Como SOLID melhora a qualidade dos nossos projetos orientados a objetos

Oi gente, tudo bem?

Já faz algum tempo que percebi que pouca gente aqui no Brasil conhece os princípios por trás do SOLID.
Então resolvi escrever um texto introdutório a respeito para tentar melhorar esta situação.

Espero que gostem: http://www.itexto.net/devkico/?p=1105

(no texto inclui links para outros textos clássicos sobre o assunto. Se alguém clicar num destes links, ler um dos artigos e se tornar melhor com isto, já me dou por satisfeito :slight_smile: )

Muito bom o artigo. Já li sobre, e tento me policiar no dia a dia, mas seu texto ficou muito claro.

Parabéns. :slight_smile:

Muito bom o post. Parabéns!!

[quote]A culpa não era da equipe, mas minha. Projetei o sistema inicialmente de tal maneira que qualquer um poderia sobrescrever o método processe da classe Processador de Dados livremente. Como resultado, eu não tinha mais a uniformidade do conceito de processamento de dados neste sistema.
[/quote]

Depende. Se você foi pago pra resolver o problema do cliente a culpa não é sua. Agora se seu objetivo foi criar um design com “uniformidade do conceito de processamento de dados”…

Mas neste caso, de que maneira declarar uma classe final resolve o problema?

Se a pessoa tem acesso ao código ela pode remover a declaração da classe.