Como verificar de qual lado do meu retângulo o intersects foi ativado?

entity.solidArea.intersects(target[i].solidArea)

Como posso verificar de qual direção o meu retângulo colidiu com um outro retangulo por meio da função intersects?

Através do método intersects não tem como, ele só retorna true ou false.
Mas você pode escrever seu próprio intersects para retornar um objeto com mais informações.

E como eu poderia fazer isto?

Da uma estudada em geometria e algoritmos de seleção e colisão.

De repente se baseia na própria implementação do intersects.

Mas o que você quer fazer não é trivial, por exemplo dois retângulos podem se interseccionar em mais de um lado ao mesmo tempo.

Ou se forem dois retângulos de mesma medida exatamente um sobre o outro, os 4 lados estarão interseccionados ao mesmo tempo.

O que exatamente você pretende fazer?
Qual é o problema que precisa resolver?

Para o movimento de um retangulo de acordo com o lado da colisão, por exemplo para um retangulo quando ele colidir pelos lados porém ele ainda pode se mover para cima, espero que tenha compreendido.

O caminho é esse: geometria e algoritmos de colisão.