Ai galera alguem teria um exemplo de como representar um Singleton num diagrama de classes…
Eu sei que o diagrama de classes não trata instancia das classes ali representadas, então deveria representar em outros diagramas, mas não estou consiguindo encontrar um parecido.
Se alguem tiver algum tutorial, de como representar patterns no diagrama de classes, vlw!!!
Olá!
Tu pode representar isso com um esteriótipo por exemplo!
<<singleton>>
muito simples mesmo… hehe
outra pergunta.
Como eu terminaria a ligação entre meu singleton, AbstractFactory e a interface???
vlw…
Se importa se eu responder sua pergunta com outra pergunta?
Por que você rpecisa de um Singleton? Que tal uma Factory que retorne sempre a mesma instância? Singletons devem ser usados em casos onde só pdoe haver uma única instância de um dado objeto e quebrar esta regra é um erro no sistema. Me parece que você está usando um Singleton apenas apra poder fazer conexao.getInstance() e se for isso mesmo esta é uma variável global, que é uma péssima prática.
Bem não conheco bem os padrões de projetoe e nem o uso de UML. Sempre estive mais focada que no desenvolvido que em analise. porem agora terei que aprender a danada…
Mas olha so, eu usei um singleton, para garantir que apenas um objeto de conexão será usado em todo o meu sistema.
Acho que no meu modelo não teria a necessidade do AbstractFactory, porem eu queria criar um pacote onde eu podesse usar um sgbd diferente, sem a necessidade de mudar o meu codigo, apenas criando um nova classe que iria representar tal SGBD.
Será que seria interessante eu postar meu codigo para vcs analisarem???