Fui educado na faculdade a usar o modelo RUP e usar ferramentas como o EA(Enterprise Architect) para auxiliar na documentação.
Estou começando a fazer o meu TCC, e vejo nesse modelo, o talvez promissor de todos os modelos de desenvolvimento, o Modelo em Cascata, onde documenta-se tudo, fazendo todo levantamento de requisitos funcionais, não funcionais, Casos de Uso, Modelagem de Dados, Modelagem de Objetos, etc…
Depois de toda burocracia, começa-se o desenvolvimento.
Acredito que tenhamos modelos ágeis e mais interessante para essa abordagem, mais não sei qual seria, isso era o que eu queria saber de vocês.
Como seria uma modelagem ágil?
Lembrando que o TCC é individual, e o “único cliente” é o meu orientador.
O modelo mais arcaico é o em cascata. OK, é a base de todos, mas depois de algum tempo aplicando esse modelo, foi observado que, no começo de um projeto de software, o cliente não tem uma idéia precisa do que quer - e, via de regra, muda de idéia várias vezes durante o andamento do projeto. Ou seja, não dá pra fazer uma especificação no começo de um projeto e assumir que ela vai se manter sempre a mesma. Se você estiver procurando uma modelagem ágil, procure por Scrum ou XP - todas as outras são intermediárias entre o modelo cascata e as ágeis.
Primeiramente, ótimo tema. Fala-se muito sobre modelagem ágil, mas conheço poucos que realmente aplicam. Por conta disso, o Ágil é frequentemente visto como pejorativo. Muitos desenvolvedores lançam mão do termo “ágil” para justificar a absoluta falta de processo.
Olá luizSC, obrigado pela resposta, realmente esse é um tema interessante, apesar de que não vou aborda-lo em sua totalidade, somente será mencionado no TCC, mais pra isso preciso de uma boa base teorica e pratica. Vou visitar os links e referencias passadas aqui.