomes.txt"
*
* @throws Exception
* Erros no caso de não se possivel criar o arquivo.
*/
public static void criaArquivo(String nomeDoArquivo) throws Exception {
File arquivo = null;// variável do tipo file
arquivo = new File(nomeDoArquivo);
try {
if (!arquivo.exists()) {//verifique se o arquivo ja existe
arquivo.createNewFile();// cria arquivo
}
} catch (IOException erro) {// tratamento de erro
JOptionPane.showMessageDialog(null, erro.getMessage());
}
}