Como ter Interfaces Gráficas uniformes

Olá nobres colegas,
sou responsável por um projeto em que um sistema que foi construído à cerca de 10 anos atrás, feito em Cobol,
está ganhando uma nova plataforma, Java. Estamos, à priori, criando interfaces Desktop, mas posteriormente o view do sistema será apenas um detalhe. Acontece que os vários clientes que usam esse sistema tem ambientes diferentes da nossa equipe de desenvolvimento. Por exemplo, estou tendo problemas com os tamanhos das telas. No meu monitor 1024x768 ele fica conforme modelado, em um outro monitor, em um cliente por exemplo, ele fica de tamanho inesperado, por exemplo, um dos componenentes JTextField aumenta de maneira sobrenatural ao ponto de extrapolar os limites do JFrame. Qual soluçao p/ isso ?

A renderização dos componentes em tamanhos diferentes é causada pelo tipo de layout que vc escolheu para o container que recebe os componentes, seja ele um jpanel, ou direto no jdialog ou jframe.

Da uma estudada nos diversos tipos de layouts e foca no que vc achar q é o melhor para o seu caso.

Eu particularmente para evitar esse tipo de transtorno eu null nos meus jdialogs, pq ele sempre usa a posição e tamanho que eu setei para o componente, o problema é q para isso eu preciso setar o Resizable do meu container como false, para evitar qualquer problema.

Fica ai a minha dica e espero ter ajudado!

Abraço!

Normalmente eu desenvolvo limitado a 800x600 que é a resolução que a marioria utiliza ainda. Dai pra cima, vai ficar relativamente menor a visualização, mas é melhor do que desenvolver para 1024x768 e ver campo extrapolando tela.

Utilize GridBagLayout, para mim e um dos melhores gerenciadores de layout do java, eu so desenvolvo minha telas com ele e na resolução 1024x768.

Aqui na empresa estamos utilizando o JForm p/ modelar as telas, e o gerenciador de layout é do jgoodies