Tenho o python instalado, no linux versão 15.
Quero reproduzir um “hello world” em uma pagina da internet no meu local host.
Não sei se tem ligação, mas tenho o xampp instalado em meu linux (lampp) é a partir dele que rodo o python?
Preciso de ajuda, desde o inicio, configurações e tudo mais para exibir um “hello world”.
Olá Luiz Mendes… primeiramente entenda que existem diversas formas de você fazer algo desse tipo… posso tentar lhe dar uma solução um pouco mais interessante…
1 - Instale o PIP que ajuda muito… apt-get install python-pip
2 - Instale o flask que eh um framework bem leve do python… pip install flask
3 - Agora vamos subir uma aplicação… como? crie um arquivo, por exemplo, app.py e o edite… Na sua edição, escreva o seguinte
from flask import Flask
app = Flask(name)
Explicando de uma forma bem básica… a primeira linha “from flask import Flask” vai importar o framework a ser utilizado, a segunda linha cria a APP, depois no “@app.route(”/")" informamos a URL de acesso, a “def Hello()” é o nome do método e a próxima vai retornar Hello World pra você as duas últimas é como se fosse um “main” do java… cara, essa foi a resposta mais rápida que achei para lhe dar… daqui pra frente comece a procurar coisas desse tipo pois além do flask também existe o Django, Web2py, pyramid e por ai vai boa sorte!
Opa… mais uma coisa… para executar vc deve escrever python app.py
Atualmente estou fazendo com DJANGO e roda normal.
Queria fazer somente python em uma pagina da web… no meu localhost entende?
fazer aparecer um “Hello world!” =D
Luiz, sim, é possível através da utilização de CGI…
de uma forma simples, no site da devmedia existe um tutorial de como fazer a utilização do CGI com o python e é bem interessante a respeito da introdução do desenvolvimento web com python apenas uma curiosidade é que dá para fazer até com C