Pessoal,
Gostaria de algums dicas de como posso me planejar pra se tornar arquiteto a partir do status de desenvolvedor.
Que cursos fazer? certificacoes a fazer? universidade? anos de experiencia? liderança de equipes? linguagens a programar? multidisciplinaridade?
Obrigado.
Acredito que não existe uma fórmula mágica para se tornar arquiteto e sim muito estudo e experiência.
Na minha opnião:
1-Estude bastante teoria e entenda como as coisas funcionam
2-Conheça o maior número de linguagens, ferramentas, frameworks, etc que existem
3-É preciso ter também experiência técnica (eu acredito que pelo menos 10 anos) e em algumas linguagens de programação
Na minha visão o arquiteto é aquele cara que entende muito de tecnologia a ponto de saber não só desenhar a solução, mas também qual a melhor solução que as vezes pode ser java+oracle e as vezes php+mysql…
Na minha opnião arquiteto também precisa saber programa muito bem e estar sempre testando tecnologias e realizando provas de conceito!
Talvez o conhecimento de regras de negócio em si seja a unica coisa não tão importante para o arquiteto… tem muito profissional que não manja quase nada de programação, mas se sai muito bem no trabalho por ter forte conhecimento na area de negócio financeira por exemplo e consegue desenvolver seus sistemas mesmo com pouco conhecimento técnico…
no caso do arquiteto vejo que ele deve ser capaz de desenhar a arquitetura de qualquer tipo de sistema, mas não é obrigado a conhecer regras de negócio tão a fundo (embora a experiência sempre ajuda a conhece-las)
Faça o curso oficial da Oracle e tire a certificação. Só que o valor do curso é meio salgado…
Esqueça isso e desenvolva sistemas com boas práticas, tenha tesão por novas tecnologias, noviadades, código bem escrito, padrões, não seja aquele cara que diz que só Java é bom e o resto não presta, ou só PHP e Ruby não presta, ou etc…o negócio é conhecer é saber para que serve e quando deve ser implementado em um determinado cenário…
Mente aberta, ensine e passe to seu conhecimento para as pessoas que trabalham com vcs desde que elas tenham dificuldades, digo isso pq eu tive um que só ensina para as meninas e os homens que se lasquem…
Essa é minha opinião…abrcs