Tenho um sistema rodando em que se faz necessário a validação de um campo “telefone celular”. Fazia a validação usando o javascript com expressão regular. O telefone deveria ser digitado por exemplo (11)9988-1122. Funcionava certinho.
Agora vem o problema: com esse novo número adotado na região da cidade de São Paulo como faço pra fazer essa validação? Não posso deixar a validação somente pro novo padrão pois o sistema cadastra número de celulares do Brasil inteiro, e a mudança ocorreu somente na região da cidade de São Paulo. Como detectar se o telefone deve usar a expressão regular pra validar com 8 ou 9 dígitos? Poderia detectar se o DDD é igual a 11 e aplicar a nova expressão regular pra checar se o dígito adicional foi adicionado? Minha dúvida nesse caso é que não são todos os DDD 11 que foram afetados, pois a Nextel não passou pela alteração. Todo o telefone Nextel começa com o dígito 7? Não existe portabilidade para Nextel?
Gostaria de saber se alguém já implementou essa alteração.
Mais ou menos, cara. Se eu fizer essa solução de um simples “ou” vai dar erro. Por exemplo, se a pessoa colocar assim (15)98762-1234 o sistema vai dar como celular OK, o que não é verdade. Esse problema eu posso resolver ao fazer um condicional que celular com 9 dígitos só é válido pra DDD 11. Beleza, mas é ai que está minha dúvida: isso é realmente válido pra TODOS os celulares de DDD 11? Não. Nextel não entrou na mudança. Ai vem outro problema: como saber se o celular é Nextel? São todos iniciados com o dígito 7? Existe portabilidade pra Nextel?